Iniciar sessão ou registar-se

1. O factor que mais impulsionou o imobiliário nos últimos 10 anos, foi... crise de 2008! Sim! Foi mesmo! POrquê?! Simples, porque as pessoas passaram a considerar inseguro ter dinheiro em aplicações bancárias, ou mesmo em depósitos a prazo ou à ordem nos bancos!

Em Portugal, como em muitos Países, os casos BPN e BES deixaram as pessoas receosas que entregar as suas poupanças a um banco.

Esqueçam, actualmente ninguém com juízo, que tenha uma poupançazinha de vida, exemplo 100mil euros, os vai entregar todos ao banco! Pura e simplesmente tÊm receio que o banco vá para a falência e já nem falo em entregar o guito para o banco o investir em produtos financeiros...

Explicação alternativa: com as taxas de juro virtualmente a zero, ter dinheiro no banco passou a ser proibido. A significativa quebra de preços do imobiliário (que se prolongou durante anos e que contraria a sua tese), conjugada com um disparo do turismo e de um certo fluxo de compradores estrangeiros (de várias geografias e por diversos tipos de motivos), que por sua vez coincidiram com alguma retoma económica, criaram condições para uma recuperação dos preços.
    Concordam com este comentário: carlos_miguel_gomes
  2. Colocado por: luisvv

Explicação alternativa: com as taxas de juro virtualmente a zero, ter dinheiro no banco passou a ser proibido. A significativa quebra de preços do imobiliário (que se prolongou durante anos e que contraria a sua tese), conjugada com um disparo do turismo e de um certo fluxo de compradores estrangeiros (de várias geografias e por diversos tipos de motivos), que por sua vez coincidiram com alguma retoma económica, criaram condições para uma recuperação dos preços.
    Concordam com este comentário:carlos_miguel_gomes
  3. Colocado por: carlos_miguel_gomes

.

Verdade que as taxas de juro a zero tÊm o seu contributo...mas não o maior, que repito foi a mudança de "mindset" de aplicação de poupanças. A esmagadora maioria dos investidores imobiliários Portugueses são, actualmente, micro-investidores, que até há uns anos atrás tinham "zero", ou muito pouca, experiência em investimento imobiliário. O imobiliário em Portugal era um sector que até esta década pertencia esmagadoramente a grandes e médias empresas de construção e empreitada. Isso mudou desde 2010/2011.

A quebra de preços de imóveis é um mito, em PT, que não tem substracto. A crise foi financeira e não propriamente imobiliária, embora nos EUA tenha alastrado de facto ao imobiliário. Em Portugal, contudo, os preços das casas não "vieram" por aí abaixo, apenas estagnaram e por muito pouco tempo (até 2012/13) altura em que a evolução de preços retomou as mesmas taxas).

O impulso que fala com turismo e investidores estrangeiros é real, mas é um factor meramente acelerador e não é em sí mesmo e só por sí o de recuperação
  4. Colocado por: carlos_miguel_gomesAcho que ninguém gosta de emigrar.

Se se tiver as costas quentes.Está-se bem em qualquer lado.

Agora para muita gente,sair,e sair da sua zona de conforto é complicado.
  5. Colocado por: Palhava

Se se tiver as costas quentes.Está-se bem em qualquer lado.

Agora para muita gente,sair,e sair da sua zona de conforto é complicado.

Na minha geração muita gente saiu e diz, com orgulho "não quero voltar, não vejo nenhum motivo para o fazer!". Mas creio que esta frase também se usou em gerações anteriores...Eu olho para a minha lista de conhecidos que emigrou e vejo que ninguém voltou...muitos já estão fora há 10, 15 quase 20 anos. Alguns voltaram temporariamente, mas logo saltaram para novo destino.

Parece-me a mim que o que mais custa é o processo de decisão de emigrar e tudo o que antecede e leva a esse processo.
  6. Colocado por: carlos_miguel_gomes

Na minha geração muita gente saiu e diz, com orgulho "não quero voltar, não vejo nenhum motivo para o fazer!". Mas creio que esta frase também se usou em gerações anteriores...Eu olho para a minha lista de conhecidos que emigrou e vejo que ninguém voltou...muitos já estão fora há 10, 15 quase 20 anos. Alguns voltaram temporariamente, mas logo saltaram para novo destino.

Parece-me a mim que o que mais custa é o processo de decisão de emigrar e tudo o que antecede e leva a esse processo.

Já do que vejo de quase todos os que conheço que emigraram (quase todos para o UK), já voltaram ao final de poucos anos.
  7. Colocado por: macinblack

Já do que vejo de quase todos os que conheço que emigraram (quase todos para o UK), já voltaram ao final de poucos anos.

Pelos vistos muitos tugas não falaram com os seus amigos e não partilham a frustração deles...

https://observador.pt/2019/12/27/emigracao-de-portugueses-para-o-reino-unido-volta-a-crescer-apesar-do-brexit/
    • AMVP
    • 28 janeiro 2020
    Colocado por: macinblackBoa medida
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/amp/vistos-gold-acabam-em-lisboa-e-no-porto

É? Não era na Madeira que as casas tinham subido tb imenso?
    • MVA
    • 30 janeiro 2020
    Preço das casas em Braga, Gaia e Amadora aumentam 20% (dados do INE de ontem).

Eu já disse aí num post qualquer atrás, que daqui a meia duzia de anos um T2 de 70 m2 num prédio todo podre dos anos 70 a precisar de muitas obras, sem estacionamento e sem elevador, pertíssimo de um qualquer bairro social com má reputação na Amadora, não irá custar menos de 300 mil euros.
  8. Colocado por: MVAPreço das casas em Braga, Gaia e Amadora aumentam 20% (dados do INE de ontem).

Eu já disse aí num post qualquer atrás, que daqui a meia duzia de anos um T2 de 70 m2 num prédio todo podre dos anos 70 a precisar de muitas obras, sem estacionamento e sem elevador, pertíssimo de um qualquer bairro social com má reputação na Amadora, não irá custar menos de 300 mil euros.

Sim, irá suceder.
  9. Colocado por: macinblackBoa medida
    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/amp/vistos-gold-acabam-em-lisboa-e-no-porto

Explique lá porquê...
    • AMVP
    • 30 janeiro 2020
    Colocado por: MVAPreço das casas em Braga, Gaia e Amadora aumentam 20% (dados do INE de ontem).

Isso acho difícil, por causa da capacidade financeira dos portugueses, pois com essas características e nessa localização não acredito que estrangeiros comprem.
  10. Colocado por: AMVP

Isso acho difícil, por causa da capacidade financeira dos portugueses, pois com essas características e nessa localização não acredito que estrangeiros comprem.

Faz ideia que os preços quase duplicaram nos ultimos 10 anos? Eu não me espanta que nos próximos 5 não dupliquem...

https://www.idealista.pt/imovel/29587273/ o carro fica na rua....
    • AMVP
    • 30 janeiro 2020
    Colocado por: Vítor Magalhães

Faz ideia que os preços quase duplicaram nos ultimos 10 anos? Eu não me espanta que nos próximos 5 não dupliquem...

https://www.idealista.pt/imovel/29587273/o carro fica na rua....

Na verdade, segundo o INE, Odivelas e Lisboa sofreram um aumento perto dos 60% entre 2016 e 2019, portanto faço ideia sim. A Amadora não vi mas deve ser idêntico.
    Agora, tb sei que há um limite mas claro que posso estar redondamente enganada, mas não me parece.
  11. Colocado por: Vítor Magalhães

https://www.idealista.pt/imovel/29587273/o carro fica na rua....

Para a zona, é caro?
    • eu
    • 30 janeiro 2020 editado
    Uma onda de irracionalidade invadiu o imobiliário em Portugal.

Escalada de custos de construção? Mas que treta! Por acaso escalaram os preços dos materiais de construção ou da mão de obra?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães

0.4844 seg. NEW