Colocado por: manelvcRafael a batata doce tem alguma "manha"?raízes? Ou sejá a rama está a enraizar é isso ? Se for é levantar ( desunhar ) a rama , soltar a rama até à raiz principal, voltar a colocar a rama com cuidado de forma original ... de resto não há manhas 😂há é trabalho e carinho 😂😂😂
Segundo a minha sogra as raízes estão a andar à volta das batatas dela...
Colocado por: clasusBatata inglesa? Elabora ...é normal isso acontecer quando elas levem tempo demais na terra mas até serem rijos acredito mais numa anomalia do clima como extrema seca ... batata inglesa é um termo introduzido nos Açores, foram os ingleses que trouxeram a batata , sou do tempo em que só havia uma raça de batatas era a batata inglesa hoje a variação é muita mas o termo ficou , se não for doce é batata inglesa .
Já agora, é normal a batata doce ter partes "fibrosas"? Partes da batata que saem em fios rijos :(
Colocado por: rafaelisidoroé normal isso acontecer quando elas levem tempo demais na terra mas até serem rijos acredito mais numa anomalia do clima como extrema seca ... batata inglesa é um termo introduzido nos Açores, foram os ingleses que trouxeram a batata , sou do tempo em que só havia uma raça de batatas era a batata inglesa hoje a variação é muita mas o termo ficou , se não for doce é batata inglesa .
Colocado por: clasusJá agora são fibrosas ricas em fibras , a parte mais exterior normalmente se leva mais tempo na terra ficá como te disse mas para ficarem duras só mesmo muito tempo ou anomalia do clima ... as minhas são como manteiga de açúcar lol se isso existisse eram as minhas batatas , outra coisa deve-se deixar a batata ao sol uns 3 dias se não houver sol pelo menos deixar ao ar fresco uma semana , ela perde o látex existente e se houver sol apura o açúcar...
É possível que tenha sido tempo a mais pois regar eu regava. Tinha melancias à beira e a água escorria para a zona das batatas. Até pensei que pudesse ser de excesso de água mas poderá ter sido demasiado tempo na terra. Para a próxima tenho de ter mais cuidado.
Colocado por: maria rodriguesRafael, obrigada por partilhar connosco as maravilhosas imagens das suas lides agrícolas. É um privilégio!privilégio é ter gente amiga que se reconhece num trabalho destes , infelizmente este ano e o fim do passado não foram nada bons para mim e para as culturas espero que a coisa mude naturalmente e que dê para mostrar e evoluir ainda mais com o fórum da casa e com as pessoas que aqui escrevem , aprendem e partilham ... Bem haja à Maria .
Colocado por: rafaelisidoroJá agora são fibrosas ricas em fibras , a parte mais exterior normalmente se leva mais tempo na terra ficá como te disse mas para ficarem duras só mesmo muito tempo ou anomalia do clima ... as minhas são como manteiga de açúcar lol se isso existisse eram as minhas batatas , outra coisa deve-se deixar a batata ao sol uns 3 dias se não houver sol pelo menos deixar ao ar fresco uma semana , ela perde o látex existente e se houver sol apura o açúcar...
Colocado por: clasusLátex? What?
Colocado por: branco.valterTu a apanhares e eu já praticamente acabei com a minha batata doce deste ano. Agora só para o ano...eu a apanhar desde Setembro e vai ser até Julho ou Agosto , daqui a 15 dias estarei a plantar mais rama ...
Colocado por: ajcrMas fazes canteiro (plantio) da batata-doce ou aproveitas da rama?das duas , normalmente não faço canteiro como lavro a terra as batatas miudas rebentam e é uma contaminação dos diabos ehehehhe mas uso das duas .
Colocado por: rafaelisidoroeu a apanhar desde Setembro e vai ser até Julho ou Agosto , daqui a 15 dias estarei a plantar mais rama ...
Colocado por: branco.valterpor cá o maximo que pode acontecer é a rama ficar dispentiada lol
Aqui se eu mete-se rama de batata doce no chão, em poucas semanas iam estar queimadas da geada.
Colocado por: branco.valterÉ por isso é que eu não gosto dos Açorianos... LOLah isso não sei mas ele vai dizer-te que por lá choveu bem eheheheh
PS: mais umas duas semanas e lá vou buscá-los ao aeroporto.
PS2: quero ver o que ele diz quando vir a horta...