Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jarama

Para arrefecer teria de ter ventiloconvetores ou piso radiante certo? Estamos a falar de custos bem mais elevados(julgo eu)...

Com bomba de calor?Se sim, qual o modelo?

Muito obrigado!

Tanto pode optar por ventiloconvetores ou mesmo pelo prh, também arrefece, não faz é vento.

300 litros de água a 65 graus dá mais do dobro em água disponível para banhos, se for tomar banhos de 15minutos com água a correr, talvez não dê para tantos pois claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jarama
  2. Colocado por: rjmpires300 litros de água a 65 graus dá mais do dobro em água disponível para banhos
    contas á merceeiro:
    Deposito AQS 300 litros a 65°C (sendo por resistência eléctrica vai custar uma valente nota leia-se euros), água da rede a 12°C, com saída a 45°C dá aprox menos de 450 litros.
    Concordam com este comentário: jarama
  3. Colocado por: jorgealvescontas á merceeiro:
    Deposito AQS 300 litros a 65°C (sendo por resistência eléctrica vai custar uma valente nota leia-se euros), água da rede a 12°C, com saída a 45°C dá aprox menos de 450 litros.

Pois, dependendo do merceeiro também variam as contas 😛
    Mas mesmo esses 450 litros dão para 4 banhos à grande.

Isso do preço são outras dores de cabeça.
  4. Um duche de 10 minutos consome em média 75litros de água quente,
    •  
      GMCQ
    • 13 novembro 2020 editado
    Olá boa noite.

Precisava de uma opinião mais "entendedora" à cerca desta bomba de calor, é de fabrico português. Falam num COP de 3,61...

Está com uma promoção de quase 780€!

Obrigado
  5. Conheço quem tenha e comprou-a mais cara do que o valor que apresenta.
    •  
      GMCQ
    • 13 novembro 2020
    Colocado por: Paulo_SantosConheço quem tenha e comprou-a mais cara do que o valor que apresenta.

E ficaram bem servidos? Vc tb respondeu no outro tópico 😅

O pessoal fala aqui muito da Daikin ECH2O existem muitas diferenças entre uma e outra?
  6. Colocado por: GMCQO pessoal fala aqui muito da Daikin ECH2O existem muitas diferenças entre uma e outra?
    são produtos completamente opostos para o mesmo fim, ambas com vantagens e desvantagens.
    •  
      GMCQ
    Colocado por: jorgealvessão produtos completamente opostos para o mesmo fim, ambas com vantagens e desvantagens.
    Como assim opostos? Quer explicar melhor? Sendo bombas já com um grau de eficiência bastante aceitáveis, faz algum sentido colocar serpentinas para futura colocação de painéis térmicos? Ou será apenas dinheiro deitado à rua? Obrigado
  7. Colocado por: GMCQ

E ficaram bem servidos? Vc tb respondeu no outro tópico 😅

O pessoal fala aqui muito da Daikin ECH2O existem muitas diferenças entre uma e outra?

Eu optei pela ECH2O em vez da BC da Termobrasa por dois únicos motivos: segurança e manutenção.
    Se olhasse somente para o preço escolheria a BC da Termobrasa que é substancialmente mais barata, mas acho que há valores mais altos que se levantam.
  8. Colocado por: GMCQComo assim opostos? Quer explicar melhor? Sendo bombas já com um grau de eficiência bastante aceitáveis, faz algum sentido colocar serpentinas para futura colocação de painéis térmicos? Ou será apenas dinheiro deitado à rua? Obrigado

O raciocínio que faço (atenção que não significa que seja o correto, é apenas a minha forma de analisar a situação) é: uma BC para AQS implica um valor baixo de gastos de eletricidade/mês. Colocar painéis solares implica um valor de investimento considerável (e não esquecer a manutenção!!!). Quantos anos demorará a recuperar os €1500 que vai investir, tendo em conta que gastará €5/mês em AQS com a BC? É este o meu raciocínio. Por isso considero que painéis solares para poupar o que gasto com a BC não é viável e por isso também não vou colocar.
    Não esquecer que não poupará €5 durante 12 meses. Haverá meses no outono/inverno em que os painéis não aquecerão a água o suficiente e terá de recorrer ao trabalho da BC.
    Concordam com este comentário: VXMC, GMCQ, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  9. O que falha a nível de segurança?

Colocado por: Paulo_SantosTermobrasa por dois únicos motivos: segurança e manutenção.
  10. Colocado por: BigmouseO que falha a nível de segurança?

Legionela
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
    •  
      GMCQ
    Colocado por: RUIOLI

Legionela

Eles no catálogo têm a informação referente à Legionela. É uma questão de ver o folheto que anexei nuns posts lá em cima. Não defendendo marcas mas seria muito pouco ético publicitar uma coisa é depois na prática verificarmos outra, principalmente sendo a legionela um assunto bastante sensível.
      Screenshot_20201113_162851_com.google.android.apps.docs.jpg
    •  
      GMCQ
    • 13 novembro 2020
    Colocado por: BigmouseO que falha a nível de segurança?

• RUIOLI
    Colocado por: GMCQEles no catálogo têm a informação referente à Legionela. É uma questão de ver o folheto que anexei nuns posts lá em cima. Não defendendo marcas mas seria muito pouco ético publicitar uma coisa é depois na prática verificarmos outra, principalmente sendo a legionela um assunto bastante sensível.

Não é isso, do que me explicaram um sistema é impossível ter legionela porque a água quente não entra em contacto com a que é aquecida no momento para uso. No outro sistema, tem uma ação de controlo de legionela (elevar a temperatura de x em x tempo), que pode ser ou não eficaz, acredito que na maior parte das situação é eficaz.
  11. Mais depressa apanha legionela na rua que de um sistema AQS.
  12. Colocado por: rjmpiresMais depressa apanha legionela na rua que de um sistema AQS.

São escolhas. Também dizem que o Covid mata muito poucas pessoas abaixo dos 60 anos e anteontem morreu uma tia minha com 56.
    Eu valorizo não ter de lidar com águas paradas mas respeito quem acha isso uma mariquice.
  13. Colocado por: Paulo_Santos
    São escolhas. Também dizem que o Covid mata muito poucas pessoas abaixo dos 60 anos e anteontem morreu uma tia minha com 56.
    Eu valorizo não ter de lidar com águas paradas mas respeito quem acha isso uma mariquice.

Apenas relatei um facto, e factos são apenas e só factos.
    Além de que numa moradia de habitação águas paradas é algo que não acontece muito.
    •  
      GMCQ
    • 13 novembro 2020
    Colocado por: rjmpires
    Apenas relatei um facto, e factos são apenas e só factos.
    Além de que numa moradia de habitação águas paradas é algo que não acontece muito.

Eu acho que não acontece é ponto. Se há pessoal que diz que 300lts não chega para uma família de 4, quanto mais ter águas paradas! É loiças, banhos... Etc

0.5639 seg. NEW