Iniciar sessão ou registar-se
    • JdSoMo
    • 15 setembro 2009 editado

# 1

Boa tarde.

Mais uma questão que tem a ver com a recolha de ideias para construir uma moradia:

Cave ou Sótão.

Numa moradia com r/c e 1º andar, cada um com área aproximada de 100m2 qual a melhor solução para acrescentar um salão para "festas" particulares e reunião da familia em peso?

opção 1:

CAVE com 100 m2 onde (+/-) metade seria garagem e arrumos e a outra (+/-) metade o tal salão!

opção 2:

SÓTÃO com 50m2 apenas para o tal salão, fazendo um telheiro no exteiror da casa para abrigar o carro! E no futuro se necessário, pensasse nos arrumos no exterior? O sótão apenas poderá ter 50% da área do piso inferior. Isto se entendi bem o que diz no PDM, algures por lá fala em 2 cerceas sendo que pode ser admitida 3º desde que tenha área igual ou inferior a 50% da área do piso imediatamente abaixo.
  1.  # 2

isso é uma questão em que as caracteristicas do terreno "tem uma palavra a dizer".
  2.  # 3

Caracteristicas do terreno:

O terreno não "obriga" a ter cave e "facilita" a sua construção. Vizinhos com caves dizem não ter tido problemas na construção (não encontram pedra apenas terra "mole"), pelo que me disseram não há lençois de água naquela zona e até agora ainda não ouvi nenhum vizinho a falar em infiltrações.

A minha dúvida prende-se com o que será mais "prático" para o pretendido e o que será mais "económico".

No fundo queria saber os prós e contras de se ter uma cave ou um sótão!
  3.  # 4

Ah, a cave seria "enterrada"! ou então com um "fosso" de 1,5m em 2 frentes! Tipo para fazer escadas que dêem acesso directo à cave e também para facilitar iluminação.
    • eu
    • 15 setembro 2009

# 5

Já deve saber isto, mas digo-lhe que o Sótão é muito mais económico de construir que a cave. Se o custo for um factor importante, então opte pelo sótão.
    • LB
    • 16 setembro 2009

# 6

Atenção que um sotão para utilização de peso, como parece ser o caso, obriga a dimensionar a laje de esteira, pilares subjacentes, vigas e sapatas para suportar tais cargas. Nunca esquecer este pormenor, sob pena de vir a ter graves dissabores.
    Cumprimentos

0.0114 seg. NEW