Colocado por: Palhavaera a moeda que cabia na ranhura...
Colocado por: NelhasAinda se lembra de quanto era o ordenado mínimo nacional em 2009 e quanto é agora?
O problema é que não há aumento que valha que acompanhe estes preços.
Colocado por: Tanialexandra
Eu quis dizer que os ordenados não estavam a acompanhar mas quando quis editar já não dava, acabei por deixar assim em vez de fazer outro comentário.
Colocado por: euAlgumas coisas baratas do dia a dia de facto subiram acima da inflação, não com a entrada no euro mas nos anos seguintes, porque antes essas coisas subiam 5 escudos de um ano para o outro e depois passaram a subir 5 cêntimos (é apenas um exemplo).Se não fosse isso ou se construíam casas como nos anos 80, fraquinhas e baratinhas ou havia muito mais arrendamentos. Antigamente moravam várias famílias numa casa.
Mas é engraçado que as pessoas só se lembram da subida dessas merditas e esquecem-se da descida colossal das prestações dos empréstimos habitação com taxa variável.
Colocado por: Palhava
Pode ser que não em termos macroeconómicos mas na vida do dia a dia o pão,o café,o bagaço,os bolos nas pastelarias subiram ou não subiram?
E é disso que as pessoas se lembram.
Colocado por: WardrunaMito? Eu lembro-me bem das coisas do "dia a dia", subirame algumas subiram bem de preço...quero lá saber dos numeros da inflação do qual fazem parte coisas que pouco me interessam ou pouco credivéis.
Até os matrecos passaram de 50 escudos para 50 centimos....
Colocado por: luisvv
Facturas, tem? Relatos da época e não de 10 anos depois, já martelados pela conversa da treta? Pictures or it didn't happen.
Colocado por: sbcnvE ha imensos artigos a demonstrarem o mesmo, mas ja se sabe que a maioria da populacao tem esse mito enraizado na cabeca que o euro fez os precos duplicar.
Mito? Eu lembro-me bem das coisas do "dia a dia", subirame algumas subiram bem de preço...quero lá saber dos numeros da inflação do qual fazem parte coisas que pouco me interessam ou pouco credivéis.
Até os matrecos passaram de 50 escudos para 50 centimos....
Só se for na sua terra que passam facturas nos jogos de matrecos.
Colocado por: Wardruna
Isso do duplicar é claro que é treta, mas aumentaram muito rapidamente os preços nos anos seguintes ao euro. Principalemente nos bens e serviços essenciais.
Colocado por: luisvv
Lá vamos nós: de meados da década de 90 a meados da década 00, a inflação andou entre os 2,5 e os 4,5%...
Mas se quiser, defina o que são os bens e serviços essenciais que aumentaram tão rapidamente..
Colocado por: marco1em 2015 pensava eu que tinha algo para comprar por cerca de 90 k, hoje ofereci 180 k e levei nega.
Colocado por: Wardruna
Lá vamos nós: ainda não viu que os valores de inflação só interessam aos vagabundos do estado? Até os salários na area agricula eram maiores da decada de 90 do que agora...
Compare a evolução dos preço do cobustivel/electricidade/pão de 90 a 2001 e 2001 a 2012. e já agora a evolução de salários no mesmo periodo.
Lá vamos nós: ainda não viu que os valores de inflação só interessam aos vagabundos do estado? Até os salários na area agricula eram maiores da decada de 90 do que agora...
Compare a evolução dos preço do cobustivel/electricidade/pão de 90 a 2001 e 2001 a 2012. e já agora a evolução de salários no mesmo periodo.
Colocado por: WardrunaFalam ,falam mas ninguem respondeu á minha pergunta.
Qual a evolucao dos preços do que referi no periodo de 90 a 2000 E DE 2001 a 2012.
Voces estao a fazer comparcoes diretas e nao respondem so que perguntei.
E a divida? Com e a evolucao da divida?
Colocado por: sbcnv
Gasolina praticamente igual, com excepcao do periodo de 2007-2008 e mais recente que nada tem a ver com o euro mas sim apenas evolucao normal do petroleo (fruto do aumento tremendo da procura influenciado pela industrializacao da china).
O kWh da electricidade praticamente igual nao mexeu, como disse andou sempre nos 11-15 centimos ate 2010 onde depois disparou para os 24 centimos por causa das energias renovaveis.