Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Nos últimos tempos tenho pesquisado bastante sobre sustentabilidade e auto construção mas os exemplos maioritariamente documentados são em países estrangeiros e com regras diferentes. Ontem dei de caras com esta notícia do Público, pesquisei a página e através deles descobri mais casais e exemplos de auto construção em Portugal.
    Afinal sempre é possível construir nestas condições e sem necessidade de ligar a casa a água, electricidade e esgotos das companhia. Qual é a vossa opinião e conhecimento a respeito deste tema?

    https://www.publico.pt/2019/08/13/p3/reportagem/familia-construiu-microcasa-quase-100-sustentavel-pastos-acorianos-1883173?fbclid=IwAR3Q3NBH7ZGDcdQlcZVY3LRLSnI5t6tlIPRz8JJ6mkwdOvGnFGde7Jhub10
  2.  # 2

    "com 7,5 metros de altura, seis de largura, 45 metros quadrados no total." É pena as reportagens já não terem o rigor que tinha anteriormente.
  3.  # 3

    Colocado por: andmaur"com 7,5 metros de altura, seis de largura, 45 metros quadrados no total." É pena as reportagens já não terem o rigor que tinha anteriormente.

    Acho que o importante é o projecto em si e não tanto a altura e largura da casa. Mas sim, tem razão.
  4.  # 4

    Colocado por: Duarte1
    Acho que o importante é o projecto em si e não tanto a altura e largura da casa. Mas sim, tem razão.


    O projecto em si é como tantos e tantos que já existem e não são divulgados, de louvar a iniciativa e parabéns à família pela mesma, não acredito é que seja passível de acontecer em centros urbanos e sim apenas em rurais isolados, voltamos à conversa da habitação móvel e se a mesma pode ficar mais de 1 ano "estacionada" no mesmo local, Portugal...aquele país à parte com leis completamente desadequadas e desatualizadas.
  5.  # 5

    É um tema que também me interessa e goatava de fazer o mesmo, mas do que entendo estas casas não são legais.

    Senão qualquer pessoa chegava a um terreno e punha lá uma casa. Talvez no meio dum monte nos Açores seja possível por ninguém querer fiscalizar, mas nas grandes cidades duvido.

    Mas espero que venham mais foristas conhecedores do assunto opinar.
  6.  # 6

    Colocado por: andmaur

    O projecto em si é como tantos e tantos que já existem e não são divulgados, de louvar a iniciativa e parabéns à família pela mesma, não acredito é que seja passível de acontecer em centros urbanos e sim apenas em rurais isolados, voltamos à conversa da habitação móvel e se a mesma pode ficar mais de 1 ano "estacionada" no mesmo local, Portugal...aquele país à parte com leis completamente desadequadas e desatualizadas.

    A questão é mesmo essa, em Portugal pouquíssimos são efectivamente documentados, fora é um mundo de informação para descobrir. Nos centros urbanos torna-se um pouco mais difícil até porque uma das finalidades destes projectos é sustentabilidade e o contacto com a natureza.
  7.  # 7

    Colocado por: mar_juÉ um tema que também me interessa e goatava de fazer o mesmo, mas do que entendo estas casas não são legais.

    Senão qualquer pessoa chegava a um terreno e punha lá uma casa. Talvez no meio dum monte nos Açores seja possível por ninguém querer fiscalizar, mas nas grandes cidades duvido.

    Mas espero que venham mais foristas conhecedores do assunto opinar.

    Pelo que pude apurar a casa é extremamente conhecida nos Açores e a família já recebeu na casa a visita da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo. O que li é que a casa por ser amovível não é necessário licença, não sei se será igual em todas as do país mas adorava saber.
  8.  # 8

    Colocado por: JoelMamovível e móvel não é a mesma coisa! Amovível precisa de licença na mesma!

    Obrigada pela clarificação.
 
0.0147 seg. NEW