Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: hangasQualquer pequeno eléctrico é o mais adequado para este perfil.

Como meio de transporte sim, como carro pode não ser.
  2. Quando começam com argumentos sem sentido, também a discussão perde o sentido.

Agora os carros a combustão só precisam de 50/60€ de manutenção por ano... enfim.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, mafgod
  3. Colocado por: callinas
    Sim
    Podes perguntar aqui ou mp :)
  4. Colocado por: WardrunaManutenção d motor é 50/60 euros por ano e fiabilidade estou habituado a coisas de 300.000km sem problemas

Eh lá! Qual é o carro para eu comprar um igual :)
  5. Colocado por: tostexAgora os carros a combustão só precisam de 50/60€ de manutenção por ano... enfim.

O que é que tu percebes de mecânica para estares a duvidar? Não tenho culpa de seres roubado.
    Oleo - 30 euros
    Filtro de ar- 10 euros
    Filtro de oleo -5 euros
    MO - depende, para mim é zero que sou eu que a faço. A pagar mais de 20 euros acho muito para 15 min.

P.s - Se fizeres pouco kilometros o oleo dá para 2 anos...faz as contas...enfim!
  6. Colocado por: Bricoleiro

Eh lá! Qual é o carro para eu comprar um igual :)

318tds (conhecido cancro) despachado com 312000 km.
    Focus 1.6 diesel - despachado com 271000 km.
    mazda 3 1.6 diesel - Vai com 220000 km.
    Audi A4 1.9 TDI - Nem digo para não te assustares :)

o Focus foi o unico que deu problemas mais graves, 600 euros para kit bimassa.
  7. Colocado por: WardrunaOleo - 30 euros

Isso custa-me 1L de Castrol Edge LL04 (gasolina), o carro leva ~5.
  8. Colocado por: hangas

És roubado á grande e á francesa...vais a casas chiques é o que dá!
    Eu devia era fazer a revisão aos Ci aqui do pessoal do forum, assim ganhava dinheirinho para comprar um VE :)

https://www.endado.com/pt/p/castrol-edge-titanium-fst-5w30-ll-4-litros?gclid=Cj0KCQiAheXiBRD-ARIsAODSpWNKtuCxtqNG-QMnSP-FFV2qESU2HbL--HZ3SWhET_kbrAR-kSVStMIaAjI9EALw_wcB
    Concordam com este comentário: manelvc, Bricoleiro
  9. Colocado por: Wardruna

318tds (conhecido cancro) despachado com 312000 km.
    Focus 1.6 diesel - despachado com 271000 km.
    mazda 3 1.6 diesel - Vai com 220000 km.
    Audi A4 1.9 TDI - Nem digo para não te assustares :)

o Focus foi o unico que deu problemas mais graves, 600 euros para kit bimassa.

O Focus e o Mazda 3 só diferem as carroçarias, plataforma, suspensões e motor é tudo exactamente igual, ou seja, é tudo Ford (com motor PSA). São fiáveis mas não tem apenas 50 euros por ano de manutenção, à parte do suposto normal é preciso somar de longe em longe outras coisas como vedantes dos injetores que nesse motor é o prato do dia, distribuição, embraiagem e FAP, se tiver. Fora outras coisas que um VE também tem, como suspensões, filtro de habitáculo e óleo de travões.
    O Audi, depende da versão do 1.9 mas não me admira nada porque também tive um Vw 1.9 TDi que vendi com 400 mil kms e só tinha levado a distribuição e vedantes da injectora novos fora óleo e filtros normais. Mas a nível de suspensão os A4 são mais complexos e caros por causa dos multibraços à frente e atrás.
  10. Colocado por: Anonimo09092021

Que parvoíce. Isso é a mesma coisa que eu aconselhar a toda a gente fazer acupuntura porque é um tratamento gratuito. Quer dizer... para mim é, que é a minha mulher que o faz.

Mas eu tenho culpa de gostarem de serem roubados? Não me digas que não conheces oficinas com prços justos? Ou mesmo que te deixem levar o material?
    Compras o material e pagas 1 hora de Mo para te fazerem a revisão. Onde está a parvoice?
    Outra vez para perceer:

oleo -30
    Filtro ar - 10
    Filtro oleo -5
    MO - Vá, até ponho 40 para se sentirem contentes...

Total - 85 euros. se o oleo for para 2 anos é 85/2 = 42.5 ao ano...e os outros é dizem parvoices.
  11. Colocado por: hangas

Foscasse! Grande roubo.
    • hangas
    • 5 fevereiro 2019 editado
    Colocado por: Wardrunahttps://www.endado.com/pt/p/castrol-edge-titanium-fst-5w30-ll-4-litros?gclid=Cj0KCQiAheXiBRD-ARIsAODSpWNKtuCxtqNG-QMnSP-FFV2qESU2HbL--HZ3SWhET_kbrAR-kSVStMIaAjI9EALw_wcB

Desse link.

"Substitui o Castrol Edge FST 5w30. Não é válido para BMW. " Mas sim, admito que mandando vir daqui ou dali conseguisse mais barato.

Mas temos que avaliar as coisas pelo cenário mais comum, revisão numa oficina ou mesmo em casa com oleos comprados nas grandes superficies para a comparação ser justa.
    O mesmo é valido para um elétrico. A fazer tudo em casa possivelmente nem gastava nada :)

Eu até faço muita manutenção no carro sozinho, mas gasta-me tempo.
    E trocar o oleo e filtros não é nada de especial, já descartar o oleo e filtros usado em condições é outra conversa. Aquilo não é para atirar para o lixo.
  12. Colocado por: BricoleiroO Focus e o Mazda 3 só diferem as carroçarias, plataforma, suspensões e motor é tudo exactamente igual, ou seja, é tudo Ford (com motor PSA). São fiáveis mas não tem apenas 50 euros por ano de manutenção, à parte do suposto normal é preciso somar de longe em longe outras coisas como vedantes dos injetores que nesse motor é o prato do dia, distribuição, embraiagem e FAP, se tiver. Fora outras coisas que um VE também tem, como suspensões, filtro de habitáculo e óleo de travões.

A eletronica é diferente, o mazda é denso.
    Os 50 euros como disse, são para a manutenção "normal"....ou seja, oleo e filtros.
    FAP? Qual FAP?
    Embraiagens podem durar muiiitooo e já sai da manutenção normal.
    Anilhas so o mazda é que levou, 150 euros.
    As coisas que um VE também necessita é obvio que não estou a incluir. O objetivo era para dizer o que um CI gasta a mais de manutenção em relação a um VE.
  13. Colocado por: hangasoleos comprados nas grandes superficies

Outro erro. Vendem com margens astronómicas.
    Concordam com este comentário: hangas
  14. Colocado por: hangasO mesmo é valido para um elétrico. A fazer tudo em casa possivelmente nem gastava nada :)

Exato, ninguem disse o contrario.

Colocado por: hangasE trocar o oleo e filtros não é nada de especial, já descartar o oleo e filtros usado em condições é outra conversa. Aquilo não é para atirar para o lixo.

Filtros sao entregues numa oficina, o oleo é para a motoserra.
  15. Colocado por: hangasdescartar o oleo e filtros usado em condições é outra conversa. Aquilo não é para atirar para o lixo.

Depende, os filtros de ar é mesmo para o lixo que vão. Tudo o resto concordo que deveria ser obrigatório comprovar onde depositam os velhos depois da compra dos novos, numa opção self-service.
    No entanto, longe da vista longe do coração, o que é que fazem ao lítio depois de usado, sabe? Eu não.
    • hangas
    • 5 fevereiro 2019 editado
    Colocado por: BricoleiroNo entanto, longe da vista longe do coração, o que é que fazem ao lítio depois de usado, sabe? Eu não.

Não serão recicladas com certeza, porque não é economicamente viável.
    Mas quando esses resíduos (seja lítio seja oleo) são gerados por uma oficina ou por uma sucateira têm que obedecer a processos ambientais.

E tal como hoje em dia há solução para os oleos usados (nem vou falar dos pneus por isso é igual em ICE ou VE) também haverá solução para o litio.

Quem sabe a bateria em breve nem precise de ser reciclada, mas apenas recondicionada?
    https://www.rdmag.com/article/2018/01/new-method-can-restore-used-lithium-batteries

Mas concordo com a questão do self-service. Embora algumas oficinas aceitem oleos e baterias sem problemas por uma questão de cortesia, não têm que o fazer.
  16. Colocado por: Wardruna

O que é que tu percebes de mecânica para estares a duvidar? Não tenho culpa de seres roubado.
    Oleo - 30 euros
    Filtro de ar- 10 euros
    Filtro de oleo -5 euros
    MO - depende, para mim é zero que sou eu que a faço. A pagar mais de 20 euros acho muito para 15 min.

P.s - Se fizeres pouco kilometros o oleo dá para 2 anos...faz as contas...enfim!

Isto não é uma discussão séria, é só mesmo procurar o conflito por necessidade de conflito.
    Concordam com este comentário: mafgod
  17. Colocado por: tostex

Isto não é uma discussão séria, é só mesmo procurar o conflito por necessidade de conflito.

Quer dizer, eu menciono e provo que a manutenção normal (programada) de um CI (que num VE não é necessário), consegue-se fazer por 50/60 euros ao ano.
    Apresento preços, digo como e porquê....e tu vens dizer que não é uma discussão séria e é procurar conflito?

outra vez, pois parece que está dificil. Um VE não necessita de manutenção programada de motor como um CI. essa manutenção consta de muda de oleo e filtros. A restante manutenção é igual nos dois tipos de veiculos (pneus, amortecedores, travões, etc...

Essa manutenção a mais necessária num CI consegue-se fazer por 50/60 euros por ano. Como?

- oleo 30 euros
    - filtro ed ar 10
    - filtro de oleo 5
    - para quem não sabe fazer, há muitas oficinas com preços justos e até que aceitam material fornecido pelo cliente, por isso vamos acrescentar 40 euros de MO para a operação.

Como atualmente a maioria das revisões de muda de oleo é feita de 2 em 2 anos deve-se dividir o valor da operação por 2. fica então 85 euros/2 que dá 42.5.
    No final pode-se concluir que se consegue fazer a muda de oleo programada de um CI por cerca de 50 euros por ano.

Onde é que não está seriedade aqui?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18. Colocado por: JoelMQue critérios são esses?

Quem só pode ter um carro para todo o tipo de percursos;
    Preço inicial;
    Custo e duração das baterias;
    Dificuldades nos carregamentos;
    Poucos postos de carregamento;
    Tempo de carregamento;
    Qualidade oferecida equivalente a um CI de segmento abaixo vs preço;
    Valor usado tendo em conta a vida útil das baterias e a fase de desenvolvimento em que se encontram.

0.3873 seg. NEW