Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rjmpires
    Mesmo o meu consumo já acho alto porque a bomba está com o setpoint da temperatura muito alto.. ainda não descobri onde se altera isso, mas esta semana o instalador disse que passava cá para acertar os valores.

Quando souber como se faz depois pode partilhar pff?

Obrigado
  2. Colocado por: golf6680

Quando souber como se faz depois pode partilhar pff?

Obrigado

No seu caso parece que a temperatura pedida à bomba de calor está a ser controlada por esse termoestato, no meu caso essa indicação deve estar na centralina e não percebi como acedo a isso porque no manual do controlador não está nada disso.
    Mas quando souber mexer digo como se entra.
  3. Li o tópico todo.

Já estudo esta temática das cliamtizações desde 2013, altura em que nesta moradia numa aldeia do distrito de Coimbra, que não é minha, coloquei caixilharia nova e um sistema Daikin 5x1.
    A casa tem 35 anos, parede dupla sem isolamento, meti lã mineral em parte da lage do tecto, e para 3 adultos e 2 crianças, temperaturas exteriores mínimas de cerca de 5ºC a menos que em Coimbra (cidade), com camadonas de geada daquelas que pintam tudo de branco em toda a volta.
    Para ter a casa quente nos meses de vagas de frio polar (Dezembro e Janeiro) o nosso consumo energético mensal, de toda a habitação, sendo que se cozinha a elétrico, mas aquece-se a água a gás, é de cerca de 1000kWh. Nos meses amenos, em que o disjuntor do AC está desligado, os consumos rondam os 350kWh. Portanto, em aquecimento, no pior mês do ano, gastamos 700kWh.

Estamos em vias de iniciar projeto para construção de nova moradia a curto-prazo com expectativa de terminar no máximo no inverno de 2022.

Isto para dar contexto.

Agora, eu ao fim destas 73 páginas e de 3h de leitura, dando sempre especial atenção ao jorge, tal como dei em 2013, quando me ajudou nas minhas questões, o que me deixa muito inquieto é ele dizer que já tem agenda cheia para 2021.
    Se calhar tenho que tirar já o meu ticket para 2022!

A minha ideia era ter PRH Daikin + AQS + fotovoltaico, com a maior eficiência possível. Mas ao ler os relatos da malta, apercebo-me que, ou tenho a sorte de conseguir ter o Jorge a trabalhar comigo, ou então sujeito-me a pegar em 20.000€ e ficar com um sistema que me custa mais por mês do que o que pago agora para aquecer esta casa com 35 anos, porque os instaladores são quase como jogar na roleta russa, pelo que parece.

Só queria deixar este desabafo, que para quem ainda nem sequer o projeto da casa tem iniciado (ainda está o pedido de destaque de terreno na CM), este tema da climatização e eficiência energética já me causa alguma preocupação.

Vou seguindo agora com maior regularidade.
  4. O problema muitas vezes é não saber mexer nas máquinas, deixar uma máquina mal configurada pode fazer disparar o consumo para o dobro do espectável.
    Por acaso hoje estive a ler alguns manuais e a ver os gráficos das eficiências presentes em alguns, e de facto é notório onde se pode poupar, claro está que se a instalação for um monte de remendos ou coisas mal feitas, nem o melhor Ferrari bem afinado ajuda.
    Há exemplos de pessoas que fizeram os seus próprios sistemas e funcionam bem, sinceramente eu que não percebo um boi de canalização e montagem deste tipo de sistemas não vejo onde reside o problema para tantas falhas... Será que é inexperiência? Ou é desinteresse?
  5. Provavelmente há uns que gostam de ler, investigar, perguntar entender.
    Outros, acaba o trabalho e vão para a tasca falar de tubos na massa, num meio de trolhada, onde só deve ser pessoal a dizer, isso metido na massa é tudo igual. Essas 3 ou 4 peças não são precisas para nada. Nos chineses é metade do preço , ETc e tal.
    Eu conheço exemplos de prh , nenhum funciona bem, mas do ponto de vista dos utilizadores, sim funciona. Para uns desde que aqueça a casa, gasta 450 euros de luz, bomba valor trifásica , porque assim tem de ser .... Está tudo bem.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  6. Colocado por: callinasEu conheço exemplos de prh , nenhum funciona bem

Pronto, é isto que me preocupa. Eu acho que um investimento desta magnitude não deveria ser acompanhado de tanta incerteza quanto ao seu retorno do investimento. Parece-me muito arriscado escolher esta solução, porque o seu custo inicial custa mais a dar quando o trabalho depois fica mal feito, face a uma solução menos sofisticada como forrar as divisões todas com unidades mural.
  7. Colocado por: rjmpiresparece que a temperatura pedida à bomba de calor está a ser controlada por esse termoestato
    desconhecendo a instalação não sei o que aquele termostacto esta fazer, mas quase que aposto que estará a controlar o circulador secundário não tendo influencia no to primário da bomba de calor e o seu funcionamento.
  8. Colocado por: FilipeOliveiraSe calhar tenho que tirar já o meu ticket para 2022!
    ja tenho algumas entregues para começar em 2022.

estou a fornecer consultadoria para outras que não vou executar.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  9. Colocado por: FilipeOliveiraNos meses amenos, em que o disjuntor do AC está desligado

Acho que o Jorge Alves já disse por aí que não se deve fazer isso.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10. Colocado por: jorgealvesdesconhecendo a instalação não sei o que aquele termostacto esta fazer, mas quase que aposto que estará a controlar o circulador secundário não tendo influencia no to primário da bomba de calor e o seu funcionamento.

Pois, eu também não percebo muito do assunto, já vi vários desenhos técnicos de instalações apenas, instalações de PRH propriamente ditas só vi duas.
  11. Colocado por: jorgealvesdesconhecendo a instalação não sei o que aquele termostacto esta fazer, mas quase que aposto que estará a controlar o circulador secundário não tendo influencia no to primário da bomba de calor e o seu funcionamento.

Bom Dia Pessoal

Bem após regular o tal termoestáto para 45º, passados 48h não surtiu qualquer efeito na temperatura do depósito
  12. Colocado por: golf6680

Bom Dia Pessoal

Bem após regular o tal termoestáto para 45º, passados 48h não surtiu qualquer efeito na temperatura do depósito

Entretanto já passou cá o instalador e já mexemos na menina, afinal estava a ver o manual errado, estava a aceder à interface do controlador e não aos settings de programação da bomba de calor.
    Vê lá se te orientas vendo os manuais.

Basicamente o que diz instalação é o que vai aos settings da bomba de calor, o que diz interface entra apenas na unidade de controlo e nas definições "Touch N Go".

Basicamente mexemos nos parâmetros 120 e 121 que dizem respeito ao controlo da temperatura da água que vai ao piso.
    Abre um Excel e anota os settings que tens antes de mexer nos parâmetros, no caso de teres de retroceder.
  13. Colocado por: rjmpires
    Entretanto já passou cá o instalador e já mexemos na menina, afinal estava a ver o manual errado, estava a aceder à interface do controlador e não aos settings de programação da bomba de calor.
    Vê lá se te orientas vendo os manuais.

Basicamente o que diz instalação é o que vai aos settings da bomba de calor, o que diz interface entra apenas na unidade de controlo e nas definições "Touch N Go".

Basicamente mexemos nos parâmetros 120 e 121 que dizem respeito ao controlo da temperatura da água que vai ao piso.
    Abre um Excel e anota os settings que tens antes de mexer nos parâmetros, no caso de teres de retroceder.

Obrigado pela dica, procedi à alteração dos parâmetros:

120 -> 42ºC
    121 -> 45ºC

Vou ver se passados 24h noto alguma diferença nos consumos.

Por acaso sabes dizer-me os teus valores dos parâmetros 131 e 140?

Obrigado mais uma vez
  14. Colocado por: golf6680

Obrigado pela dica, procedi à alteração dos parâmetros:

120 -> 42ºC
    121 -> 45ºC

Vou ver se passados 24h noto alguma diferença nos consumos.

Por acaso sabes dizer-me os teus valores dos parâmetros 131 e 140?

Obrigado mais uma vez

Esses parâmetros 131 e 140 estão bloqueados, não dá para alterar.
    131 - 0
    140 - 3
  15. Colocado por: rjmpires
    Esses parâmetros 131 e 140 estão bloqueados, não dá para alterar.
    131 - 0
    140 - 3

Obrigado pelo feedback mais uma vez.

O parâmetro 131 indica: "Este código visualiza o modo de funcionamento actual
    da Bomba de Aquecimento:" a 0 que representa Desligado, como é que ela aquece??
  16. Colocado por: Picareta
    Acho que o Jorge Alves já disse por aí que não se deve fazer isso.
    Concordam com este comentário:jorgealves

Desconhecia. Mas no manual Daikin refere lá para desligar o disjuntor quando não se prevê usar as máquinas por muito tempo, penso eu.
    No meu medidor Efergy meço cerca de 70W e 30W de consumo só de ter o disjuntor ligado, isto no compressor multi-5 e no monosplit respetivamente. Ainda são 15€ de Luz ao final do mês, estes 100W em 24/7.
  17. Colocado por: golf6680

Obrigado pelo feedback mais uma vez.

O parâmetro 131 indica: "Este código visualiza o modo de funcionamento actual
    da Bomba de Aquecimento:" a 0 que representa Desligado, como é que ela aquece??

Aquece porque essas definições "embebidas" na bomba de calor são sobrepostas pela informação da unidade controladora, daí não conseguir alterar esses dados bloqueados pois esses estão a ser enviados pela centralina.
  18. Também tenho uma questão para os restantes sobre o controlo do termoestato das AQS que envia a informação para a bomba de calor.

No meu sistema tenho 2 centralinas, uma controla o sistema solar de circulação forçada e a outra controla a BC, mas o termoestato que dá sinal à bomba de calor para fazer AQS está ligado à centralina do solar, que por sua vez liga também à centralina de controlo da BC, queria saber se dá para colocar um relé na ligação do termoestato à primeira centralina de forma a poder controlar o horário a que quero que faça AQS!?
    • SrR
    • 1 janeiro 2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  19. Colocado por: SrR

Os fios que alimentam o termoestato levam corrente elétrica a 230v correto?

0.6463 seg. NEW