Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982Esse PRH nao serve de muito entao :)
    Concordam com este comentário:mica,rjmpires

É fim de semana, o callinas está no jardim a beber umas frescas, depois dá nisso 😂
  2. O vizinho do lado que é familia, tem piso radiante com bomba de calor ( a casa é ligeiramente maior, 260m2) mas nos meses de frio paga em media 300€ de luz por mes

Como é possível? Isso é muito Kw!!!
    • SrR
    • 20 junho 2020
    Colocado por: ASSimoes
    Como é possível? Isso é muito Kw!!!
    basta estar sub dimensionado
  3. Pelo que se vê por aqui, o "chapa 5" até costumam ser os 16kw.
    Pelos orçamentos que tenho, até acho que puxam para cima nos kws, o que me lixa a carteira!

Não será mais má instalação (tipo passo mt largo, material fraco, válvulas sempre abertas, ...) ou definições básicas da BC não ajustadas à habitação?
    • SrR
    • 20 junho 2020
    Colocado por: ASSimoesNão será mais má instalação (tipo passo mt largo, material fraco, válvulas sempre abertas, ...) ou definições básicas da BC não ajustadas à habitação?

Colocado por: SrRbasta estar sub dimensionado
    • SrR
    • 20 junho 2020
    E um mau isolamento da casa, tambem ajuda muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  4. Pronto, não bata mais no ceguinho :)
    Que não sabe é como quem não vê
    • SrR
    • 20 junho 2020
    Colocado por: ASSimoesPronto, não bata mais no ceguinho :)
    Que não sabe é como quem não vê
    nao é bater no ceguinho, isto minha opinião ha 3 grandes condições que influenciam os consumos num sistema radiante, necessidades da casa ( isolamento), potencia instalada (passo tubagem e n de circuitos) , equipamento produtor ( bomba de calor, caldeira gás gasóleo, pellets etc) falha um os outros padecem
    Concordam com este comentário: jorgealves, ASSimoes
  5. Moro no distrito de Bragança, casa com 240m2 mas aquecidos só 180m2 a 22° desde outubro a maio.
    Tudo elétrico não tendo gás nem gasóleo.
    Fatura máxima no inverno 175€
    Média ano 130.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 21 junho 2020
    Se baixar a temperatura de conforto pra 20, consegue baixar bem os gastos
  6. Colocado por: callinas
    Tenho PRH em casa com BC... por aqui é bem mais frio que Barcelos.
    O máximo que a BC gastou foram 133 euros em Janeiro de 2019, que correspondeu a uma factura total da casa de 177 euros.
    Se só quer aquecer a casa, opte por uma caldeira Gas Natural
    Se quer aquecer e arrefecer, coloque BC

Sim penso que será só para aquecer, vejo pela casa ao lado que tem prh com bomba e nunca ligou para arrefecer.
    No caso dele eu acho que ele tem algum problema no sistema porque os consumos são elevados comparado a maioria do pessoal. A bomba é trifasica, quanto ao isolamento a casa é recente tem cerca de 9/10 anos mas isso não quer dizer nada também.

Qual tem mais vantagem em termos de fatura mensal , a gás ou eletricidade?
  7. Colocado por: SrRSe baixar a temperatura de conforto pra 20, consegue baixar bem os gastos
    Concordam com este comentário:jorgealves

Ele quando o tem ligado é nós 22graus e pelo que vejo quando la vou é que há divisões da casa que notasse claramente que está mais frio que isso, ou seja, algum problema na parte da bomba ou no sistema.
  8. Colocado por: CarlosOLtermos de fatura mensal , a gás ou eletricidade?
    uma bomba de calor devidamente calculada, instalada e configurada tem menor consumo energético mas como é muito mais cara, a caldeira acaba por ser melhor opção desde que seja a gás natural.
  9. No que concerne a muitas instalações com altos consumos tem sempre por trás múltiplas razões sendo as mais frequentes falhas no isolamento térmico do imóvel e depois também erros básicos de instalação e concepção pois a esmagadora maioria dos aplicadores não sabe distinguir a diferença entre uma instalação eficiente e uma que somente "funciona"
  10. Mais um exemplo altamente eficiente a juntar a tantos outros:

Uma instalação de Prh com acabamento de madeira natural colada com bomba de calor e solar térmico a tubos de vácuo.

O DO como tem contador dedicado para o sistema pode colocar os consumos atingidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRK
      135.jpg
    • SrR
    • 21 junho 2020
    Colocado por: JoelMJorgealves, já instalou alguma bomba de calor terra-agua (não sei se é o termo correcto em portugues)?
    geotermica
  11. Colocado por: JoelMJorgealves, já instalou alguma bomba de calor terra-agua (não sei se é o termo correcto em portugues)?
    sim, mas foi numa universidade.

Para o nosso clima em ambiente doméstico não encontro razões financeiras suficientes para justificar a diferença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo1710
    • SrR
    • 21 junho 2020
    Se for por sondas verticais o custo é das perfurações, pois deve ser sempre mais k uma, depois o enchimento do proprio furo com material k promove a permuta da tubagem com o terreno, mais colectores etc, o custo devera ser menor se for atraves de sondas horizontais ou um sistema agua/agua mas sempre com maior custo k sistema ar/ar
  12. A bomba de calor também é mais cara, julgo eu.
  13. Colocado por: JoelMa diferença de preço tem a ver com o custo do equipamento em si (bomba de calor) ou o custo extra de fazer a perfuração no terreno e material extra que vai desde o furo até à bomba?
    a bomba em si até é mais barata que qualquer aerotermica, mas a instalação adjacente a uma geotermica é brutalmente mais cara mesmo nas captações horizontais e para as temperaturas exteriores que temos é quase impossível de rentabilizar financeiramente.

0.3628 seg. NEW