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    • FFAD
    • 18 março 2019

     # 1

  1.  # 2

    Esse condutor arrisca-se a , sem dar por ela, ir dormir é o sono eterno. Embora o pretexto das multinacionais e dos governos para esta história dos carros autonomos ser a segurança, eu ( e muitos outros) desconfio que as reais motivações são outras e bem diferentes...

    Eu só de saber que há carros autonomos a circular numa estrada onde tb. vá, me mete medo. Se houver acidentes (a ciência é por definição evolutível, logo, ipso facto, FALÌVEL) com um carro autonomo quem paga os danos ? Se um hacker ou um terrorista piratear e desgovernar o software de um veiculo autonomo quem se responsabiliza, O CEO da marca fabricante ou os políticos que permitiram essa situação?
  2.  # 3

    Um dos problemas está ainda na responsabilização, mas não só.

    A travagem de emergência simplesmente não funciona, se o carro da frente mudar bruscamente de faixa e na sua frente surgir uma viatura parada ou mais lenta. Ele só lê a mudança de faixa do primeiro carro e esbardalha-se na traseira do "novo" carro que surge na frente.
    • hangas
    • 18 março 2019 editado

     # 4

    Na realidade ainda não há carros autonómos acima da categoria 3 como tal o condutor continua a ser sempre o responsável.
    Nas categorias 4 e 5 as coisas já não são assim tão lineares legalmente e isso ainda vai gerar muita discussão durante a regulação.

    Edit: O autopilot da tesla roça o nível 4 tecnicamente. Mas o fabricante exige que o condutor esteja sempre pronto a retomar a condução e com as mãos no volante, porque legalmente continua a ser nivel 3.



    Colocado por: carlosj39Se houver acidentes (a ciência é por definição evolutível, logo, ipso facto, FALÌVEL) com um carro autonomo quem paga os danos ?


    O condutor. Não será muito diferente de num carro com cruise control passivo o condutor definir uma velocidade mais elevada e não travar antes do carro da frente.

    Se um hacker ou um terrorista piratear e desgovernar o software de um veiculo autonomo quem se responsabiliza


    Mais uma vez o condutor/seguro. Não será muito diferente de alguém lhe roubar o carro e o involver num acidente.
    • hangas
    • 18 março 2019 editado

     # 5

    Colocado por: carlosj39Eu só de saber que há carros autonomos a circular numa estrada onde tb. vá, me mete medo.


    Já eu é mais ao contrário. Tenho muito menos confiança no condutor médio que se vê nas estradas e ruas de Portugal.
    Não há dia em que saia com o carro em que não registe pelo menos 1 ou 2 exemplos na dashcam.

    E são situações que o carro autónomo NUNCA faria, se estivesse activo.
    Concordam com este comentário: mafgod, 21papaleguas
  3.  # 6

    Colocado por: hangasNa realidade ainda não há carros autonómos acima da categoria 3 como tal o condutor continua a ser sempre o responsável.
    Nas categorias 4 e 5 as coisas já não são assim tão lineares legalmente e isso ainda vai gerar muita discussão durante a regulação.

    Edit: O autopilot da tesla roça o nível 4 tecnicamente. Mas o fabricante exige que o condutor esteja sempre pronto a retomar a condução e com as mãos no volante, porque legalmente continua a ser nivel 3.





    O condutor. Não será muito diferente de num carro com cruise control passivo o condutor definir uma velocidade mais elevada e não travar antes do carro da frente.



    Mais uma vez o condutor/seguro. Não será muito diferente de alguém lhe roubar o carro e o involver num acidente.




    """"Legalemente""""
    Concordam com este comentário: hangas
  4.  # 7

    Colocado por: JotaP
    A travagem de emergência simplesmente não funciona, se o carro da frente mudar bruscamente de faixa e na sua frente surgir uma viatura parada ou mais lenta. Ele só lê a mudança de faixa do primeiro carro e esbardalha-se na traseira do "novo" carro que surge na frente.


    É falso, os carros autónomos dão a distância de segurança, tal como todos nós deveríamos de dar
  5.  # 8

    Colocado por: JotaP



    """"Legalemente""""


    Legalmente em Portugal, noutros países já existem, com algumas reservas é certo.
  6.  # 9

    Apesar de muitos ainda os considerarem caros e sem grande futuro.... Cheques para carros elétricos voam. Mais de metade já foram
  7.  # 10

    Colocado por: Ivo F.

    Legalmente em Portugal, noutros países já existem, com algumas reservas é certo.


    O que quis dizer é que cá não há legislação. Assim de repente dos 120€ ao crime, pode encaixar onde muito bem o fiscalizador e o julgador bem entenderem :D
  8.  # 11

    Não havendo legislação parece-me que as regras base do código da estrada em que "o condutor deve abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança" serão aplicáveis.

    Pelo que ouvi dizer, os Tesla vendidos para mercados como o de Portugal não têm a opção auto-pilot incluída, e nem é possível compra-la. Agora é obvio que o software está lá, e que deve ser possível comprar esse upgrade informalmente ou trazer um carro de um país onde ele esteja disponível.
    Tanto assim é que no stand virtual há Model S usados com autopilot.

    Agora poder usá-lo é outra história. Como é que se pode usar legalmente uma feature que nem devia lá estar? :)
    Para todos os efeitos perante um Juiz, o condutor incorreu "na prática de atos suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança".
    • hangas
    • 19 março 2019 editado

     # 12

    Já aqui se falou na questões éticas de quando o carro tiver autonomia total, o que deve fazer em caso de o acidente ser inevitável.

    Não se conhecem um estudo do MIT para tentar perceber a perspectiva moral das pessoas consoante as situações, visto que elas variam de acordo com culturas, nível socio-cultural, idade, etc.

    É possível julgar cenários hipotéticos já criados, bem como criar outros para que os utilizadores os julgem.

    http://moralmachine.mit.edu/hl/pt
  9.  # 13

    Por acaso tenho dúvidas sérias.
    Há umas semanas ia na ponte 25 de Abril, na faixa mais central.
    Subitamente, sem nada que o fizesse prever, o carro de sua alta recriação trava abruptamente. Claro, o carro que vinha atrás, apanhou valente susto.
    Passados uns momentos, novamente sucede.

    Contactada a Mercedes atraves do sistema SOS, verificou-se que se trata de uma situação conhecida. O carro detecta o comboio na faixa inferior, que se desloca na mesma via, em sentido oposto. Então, trava profundamente.

    Conclusão, o carro não pode andar na faixa central da ponte e se tivesse havido um acidente, a culpa era minha.


    Colocado por: hangas

    Já eu é mais ao contrário. Tenho muito menos confiança no condutor médio que se vê nas estradas e ruas de Portugal.
    Não há dia em que saia com o carro em que não registe pelo menos 1 ou 2 exemplos na dashcam.

    E são situações que o carro autónomo NUNCA faria, se estivesse activo.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Concordam com este comentário: hangas
  10.  # 14

    Eu estava-me a referir mais à tomada decisões "agressivas" no transito.

    Mas sim, os casos de falha de design ou de software teriam potencial para causar incidentes até serem detectados e corrigidos. E esse também é um desafio.

    No exemplo que deu, consigo perceber perfeitamente como é que o sensor (que deve ser um radar doppler) detecta o comboio por baixo da grelha como um obstáculo. Mas isso é uma falha de design que será eventualmente corrigida.
  11.  # 15

    Continuando o off-topic... nem tudo é mau nas decisões automáticas.

    Colocado por: ADROatelierContactada a Mercedes atraves do sistema SOS, verificou-se que se trata de uma situação conhecida. O carro detecta o comboio na faixa inferior, que se desloca na mesma via, em sentido oposto. Então, trava profundamente.
    Isso parece-me mais um bug que virou feature ;-) ou mais uma desculpa...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  12.  # 16

    Acho que uma coisa é o Cruise control adaptativo em que segue o carro da frente, e outra é a travagem de emergência em que ele trava ao detectar um obstáculo...

    Fora isso, sendo isso um problema já identificado e não tendo a Mercedes feito algo para minimizar os problemas (nem que fosse desligar completamente o sistema) gostava de os vê a descalçar a bota em caso de acidente...
    Concordam com este comentário: JotaP
    • Dj_C
    • 19 março 2019

     # 17

    Colocado por: ADROatelierPor acaso tenho dúvidas sérias.
    Há umas semanas ia na ponte 25 de Abril, na faixa mais central.
    Subitamente, sem nada que o fizesse prever, o carro de sua alta recriação travaabruptamente. Claro, o carro que vinha atrás, apanhou valente susto.
    Passados uns momentos, novamente sucede.

    Contactada a Mercedes atraves do sistema SOS, verificou-se que se trata de uma situação conhecida. O carro detecta o comboio na faixa inferior, que se desloca na mesma via, em sentido oposto. Então, trava profundamente.

    Conclusão, o carro não pode andar na faixa central da ponte e se tivesse havido um acidente, a culpa era minha.


    Concordam com este comentário:hangas

    Isto a acontecer é uma falha gravíssima do radar e software do veículo, é uma situação facilmente resolvida com uma atualização.
    A falha é da parte da marca e já deveria estar resolvida. Reporte por escrito à Mercedes, e se necessário à casa mãe.

    Cumprimentos,
    Dj_C
  13.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021
    Não é suposto os carros com esse tipo de sistema de travagem só detectar os carros que vão no mesmo sentido?
    O meu por exemplo, (além dos peões que atravessam a via) só detecta os carros que circulam no mesmo sentido


    No mesmo sentido não - na mesma direcção e considerando que tem que se adaptar a diferentes inclinações, é possível que lá no escritório germânico nem conhecessem a Ponte 25 de Abril. Não sei se ha muita construção de vias deste género lá fora, mas acredito que não esteja na cabeça de quem desenha estes gadjets.
  14.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021
    Pronto, quando se apresenta por detrás de outro veículo.


    Já passei com o meu várias vezes na ponte 25 de abril e nunca me aconteceu tal coisa

    Tem que ir na hora do comboio.
  15.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    Em sentido oposto o sistema do meu carro não actua..


    Se vier um carro em sentido contrário contra a frente do seu carro, não actua?
 
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