Mais uma questão que tem a ver com a recolha de ideias para construir uma moradia:
Cave ou Sótão.
Numa moradia com r/c e 1º andar, cada um com área aproximada de 100m2 qual a melhor solução para acrescentar um salão para "festas" particulares e reunião da familia em peso?
opção 1:
CAVE com 100 m2 onde (+/-) metade seria garagem e arrumos e a outra (+/-) metade o tal salão!
opção 2:
SÓTÃO com 50m2 apenas para o tal salão, fazendo um telheiro no exteiror da casa para abrigar o carro! E no futuro se necessário, pensasse nos arrumos no exterior? O sótão apenas poderá ter 50% da área do piso inferior. Isto se entendi bem o que diz no PDM, algures por lá fala em 2 cerceas sendo que pode ser admitida 3º desde que tenha área igual ou inferior a 50% da área do piso imediatamente abaixo.
O terreno não "obriga" a ter cave e "facilita" a sua construção. Vizinhos com caves dizem não ter tido problemas na construção (não encontram pedra apenas terra "mole"), pelo que me disseram não há lençois de água naquela zona e até agora ainda não ouvi nenhum vizinho a falar em infiltrações.
A minha dúvida prende-se com o que será mais "prático" para o pretendido e o que será mais "económico".
No fundo queria saber os prós e contras de se ter uma cave ou um sótão!
Ah, a cave seria "enterrada"! ou então com um "fosso" de 1,5m em 2 frentes! Tipo para fazer escadas que dêem acesso directo à cave e também para facilitar iluminação.
Já deve saber isto, mas digo-lhe que o Sótão é muito mais económico de construir que a cave. Se o custo for um factor importante, então opte pelo sótão.
Atenção que um sotão para utilização de peso, como parece ser o caso, obriga a dimensionar a laje de esteira, pilares subjacentes, vigas e sapatas para suportar tais cargas. Nunca esquecer este pormenor, sob pena de vir a ter graves dissabores. Cumprimentos