Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não vi o Passos a fazer campanha durante 4 anos.
    Fez no último ano.
  2.  # 2

Colocado por: PoisÉNão vi o Passos a fazer campanha durante 4 anos.

Isto assim vai dar debate politico =)
  3.  # 3

Colocado por: JoelM

Quando ao fim de 35 anos de "governação" alternada ainda se acha que existe diferença entre PS ou PSD...
    Concordam com este comentário:Nelhas,pedrosslp

Isto!!
    O PS não é solução bem como o PSD que são os partidos que na democracia nos governaram e não saímos da porcaria. O problema é que não vejo alternativa, a Cristas é uma nódoa, PCP enfim... BE para mim a maior porcaria dos 3! Vou ser obrigado a votar novamente na extrema...
    Concordam com este comentário: trupedeiro
  4.  # 4

Colocado por: JoelM(basta ver quantos votos são necessários para eleger um deputado do arco da governação e quantos são necessários para um partido sem assento parlamentar).

Não percebi
    • Nelhas
    • 29 agosto 2019 editado

# 5

Colocado por: JoelM"Outra análise aos resultados de 2015 revela que a coligação PàF elegeu um deputado por cada 19.917 votos ao passo que o PAN necessitou de 74 656 votos! Complementarmente, existiram 5 listas, cada uma com mais de 22 mil votos, e que não elegeram qualquer deputado. Cerca de 10% dos votos (509 467 num total de 5 175 499) do território nacional não elegeram qualquer deputado."

Joel isto não corresponde a tua afirmação.

Lê bem o que escreveste.

basta ver quantos votos são necessários para eleger um deputado do arco da governação e quantos são necessários para um partido sem assento parlamentar).
  5.  # 6

"Outra análise aos resultados de 2015 revela que a coligação PàF elegeu um deputado por cada 19.917 votos ao passo que o PAN necessitou de 74 656 votos! Complementarmente, existiram 5 listas, cada uma com mais de 22 mil votos, e que não elegeram qualquer deputado. Cerca de 10% dos votos (509 467 num total de 5 175 499) do território nacional não elegeram qualquer deputado."

Os votos necessários para eleger são os mesmos - a questão é que a divisão em círculos afecta a proporcionalidade.
    Grosso modo, ter 70.0000 votos espalhados pelo país é inútil, ao passo que os mesmso 70.000 votos em Lisboa podem garantir 3 ou 4 deputados (contas grosseiras e números de memória, mas a lógica é essa)
    Concordam com este comentário: eu
    • Nelhas
    • 29 agosto 2019 editado

# 7

Colocado por: luisvvOs votos necessários para eleger são os mesmos - a questão é que a divisão em círculos afecta a proporcionalidade.

Joel, o Luís já respondeu.

Colocado por: Nelhasbasta ver quantos votos são necessários para eleger um deputado do arco da governação e quantos são necessários para um partido sem assento parlamentar).

As regras são iguais para todos. Da maneira que construiu a sua afirmação, está a distorcer a realidade.

Um Partido sem assento parlamentar hoje, segue as mesmas regras que um partido grande.
    Se o PAN tiver 7% como em algumas sondagens, não se preocupe que não deixa de la por deputados e o CDS ou o PSD de os perder. ( Segundo Sondagens)
  6.  # 8

em beneficio de quem?

basta ver que partidos no final conseguiram eleger mais deputados com menor numero de votos.

Qualquer sistema beneficiará sempre quem já está.

Mas neste caso, é simples: basta concentrar o esforço de campanha em Lisboa e Porto, onde são eleitos 86 deputados. Em Lisboa, com cerca de 1,7 milhões de eleitores e contando com 45% de abstenção, 70 mil votos dariam 5 ou 6 deputados.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  7.  # 9

JoelM

Os eleitores têm a faca e o queijo na mão.

Se assim não fosse, o BE nunca tinha tido Deputados, o PAN não estava prestes a tê-los, a UDP não tinha desaparecido, e o PSD a beira de perder um sem numero deles.

Tecnicamente até posso aceitar que o sistema necessite de alterações, mas o voto define tudo.
    • Nelhas
    • 29 agosto 2019 editado

# 10

JoelM,

A maioria dos Portugueses vota desde o 25 de abril nos mesmo para governar.
    É batota?
    É fraude eleitoral?
    As pessoas queixam-se , mas no fim votam sempre nos mesmos.
    A realidade é essa.
    Se ninguém la for votar, ou votarem todos nos partidos que nunca foram governo , lhe garanto que sai de lá outro governo. =)
    Concordam com este comentário: luisms, taunus, eu
  8.  # 11

não sei se é qualquer, sei que o actual assim é!

Todo e qualquer sistema é feito por quem está. O actual é um de vários do mesmo género que procuram misturar condições de governabilidade e garantia de representatividade. Não é perfeito, mas é equilibrado.
  9.  # 12

sim, os tugas estão na politica como estão para o futebol!

Felizmente que só os portugueses são uns estúpidos porque no resto da Europa e do Mundo toda a gente vota em politicos honestos e profissionais. É pena não termos um daqueles regimes politicos em que existem uns lideres iluminados que dizem ao povo que só podem votar no seu partido (também não existem outros).
  10.  # 13

Espanha sem governo, Italia com governo de 15 em 15 dias, Grã-Bretanha que sai da EU num dia e não sai no outro, a França em que os partidos tradicionais desapareceram mas os novos deixam muito a desejar, etc
    E também nesses países que nomeie ninguém liga nenhum ao futebol nem bebem nada alcoólico...
    • nunomp
    • 29 agosto 2019 editado

# 14

Colocado por: CarvaiEspanha sem governo, Italia com governo de 15 em 15 dias, Grã-Bretanha que sai da EU num dia e não sai no outro, a França em que os partidos tradicionais desapareceram mas os novos deixam muito a desejar, etc
    E também nesses países que nomeie ninguém liga nenhum ao futebol nem bebem nada alcoólico...

É estranho não recebermos fortes fluxos de imigrantes Ingleses, Italianos, Franceses e Espanhóis. Ainda não repararam no oásis.
  11.  # 15

Colocado por: nunomp

É estranho não recebermos fortes fluxos de imigrantes Ingleses, Italianos, Franceses e Espanhóis. Ainda não repararam no oásis.

Dizes tu , já mostram alguns sinais , a minha namorada alugou um t2 a um casal de judeus que residiam no reino unido por 2600/mes e eles nem sequer tentaram negociar o valor .
  12.  # 16

Colocado por: Reduto25

Dizes tu , já mostram alguns sinais , a minha namorada alugou um t2 a um casal de judeus que residiam no reino unido por 2600/mes e eles nem sequer tentaram negociar o valor .

Um "casal de judeus", parece uma descrição vinda directamente da década de 30. Mas sim, pode ser que consiga que esse casal vá trabalhar para as estufas no Alentejo.
  13.  # 17

T2 em Leiria andam alguns pelos 600€ mês...
    T3 pelos 650€ a 800€.

Custa a acreditar, mas há ordenados e orçamentos que conseguem pagar isto...
  14.  # 18

Um "casal de judeus", parece uma descrição vinda directamente da década de 30. Mas sim, pode ser que consiga que esse casal vá trabalhar para as estufas no Alentejo.

Sinceramente não percebi a sua sensibilidade ao termo "casal judeu" são um casal e são judeus e vieram de Inglaterra qual é mesmo a sua indignação? E penso que só alugaram para manterem residência na Comunidade Europeia normalmente são pessoas qualificadas não precisam de trabalhos precários
  15.  # 19

Colocado por: pivotT2 em Leiria andam alguns pelos 600€ mês...
    T3 pelos 650€ a 800€.

Custa a acreditar, mas há ordenados e orçamentos que conseguem pagar isto...

Se esses valores lhe custam a acreditar, não veja os preços em Lisboa então...
  16.  # 20

Não repararam? Qual é um dos verdadeiros motivos desta bolha imobiliária? Não é o investimento estrangeiro cá? Não são estrangeiros que tem um poder de compra bem superior ao nosso e batem a nota levando o imóvel porque acham barato? Ainda me lembro há 2 anos de uma capa do JN que dizia que 50% do investimento no Porto era estrangeiro.

0.3268 seg. NEW