Colocado por: DR1982Esse PRH nao serve de muito entao :)
O vizinho do lado que é familia, tem piso radiante com bomba de calor ( a casa é ligeiramente maior, 260m2) mas nos meses de frio paga em media 300€ de luz por mes
Colocado por: ASSimoesbasta estar sub dimensionado
Como é possível? Isso é muito Kw!!!
Colocado por: ASSimoesNão será mais má instalação (tipo passo mt largo, material fraco, válvulas sempre abertas, ...) ou definições básicas da BC não ajustadas à habitação?
Colocado por: SrRbasta estar sub dimensionado
Colocado por: ASSimoesPronto, não bata mais no ceguinho :)nao é bater no ceguinho, isto minha opinião ha 3 grandes condições que influenciam os consumos num sistema radiante, necessidades da casa ( isolamento), potencia instalada (passo tubagem e n de circuitos) , equipamento produtor ( bomba de calor, caldeira gás gasóleo, pellets etc) falha um os outros padecem
Que não sabe é como quem não vê
Colocado por: callinas
Tenho PRH em casa com BC... por aqui é bem mais frio que Barcelos.
O máximo que a BC gastou foram 133 euros em Janeiro de 2019, que correspondeu a uma factura total da casa de 177 euros.
Se só quer aquecer a casa, opte por uma caldeira Gas Natural
Se quer aquecer e arrefecer, coloque BC
Colocado por: SrRSe baixar a temperatura de conforto pra 20, consegue baixar bem os gastos
Colocado por: CarlosOLtermos de fatura mensal , a gás ou eletricidade?uma bomba de calor devidamente calculada, instalada e configurada tem menor consumo energético mas como é muito mais cara, a caldeira acaba por ser melhor opção desde que seja a gás natural.
Colocado por: JoelMJorgealves, já instalou alguma bomba de calor terra-agua (não sei se é o termo correcto em portugues)?geotermica
Colocado por: JoelMJorgealves, já instalou alguma bomba de calor terra-agua (não sei se é o termo correcto em portugues)?sim, mas foi numa universidade.
Colocado por: JoelMa diferença de preço tem a ver com o custo do equipamento em si (bomba de calor) ou o custo extra de fazer a perfuração no terreno e material extra que vai desde o furo até à bomba?a bomba em si até é mais barata que qualquer aerotermica, mas a instalação adjacente a uma geotermica é brutalmente mais cara mesmo nas captações horizontais e para as temperaturas exteriores que temos é quase impossível de rentabilizar financeiramente.