Iniciar sessão ou registar-se
    • MVA
    • 12 julho 2019

# 581

Colocado por: Tanialexandra

O meu marido traz cerca de 2000€ para casa todos os meses, o que já é bastante acima da média nacional, e mesmo assim não me passava pela cabeça comprar uma casa de 200k. Sou eu que sou humilde e cautelosa ou está aqui alguma coisa mal? Uma casa de 200k para mim era considerado classe média alta.
    Concordam com este comentário:Palhava

Acho que você é excessivamente cautelosa.
    • Nelhas
    • 12 julho 2019 editado

# 582

Colocado por: Sirruper
    Eu trago menos para casa e comprei uma casa por 250k. Devo ao banco menos de metade. Serei eu demasiado ambicioso?

Não. Tomou a sua decisão.
    E isso é de respeitar.

Se duas pessoas trazem para casa 2000 limpos e vão estudar um compra de habitação com crédito bancário de 450 euros , será isso uma decisão irracional??
    Não.
    O Grande problema da crise, mais do que comprar casas muito caras com poucos rendimentos ( a historia de viver acima das possibilidades), foi a perda de rendimento dos empregos e a sua extinção.
    Pessoas que ganhavam 1500, e ao ficarem desempregadas descobriram que o mercado só pagava 800.
    Já o disse aqui.
    Conheci em 2007\2008 programadores a ganhar 2500.
    Em 2010\2011 a oferta já era tanta, que a mesma empresa já só apresentava valores de 800\1000.
    O mesmo se passava com pessoas com empregos de longa duração em empresas privadas já com bons ordenados, que até saíram com indemnizações, e depois descobriram que o mercado para as suas competências não pagava nem metade do que ganhavam.
    Só posso dar o meu exemplo.
    Vivo com despesas fixas que permitam que eu e a minha mulher possamos viver tranquilamente caso um dia tenhamos que ganhar o ordenado mínimo nacional.
    E nunca passamos dessa linha.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  1.  # 583

Colocado por: MVA

Acho que você é excessivamente cautelosa.

Se calhar é melhor não colocar os ovos todos no mesmo cesto.

Com o que sobrar um dia, uma mente avisada sabe que é melhor investir numa casa de férias, num apartamento para alugar...do que ter uma casa única para pagar durante a vida inteira.
  2.  # 584

Dar opiniões apenas com uma variável??
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 12 julho 2019 editado

# 585

Colocado por: TanialexandraO meu marido traz cerca de 2000€ para casa todos os meses, o que já é bastante acima da média nacional, e mesmo assim não me passava pela cabeça comprar uma casa de 200k. Sou eu que sou humilde e cautelosa ou está aqui alguma coisa mal? Uma casa de 200k para mim era considerado classe média alta.

As pessoas são diferentes umas das outras. Se esse salário for seguro, eu não pouparia tanto na habitação. Até porque normalmente a habitação não desvaloriza muito, por vezes até valoriza.

Afinal, nós "trabalhamos para viver", e não o contrário...

Mas cada um sabe de si...
    Concordam com este comentário: Nelhas
  3.  # 586

200 K de há 10 anos atrás ou 200K numa zona mais para o interior podem muito bem referir-se a uma casa moderna e com grandes áreas.

Não se pode julgar que o momento da aquisição é o tempo de AGORA.
  4.  # 587

Não acho que tenha poupado na habitação, comprei um T3 de 2003 remodelado com boa qualidade de construção e 113m2 numa zona calma com bons acessos. Para um casal de 27 anos não acho nada mau, antes pelo contrário, estou bastante feliz com a compra que fiz, era aquilo que queria. Considerando que sou só eu e o meu marido temos espaço mais que suficiente para os dois, e quando vier um filho continuaremos a ter espaço à vontade.

Se podíamos ter comprado já uma moradia? Sim talvez. Mas somos novos ainda, as despesas com a casa representam cerca de 15% de um ordenado e isso permite-nos não só levar uma vida bastante confortável como estar a fazer uma poupança considerável. Daqui a uns anos pensamos no assunto da moradia, e aí podemos comprar já com uma boa entrada sem ter que pedir tanto ao banco e aluga-se o apartamento.

E houve também outros factores que tive em conta. Em primeiro lugar para uma casa de 200k mesmo pedindo o financiamento máximo teria que fazer logo à cabeça um investimento de 30k, que já é uma quantia considerável. Para alem disso decidi não fazer contas à euribor actual, que de facto não é um valor normal. Numa casa de 200k deveria ficar a pagar uns 500€ de renda, a isso ainda teria que somar os seguros. Considerando uma euribor a 2.5% lá disparava a prestação e em vez de 15% do ordenado a habitação já passava os 40%. Ora no meu ver, e dizem também os economistas, mais de 40% só para a habitação já é demasiado, visto que no total dos créditos ninguém deveria passar dos 36%. Ora alguém que só do CH já passe os 40% e ainda tenha por exemplo um crédito de um automóvel, na minha opinião já está a viver acima do que devia, mas cada um é livre de fazer a sua escolha.

E sim eu sei que estão a prever a euribor negativa até 2024, mas em primeiro lugar não vou pagar a casa em 5 anos e em segundo lugar é uma previsão, não uma certeza, as coisas podem mudar de um dia para o outro, não seria a primeira nem segunda vez na história moderna.

Também conheço casais que os dois juntos trazem menos para casa que o meu marido e compraram apartamentos bem mais caros que o nosso e ainda somam a isso prestações de mais de 200€ de crédito automóvel. Actualmente estão bem, mas não querendo desejar mal a ninguém, a euribor aumentando para valores como os que indiquei acima vão andar a contar cêntimos para pagar as contas.
    Concordam com este comentário: Palhava, desofiapedro, Doctor Z
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Palhava
  5.  # 588

Ao menos ainda podem gozar a vida, ir viajar e comer em bons restaurantes...

Colocado por: TanialexandraNão acho que tenha poupado na habitação
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tanialexandra
    • MVA
    • 12 julho 2019

# 589

Colocado por: PalhavaAo menos ainda podem gozar a vida, ir viajar e comer em bons restaurantes...

Há pessoas que gozar a vida significa passar o fim-de-semana em casa (numa casa super confortável claro), em pijama, sentados numa sofá caro e confortável a ver Netflix numa TV OLED de 65" a comer algo preparado por um chef qualquer que foi enviado para casa via Uber Eats.

Isto para mim significa qualidade de vida. Prefiro isto a viajar e comer em bons restaurantes.
    Mas para ter acesso a isto, tenho de ter um boa casa no centro da cidade.
  6.  # 590

Colocado por: MVAHá pessoas que gozar a vida significa

E se posso ter ambos porque não? À excepção da Uber eats que sinceramente não me faz falta nenhuma, porque mesmo que seja comida de chef prefiro mil vezes ir ao restaurante e fast food não é comigo, prefiro estar duas ou três horas a cozinhar. O que é que considera uma boa casa? Tem que ser a estrear? Tem que ser uma moradia? Tem que ter uma sala de 40 ou 50 metros quadrados e paredes das casas de banho forradas a mármore carrara? Tem que ser no centro de Lisboa ou do Porto. Agora deixou-me na dúvida.
    • MVA
    • 12 julho 2019

# 591

Colocado por: TanialexandraUber eats que sinceramente não me faz falta nenhuma, porque mesmo que seja comida de chef prefiro mil vezes ir ao restaurante e fast food não é comigo, prefiro estar duas ou três horas a cozinhar.

Há restaurantes com estrelas michelin na Uber Eats...
    Para além de literalmente dezenas de restaurantes normais de bairro e outras largas dezenas de restaurantes especializados em comida saudável.

Para mim a Uber Eats e a Glovo foram a melhor invenção desta década. Já à meses que não meto os pés num restaurante.
    • MVA
    • 12 julho 2019 editado

# 592

Colocado por: TanialexandraO que é que considera uma boa casa? Tem que ser a estrear? Tem que ser uma moradia? Tem que ter uma sala de 40 ou 50 metros quadrados e paredes das casas de banho forradas a mármore carrara? Tem que ser no centro de Lisboa ou do Porto. Agora deixou-me na dúvida.

Tem de ser uma casa no centro da cidade, com bom isolamento, grandes vãos envidraçados, aquecimento central ou PRH (tudo menos ar condicionado que odeio), soalho de madeira maciça e com uma arquitectura que tenha um bom "flow" de uma divisão para outra.

Pode ser apartamento, desde que não tenha vizinhos (por exemplo um apartamento no ultimo piso, num prédio com 1 apartamento por piso).

Quanto às àreas, prefiro casas com áreas mais pequenas, dá menos trabalho a limpar e a aquecer no inverno.

Mas o que é fundamental para mim é que fique no centro da cidade com metro à porta.
  7.  # 593

Tem de ser uma casa no centro da cidade, com bom isolamento, grandes vãos envidraçados, aquecimento central ou PRH (tudo menos ar condicionado que odeio), soalho de madeira maciça e com uma arquitectura que tenha um bom "flow" de uma divisão para outra.

Pode ser apartamento, desde que não tenha vizinhos (por exemplo um apartamento no ultimo piso, num prédio com 1 apartamento por piso).

Quanto às àreas, prefiro casas com áreas mais pequenas, dá menos trabalho a limpar e a aquecer no inverno.

Mas o que é fundamental para mim é que fique no centro da cidade com metro à porta.

Isso é uma boa casa?
    80% do país vive em péssimas casas.
    Desconhecia que estávamos assim tão mal.
    Mas os meus parabéns, parece um excelente imóvel.
  8.  # 594

E por isso é que gostos não se discutem :) eu não ligo muito a viagens também, mas gosto de ter dinheirinho pra lazer (bons restaurantes, cinemas, esplanadas) e ter uma casa confortável precisamente pra aquelas alturas em que me apetece não sair de casa durante dias *.*
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
  9.  # 595

Colocado por: MVAHá restaurantes com estrelas michelin na Uber Eats

E eu disse o contrário onde? Sei perfeitamente disso. O que disse foi que para mim não faz sentido mandar vir esse tipo de comida pela Uber eats, que prefiro ir lá pessoalmente. Ir a um bom restaurante passa também pela experiência de lá estar e por toda a envolvente, desde o atendimento ao ambiente, não é só a comida. De que me serve estar a pedir comida de restaurantes com estrelas Michelin se a seguir tenho que ir tirar a mesa e pôr a loiça para lavar? Metade da experiência já foi ao badagaio. Fazer isso ocasionalmente ainda acredito, mas pontualmente não o faria de certeza.
    Concordam com este comentário: Nelhas, luisDS, BM_18
    • ik
    • 12 julho 2019

# 596

Há restaurantes com estrelas michelin na Uber Eats...
    Para além de literalmente dezenas de restaurantes normais de bairro e outras largas dezenas de restaurantes especializados em comida saudável.

Para mim a Uber Eats e a Glovo foram a melhor invenção desta década. Já à meses que não meto os pés num restaurante.

Se demorar 30min desde o tempo que sai do tacho até ao prato, não deve ter a mesma qualidade

Já mandei comida para traz por estar morna/fria.. nem quero imaginar como isso chega ao prato
    Concordam com este comentário: Tanialexandra
  10.  # 597

Colocado por: NelhasIsso é uma boa casa?
    80% do país vive em péssimas casas.
    Desconhecia que estávamos assim tão mal.

Pois já somos dois ahah e considerando que falei num ordenado de 2000€, ainda me hão-de dizer onde compro algo do género sem passar os 30%.
    • eu
    • 12 julho 2019

# 598

Colocado por: Tanialexandrapara mim

Felizmente somos todos diferentes e temos a liberdade de optar pelo estilo de vida que preferimos.
    Concordam com este comentário: Tanialexandra, luisDS, BM_18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 599

Aqui só há gente sofisticada...estou a ver...
    Concordam com este comentário: Nelhas, Tanialexandra
  12.  # 600

Colocado por: ikJá mandei comida para traz por estar morna/fria.. nem quero imaginar como isso chega ao prato

Aquecias a comida.

0.2029 seg. NEW