Iniciar sessão ou registar-se
  1. Jorge...
    As bombas de calor da daikin são mesmo trifásicas? Ou apenas tem as fases separadas para instalações trifásicas?
    Não sei se me fiz entender....
  2. Colocado por: trivialAs bombas de calor da daikin são mesmo trifásicas? Ou apenas tem as fases separadas para instalações trifásicas?
    os compressores são trifásicos a 440Vac ou a 230Vac, as resistências elétricas quando existem podem ser ligadas em estrela ou triangulo ou sectorialmente em monofásico, o controle é monofásico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  3. Colocado por: jorgealvesos compressores são trifásicos a 440Vac ou a 230Vac, as resistências elétricas quando existem podem ser ligadas em estrela ou triangulo ou sectorialmente em monofásico, o controle é monofásico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trivial

Ok. É que tenho 10.35 trifásico e usa pedir para mudar para monofásico, mas.... :(
  4. Colocado por: trivialmas
    não vai dar...
    Concordam com este comentário: trivial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  5. Boa tarde pessoal,

Acho que a minha máquina não está bem parametrizada e queria pedir a ajuda do pessoal mais experiente para perceber se é realmente assim ou se existe mesmo algum erro de parametrização antes de reclamar com o instalador. De referir que tenho a máquina apenas iniciada desde o dia 10 de Dezembro portanto à menos de um mês e ainda estou a tentar perceber o seu funcionamento.

Por pontos o que acho estranho:

1 - No visor do solar nas duas primeiras semanas a temperatura noite ou dia estava sempre próxima da temperatura da água que indicava a máquina, ligeiramente abaixo. Na última semana a temperatura varia consoante a temperatura exterior, já chegou a marcar apenas 1º!

2 - A temperatura da água do piso radiante supera muitas vezes os 30º.

3 - Imagem abaixo para ilustrar. A temperatura do solar está a 79º, ainda assim tem a bomba exterior a trabalhar não me parece que seja normal, mas posso estar enganado.

FDACASA

O sistema instalado é: PISO RADIANTE ROTEX + HPSU Compact ULTRA 500L R32 8KW + 2 PAINEIS SOLARES DRAIN BACK
  6. Colocado por: rfferreirajá chegou a marcar apenas 1º!
    quentinho conheço algumas que chegam aos -5ºC

ps: carregando nas setas para cima e para baixo vai ler as diferentes sondas do sistema, neste momento esta a ler a sonda TK (tem a luz verde ligada) que é como indicado na legenda a sonda dos paineis, a sonda do deposito são as TS e TC que devem ler aprox o mesmo que a sonda da bomba de calor respeitante ao deposito (chuveiro na legenda).

uma leitura dos manuais nunca fizeram mal a ninguém, apesar de serem muito genericos e até confusos pois as funções e regulações dependem da configuração da maquina que alguns aplicadores deixam por defeito a configuração de fabrica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica, rfferreira
  7. Colocado por: jaramaVoltei a enviar email para o endereço que aparece aqui no forum.
    já respondi ainda que creio que não tenha sido do seu agardao, estava junto com outros 260 mail´s na caixa do spam, pelo menos não estavam junto com os 40 por ler
  8. Colocado por: jorgealvesquentinho conheço algumas que chegam aos -5ºC

ps: carregando nas setas para cima e para baixo vai ler as diferentes sondas do sistema, neste momento esta a ler a sonda TK (tem a luz verde ligada) que é como indicado na legenda a sonda dos paineis, a sonda do deposito são as TS e TC que devem ler aprox o mesmo que a sonda da bomba de calor respeitante ao deposito (chuveiro na legenda).

uma leitura dos manuais nunca fizeram mal a ninguém, apesar de serem muito genericos e até confusos pois as funções e regulações dependem da configuração da maquina que alguns aplicadores deixam por defeito a configuração de fabrica
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rfferreira

Agradeço a ajuda Jorge, acho que vou ter de o contratar para parametrização da máquina, já dá para fazer isso pela net? :)

Em relação à leitura do manual tem toda a razão mas ainda não tive o precioso tempo. Mas vou ter em breve que estou a necessitar de umas férias e vou tratar disso num desses dias.
  9. Já agora deixo aqui os restantes valores que me dá o visor do solar.

fdcsolar
    • RSS
    • 4 janeiro 2021 editado
    Bom dia.
    Estou na fase de decidir o sistema a aplicar para AQS numa casa nova.
    A principio tinha em mente o sistema de painéis solares com circulação forçada com deposito no sótão. Mas depois de ler algumas coisas e de falar com quem me está a fazer a cotação para a instalação, surgiu a possibilidade de instalar uma bomba de calor para AQS. Ainda não tenho preço para a BC mas para paineis solares e deposito 300L inox tenho orçamento de 3200€...

A minha questão é se a BC gastará anualmente em eletricidade o mesmo ou menos que um sistema solar? incluindo a eletricidade para a bomba de circulação e resistência nos dia que o sol não aquece a água?

Algumas das condicionantes são:
    A casa é na zona OESTE, Capoto, teto falso; AC (para já só pré-instalação); e estou a pensar colocar uma salamandra a lenha na sala (Linea ADF para aquecimento e ambiente).
  10. O interesse na bomba de calor terá que se prender no valor de aquisição mais baixo que o solar e investir o restante € em fotovoltaico.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSS
    • RSS
    • 4 janeiro 2021 editado
    Colocado por: rjmpiresO interesse na bomba de calor terá que se prender no valor de aquisição mais baixo que o solar e investir o restante € em fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RSS

Ou seja "anualmente" a bomba de calor energéticamente é menos eficiente que os paineis, e só compensa se a sua instalação ficar mais barata que o sistema solar térmico de forma a que sobre margem para instalar os fotovoltaicos para apoiar a BC, certo?

Em termos de consumos uma BC 300L para AQS gasta quantos € por mês? Encontrei isto nas minhas pesquisas, será demasiado otimista?
    https://www.energiasdofuturo.com/sistemas-termodinanicos/estudo-comparativo-de-custos-energeticos.html
    Concordam com este comentário: rjmpires
  11. Colocado por: RSS

Ou seja "anualmente" a bomba de calor energéticamente é menos eficiente que os paineis, e só compensa se a sua instalação ficar mais barata que o sistema solar térmico de forma a que sobre margem para instalar os fotovoltaicos para apoiar a BC, certo?

Em termos de consumos uma BC 300L para AQS gasta quantos € por mês? Encontrei isto nas minhas pesquisas, será demasiado otimista?
    https://www.energiasdofuturo.com/sistemas-termodinanicos/estudo-comparativo-de-custos-energeticos.html

Tudo o que escreveu agora vai de encontro à experiência que estou a ter com o meu sistema solar com apoio de bomba de calor e às contas que vou fazendo.
    Um factor importante é também a quantidade de banhos/água necessária, quanto mais banhos mais a balança pende para o lado da bomba de calor.
    Mas lá está, o custo de aquisição têm de fazer sentido (isto na minha forma de ver)

Esses valores do site não devem estar muito longe da realidade de muitos, depois ainda há a questão da tarifa, bi horário e afins.. muitas contas que se têm de fazer 😛

Edit: outra questão é que depois o fotovoltaico pode alimentar mais coisas em casa que não só a bomba de calor.
    • RSS
    • 4 janeiro 2021 editado
    Então o rjmpires pelo que percebi tem painéis solares fotovoltaicos a alimentar a BC e não só!
    Uma instalação dessas ficou-lhe em +/- quanto se é que pode dizer?

Ainda andava a considerar um sistema tipo Daikin A.Q.S ECH2O 300L que está preparado para paineis de aquecimento solar DrainBack ou os fotovoltaicos... mas não tenho ideia do preço!
  12. Tenho um sistema solar com circulação forçada e uma bomba de calor para o PRH que também dá apoio nas AQS do sistema solar.
    Ficou-me em 19mil€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RSS
  13. Bom dia a todos,

Já vi por aqui descrito que as bombas de calor (máquina exterior) deveriam ser equipadas com resistência para permitir o descongelamento em temperaturas abaixo dos 0C para que não haja paragem do sistema.
    Nestes últimos 2 dias tenho tido problemas porque a temperatura tem baixado imenso e de manhã tenho o depósito (CESI 500) a 29C quando deveria estar nos 48C isto porque o sistema para por volta das 3 da manhã por congelamento.
    Existe alguma forma de validar se a máquina exterior está equipada com resistência mas está, de alguma forma, desativada?

Tenho também 3 painéis drainback que até o sol incidir estão com temperatura -5C e começam a subir rapidamente e passam acima dos 120C sem que o sistema arranque qualquer água até eles ficando depois o sistema bloqueado de o fazer por causa dos limites de seguraça de temperatura nos painéis que só me permitem aumentar até 105C.

Existe aqui alguma coisa que eu possa fazer para resolver estes 2 pontos?

Obrigado.
  14. Alguém me consegue ajudar em relação à função "Regulação da temperatura de alimentação em função das condições meteorológicas" (imagem do manual abaixo) é aconselhada estar ON ou OFF? Bombba calor Rotex/Daink RHSXB-D

Sem-T-tulo

Tenho ainda outra dúvida imagem abaixo (foto tirada hoje), a "função solar" não deveria estar ON? Referir que tenho painéis solares Drain Back.

solar-on

Deste já grato pela ajuda e um bem haja a esta comunidade.
  15. Colocado por: NRRibeiroJá vi por aqui descrito que as bombas de calor (máquina exterior) deveriam ser equipadas com resistência para permitir o descongelamento em temperaturas abaixo dos 0C para que não haja paragem do sistema.
    Nestes últimos 2 dias tenho tido problemas porque a temperatura tem baixado imenso e de manhã tenho o depósito (CESI 500) a 29C quando deveria estar nos 48C isto porque o sistema para por volta das 3 da manhã por congelamento.
    Existe alguma forma de validar se a máquina exterior está equipada com resistência mas está, de alguma forma, desativada?
    primeiro essas unidades exteriores trabalham até -25C pelo que uns grauzitos abaixo de zero são peaners.

E a descongelação é feita com base no calor do depósito que pode ser equipado com uma resistência afim de facilitar o descongelamento.
  16. Colocado por: jorgealvesprimeiro essas unidades exteriores trabalham até -25C pelo que uns grauzitos abaixo de zero são peaners.

Então alguma coisa se passa aqui porque ela para de produzir agua quente e ainda agora vi que não repôs a temperatura para AQS para 48C deixando o deposito nos 40C.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
  17. Para so aquecimento aqs, qual seria a melhor opção para uma BC. Do tipo split ou monobloco?

Que marcas de referência aconcelham? Ja vi,
    - Energie
    - Vaillant
    - Atlatic
    - Baxi
    - Videira
    - Ariston

De salientar que terei um perfil tipo XL (5 Pessoas)

0.6609 seg. NEW