Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: CARLA.BATISTAEstou a ser enganada
    não creio que esteja a ser enganada, quanto muito tem uma solução standard com as vantagens e defeitos da mesma,

    funciona? sim, mas na minha opinião pessoal e profissional poderia ter uma solução mais eficiente e até mais em conta, pois a solução térmica em drainback é muito boa mas não é nada barata, enquanto que o fotovoltaico é mais "rentavél" pois tem mais usabilidade.
  2. Colocado por: jorgealvesnão creio que esteja a ser enganada, quanto muito tem uma solução standard com as vantagens e defeitos da mesma,

    funciona? sim, mas na minha opinião pessoal e profissional poderia ter uma solução mais eficiente e até mais em conta, pois a solução térmica em drainback é muito boa mas não é nada barata, enquanto que o fotovoltaico é mais "rentavél" pois tem mais usabilidade.

    Muito obrigada pelo seus inputs.

    A questão do solar foi-me vendida com base na lógica que só estou em casa de semana após as 19:00 e não valeria a pena instalar mais que dois painéis para os stands by dos eletrodomésticos, enquanto que os paneis solares para além de aquecer a água servem de apoio ao aquecimento do piso radiante nos dias frios que tenham algum sol. Faz algum sentido para si?
  3. Colocado por: CARLA.BATISTA
    Muito obrigada pelo seus inputs.

    A questão do solar foi-me vendida com base na lógica que só estou em casa de semana após as 19:00 e não valeria a pena instalar mais que dois painéis para os stands by dos eletrodomésticos, enquanto que os paneis solares para além de aquecer a água servem de apoio ao aquecimento do piso radiante nos dias frios que tenham algum sol. Faz algum sentido para si?


    Se dúvidas existissem...mesma empresa mesmo comercial...
  4. Colocado por: CARLA.BATISTAenquanto que os paneis solares para além de aquecer a água servem de apoio ao aquecimento do piso radiante nos dias frios que tenham algum sol. Faz algum sentido para si?


    Colocado por: jorgealveso fotovoltaico é mais "rentavél" pois tem mais usabilidade
  5. A questão dos painéis fotovoltaicos é que são muito mais baratos de comprar e flexíveis de instalar.
    A questão de só se estar em casa quando não estão a produzir é verdade, mas isso pode ser largamente optimizado com os electrodomésticos actuais:
    - a BC pode ser programada para fazer AQS em horas de elevada produção. Melhor COP e consumo solar optimizado.
    - as máquinas podem ser programadas para funcionar durante o dia.
    - há equipamentos (medidores) que permitem acompanhar à distância a produção solar e tomadas inteligentes que também permitem programação horária.

    É óbvio que sem baterias é difícil aproveitar a produção toda, mas pode ser muito facilmente optimizada.
    Edit: e há uns desviadores de excesso de consumo que medem a entrada/saída do quadro e permitem desviar apenas aquilo que seria injectado na rede (excesso de produção) para uma carga resistiva (normalmente a resistência do depósito de AQS). Zero desperdício :-)
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6. Colocado por: CARLA.BATISTA
    Muito obrigada pelo seus inputs.

    A questão do solar foi-me vendida com base na lógica que só estou em casa de semana após as 19:00 e não valeria a pena instalar mais que dois painéis para os stands by dos eletrodomésticos, enquanto que os paneis solares para além de aquecer a água servem de apoio ao aquecimento do piso radiante nos dias frios que tenham algum sol. Faz algum sentido para si?

    No verão há sol desde as 6h30 até às 21h30.
    Além disso há 52 fins de semana ao ano.
    Mais ainda, dois painéis não produzem 600 watt de energia do amanhecer ao anoitecer de forma constante e 365 dias ao ano.
    Se dois painéis são suficientes no pico do verão das 11h30 as 15h30, onde devem produzir mais de 400 watt, nos nos restantes meses do ano, e fora deste período horário, vão produzir bem menos que os 400 watt.
    O segredo não está em medir, estimar, quantificar, saber o que a casa gasta, mas sim fazer uma compra inteligente .

    De nada vale, saber estimar e quantificar os consumos chegando à conclusão que dois painéis de 280 watt são suficientes, e dizer " sim sou inteligente" sei os meus consumos , não vou se enganado a instalar mais painéis, como o outro das Contas Poupanças, para depois pagar 1000 euros à EDP pela instalação, quando por 1000 euros instala 1 kW de potência
  7. Rapazes.... tecnicamente tudo isso é brilhante. Sem dúvidas! Mas parece-me complexidade a mais para quem vive sozinha.

    Fico sempre apreensiva com eletrodomésticos a trabalharem sem eu estar em casa. Azares acontecem e tenho essa fobia. É o que é...

    Se puderem e se estiverem com paciência, e pelo que o Sr. Jorge já opinou, não faz sentido um cilindro de inércia para apoio do piso radiante com esta bomba de calor, considerando em certas condições, uma de 30 litros. A analogia do para e arranca faz sentido? 100 Litros nunca porquê?
  8. Colocado por: callinas
    No verão há sol desde as 6h30 até às 21h30.
    Além disso há 52 fins de semana ao ano.
    Mais ainda, dois painéis não produzem 600 watt de energia do amanhecer ao anoitecer de forma constante e 365 dias ao ano.
    Se dois painéis são suficientes no pico do verão das 11h30 as 15h30, onde devem produzir mais de 400 watt, nos nos restantes meses do ano, e fora deste período horário, vão produzir bem menos que os 400 watt.
    O segredo não está em medir, estimar, quantificar, saber o que a casa gasta, mas sim fazer uma compra inteligente .

    De nada vale, saber estimar e quantificar os consumos chegando à conclusão que dois painéis de 280 watt são suficientes, e dizer " sim sou inteligente" sei os meus consumos , não vou se enganado a instalar mais painéis, como o outro das Contas Poupanças, para depois pagar 1000 euros à EDP pela instalação, quando por 1000 euros instala 1 kW de potência


    Que grande dissertação. O que é afinal uma compra inteligente? Se não não é pelos consumos oi estimativas de, qual é o critério?
  9. Colocado por: callinas
    No verão há sol desde as 6h30 até às 21h30.
    Além disso há 52 fins de semana ao ano.
    Mais ainda, dois painéis não produzem 600 watt de energia do amanhecer ao anoitecer de forma constante e 365 dias ao ano.
    Se dois painéis são suficientes no pico do verão das 11h30 as 15h30, onde devem produzir mais de 400 watt, nos nos restantes meses do ano, e fora deste período horário, vão produzir bem menos que os 400 watt.
    O segredo não está em medir, estimar, quantificar, saber o que a casa gasta, mas sim fazer uma compra inteligente .

    De nada vale, saber estimar e quantificar os consumos chegando à conclusão que dois painéis de 280 watt são suficientes, e dizer " sim sou inteligente" sei os meus consumos , não vou se enganado a instalar mais painéis, como o outro das Contas Poupanças, para depois pagar 1000 euros à EDP pela instalação, quando por 1000 euros instala 1 kW de potência


    A pergunta que fica é qual é a métrica para avaliar a quantidade de painéis a instalar? A EDP só tem a vantagem de se pagar parcelado e para quem não tem €€€ disponível é talvez a única alternativa. Quando criticamos devemos ter este aspecto em conta.

    Depois outra dificuldade que leigos como eu se depararam até a instalação, é encontrar instaladores competentes e sobretudo sérios!!! Não é fácil e só saberemos até à primeira avaria ou não..

    A subjetividade é tremenda e não ajuda ao esclarecimento, principalmente com tom joncoso como este comentário do Callinas. Vocês são todos burros e eu é que sei. Se assim não fosse você provavelmente andaria noutro ramo de atividade. Seja humilde e não goze com o desconhecimento dos demais. Amanhã você pode estar do outro lado numa outra qualquer questão e certamente quererá ser tratado com respeito e o ter informações claras e objetivas..
  10. Colocado por: CARLA.BATISTAconsiderando em certas condições, uma de 30 litros. A analogia do para e arranca faz sentido? 100 Litros nunca porquê?
    está unidade é de potência e caudal variável adicionalmente tem a possibilidade de ser curva de aquecimento DC, um depósito de inércia de grande volume vai simplesmente anular as mais valias anteriormente mencionadas.

    Nesta versão nunca apliquei qualquer depósito de inércia nem nunca tal necessidades se veio a verificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANSERA
  11. Colocado por: jorgealvesestá unidade é de potência e caudal variável adicionalmente tem a possibilidade de ser curva de aquecimento DC, um depósito de inércia de grande volume vai simplesmente anular as mais valias anteriormente mencionadas.

    Nesta versão nunca apliquei qualquer depósito de inércia nem nunca tal necessidades se veio a verificar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ANSERA


    Bom dia Sr. Jorge Alves...

    Obrigado pelo feedback.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS
  12. Há uma coisa que eu com o meu grau de limitação elevado a entender estas coisas, ainda não cheguei lá. Ora se no inverno os painéis solares térmicos não são suficientes para ter AQS e precisa sempre de um apoio (resistência eléctrica, Caldeira, bomba de calor,...) como é que nessa mesma situação podemos ter painéis solares térmicos ainda a dar apoio a um PRH?
    Talvez porque num dia soalheiro e se das 09 às 18 não estiver ninguém em casa e as AQS não forem solicitadas essa “energia” é toda direccionada para o PRH, é isto?
  13. Colocado por: costa.anselmo

    A pergunta que fica é qual é a métrica para avaliar a quantidade de painéis a instalar? A EDP só tem a vantagem de se pagar parcelado e para quem não tem €€€ disponível é talvez a única alternativa. Quando criticamos devemos ter este aspecto em conta.

    Depois outra dificuldade que leigos como eu se depararam até a instalação, é encontrar instaladores competentes e sobretudo sérios!!! Não é fácil e só saberemos até à primeira avaria ou não..

    A subjetividade é tremenda e não ajuda ao esclarecimento, principalmente com tom joncoso como este comentário do Callinas. Vocês são todos burros e eu é que sei. Se assim não fosse você provavelmente andaria noutro ramo de atividade. Seja humilde e não goze com o desconhecimento dos demais. Amanhã você pode estar do outro lado numa outra qualquer questão e certamente quererá ser tratado com respeito e o ter informações claras e objetivas..

    Se acha que o comentário do callinas foi jocoso então tem de o reler mais umas vezes, pois se há user no fórum que dá um contributo extraordinário sobre consumos e produções é ele.
    Se não conseguiu compreender o que ele disse é outra coisa... O que ele lhe está a dizer é que a realidade de Junho é diferente da realidade de Dezembro,e que as horas solares também são totalmente diferentes e se quer dimensionar um sistema para a sua casa, tem de ter noção dos consumos e como os vai colmatar com o fotovoltaico e que ajustes terá de fazer no seu dia a dia.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  14. Colocado por: CARLA.BATISTAFico sempre apreensiva com eletrodomésticos a trabalharem sem eu estar em casa. Azares acontecem e tenho essa fobia. É o que é...

    É um receio válido. Nesse caso restaria a ultima hipótese que mencionei, um desviador de excesso de produção para a resistência eléctrica do depósito. Claro que desviar 300 ou 400W para esta resistência pouco efeito faria, estaríamos sempre a falar de instalar 6 painéis num total sempre superior a 1500Wp.
    Uma coisa deste género
    https://myenergi.com/product/eddi/

    Colocado por: costa.anselmoA pergunta que fica é qual é a métrica para avaliar a quantidade de painéis a instalar?

    Eu diria que não há uma métrica que dê para todos. Tem muito a ver com a realidade de cada um e como se está disponível para procurar optimizar a produção.
    Procurando desviar consumos para o pico da produção solar, eu apontava sempre para 1500Wp ou mais, como disse acima. Mas se for uma instalação fácil (porque há um custo - que pode ser significativo - relativo à instalação) e a ideia for mesmo só compensar o standby dos equipamentos de casa, 2 painéis são muito suficientes.

    Colocado por: costa.anselmoA EDP só tem a vantagem de se pagar parcelado e para quem não tem €€€ disponível é talvez a única alternativa. Quando criticamos devemos ter este aspecto em conta.

    Entendo, mas aqui o callinas tem razão. A proposta da EDP não é nada de especial. Há muitas formas de se financiar se for esse o caso.
    Espera-se que os painéis se paguem numa janela temporal razoável. Ao fazer uma má compra, essa janela temporal cresce às vezes de forma completamente desproporcional. Ora se for para nunca se pagarem (imagine um payback de 15-20 anos) então mais vale não ter a chatice e pagar o investimento diluído na energia mensal.
    Um exercício puramente académico, se 500Wp de painéis produzirem em média 200W e 8h por dia ao longo de todo o ano, e tiver pago 1000€ por eles instalados, precisa de ~~10 anos para os pagar. Já se pagar 1500€ por 1500Wp e os rentabilizar (por exemplo desviando consumos de forma eficaz como sugerido acima), pode produzir/consumir seguramente 600W em média em 8h diárias ao longo do ano e pagar o investimento em menos de 5 anos.
  15. Colocado por: Bruno.AlvesJá se pagar 1500€ por 1500Wp e os rentabilizar (por exemplo desviando consumos de forma eficaz como sugerido acima), pode produzir/consumir seguramente 600W em média em 8h diárias ao longo do ano e pagar o investimento em menos de 5 anos.
    atenção que desviar excesso de consumo para uma resistência eléctrica para AQS quando a bomba de calor ao fazer esse serviço tem um consumo irrisório pode ser um tiro no pé.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  16. Colocado por: jorgealvesatenção que desviar excesso de consumo para uma resistência eléctrica para AQS quando a bomba de calor ao fazer esse serviço tem um consumo irrisório pode ser um tiro no pé.


    Mas usar um gestor de excedentes, num toalheiro eletrico, podia ser exequivel, não?
  17. Colocado por: VXMC

    Mas usar um gestor de excedentes, num toalheiro eletrico, podia ser exequivel, não?
    e qual será a real utilidade disso???
    Será que faria alguma falta ou inclusive sentido sabendo que esse excesso seria num horário que habitualmente não está ninguém em casa??
  18. Quando existe uma bomba de calor a fazer as AQS deve se direcionar esse excedente para alimentar a bomba de calor ou mais simplesmente programar a bomba para fazer AQS a uma temp mais elevada durante o horário previsto de excedente solar.
    Concordam com este comentário: brunoa
  19. Colocado por: jorgealvesQuando existe uma bomba de calor a fazer as AQS deve se direcionar esse excedente para alimentar a bomba de calor ou mais simplesmente programar a bomba para fazer AQS a uma temp mais elevada durante o horário previsto de excedente solar.


    Isso mesmo, mas com atenção que o "excesso" deve ser, pelo menos, 400w (ou outro valor próximo da potência da bomba de calor), senão está a ligar a Bomba de Calor desnecessariamente e ainda vai pagar mais à edp.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  20. Colocado por: jorgealvese qual será a real utilidade disso???
    Será que faria alguma falta ou inclusive sentido sabendo que esse excesso seria num horário que habitualmente não está ninguém em casa??

    Utilizar excedente faz sempre sentido jorge, e se é excedente é porque a bomba não estaria a utilizar.
 
0.7336 seg. NEW