Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 20 fevereiro 2019

# 501

Colocado por: branco.valterA minha companheira na horta...

Como é que a convenceu ?
  1.  # 502

Colocado por: eu
    Como é que a convenceu ?
    Para já é fácil. Deixe-a ter aí uns 13/14 anos...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 21 fevereiro 2019

# 503

Os meus não saem dos computadores e tablets. Qualquer dia, eles vão avariar misteriosamente...
  2.  # 504

A ver pelas imagens da Horta, a sua companheira tem ai muito com que se entreter, ela e você :)
    Concordam com este comentário: branco.valter
  3.  # 505

Colocado por: BelhinhoPara já é fácil. Deixe-a ter aí uns 13/14 anos...
    Concordam com este comentário:eu

Quando começarem a aperceber-se que aquilo não é brincadeira, começa-lhes logar a passar a vontadade!
  4.  # 506

A minha filhota tem 7 anos e não tive que a convencer, ela mesmo quer ir com o pai para a horta. Ela plantou e soltou o chão por usa iniciativa, o pai não a obriga a nada.

O que querem que eu vos diga, ela gosta da horta, tem boas notas, toca bateria e vê filmes com o pai… esperem aí que vou limpar a baba do teclado. LOL
  5.  # 507

Colocado por: euOs meus não saem dos computadores e tablets. Qualquer dia, eles vão avariar misteriosamente...

Não tem disso nem quero dar-lhe tão cedo. Quer distrair-se?… então tem a bateria, a bicicleta, os patins em linha, o jardim (onde faz castelos e chás de princesas), etc.
    Concordam com este comentário: eu, Belhinho, MrVetable, fagulhas
    • eu
    • 21 fevereiro 2019 editado

# 508

Colocado por: branco.valterNão tem disso nem quero dar-lhe tão cedo. Quer distrair-se?… então tem a bateria, a bicicleta, os patins em linha, o jardim (onde faz castelos e chás de princesas), etc.

O problema é quando eles começam a ver os colegas todos com tablets, smartphones, e a falar nos intervalos daquele jogo chamado fortnite.

E depois chegam ao pé dos Pais e dizem: "eu tenho notas excelentes na escola, e não posso ter o mesmo que o miguel? De que vale então ser bom aluno?"

PIMBA! Xeque-Mate !
  6.  # 509

Colocado por: eu
    O problema é quando eles começam a ver os colegas todos com tablets, smartphones, e a falar nos intervalos daquele jogo chamado fortnite.

E depois chegam ao pé dos Pais e dizem: "eu tenho notas excelentes na escola, e não posso ter o mesmo que o miguel? De que vale então ser bom aluno?"

PIMBA! Xeque-Mate !

A minha filha que está no 2º ano já tem colegas com isso tudo, mas sabe que os pais só vão dar quando chegar a altura para isso (à nossa descrição). Eu conheço crianças mais novas que a minha e que já estão completamente viciadas nas novas tecnologias, o que deixa-me angustiado. Esta geração não é a geração rasca, ou a geração perdida, mas sim a geração fechada. Fechada no seu mundo, fechada num mundo de ilusão (Facebook, Instagram, Snapchat, etc) e que não sabe socializar.

A sociedade no seu todo vai pagar por isto!!!
    Concordam com este comentário: eu, BM_18
    • eu
    • 21 fevereiro 2019

# 510

Colocado por: branco.valterEsta geração não é a geração rasca, ou a geração perdida, mas sim a geração fechada. Fechada no seu mundo, fechada num mundo de ilusão (Facebook, Instagram, Snapchat, etc) e que não sabe socializar.

A sociedade no seu todo vai pagar por isto!!!

Concordo a 100%.

Para já ainda vai controlando aquilo que ela faz, mas vai ver que daqui a uns anos as coisas vão ser bem diferentes...
  7.  # 511

Tenho a noção de que corro o risco... mas tenho esperança que consiga diminuir ao máximo este cenário. A música, a escola, a horta são tudo formas de tentar reduzir ao máximo o tempo nos PC, etc.
    • ktm333
    • 23 fevereiro 2019 editado

# 512

Comecei a ajudar na horta desde muito cedo, sempre me disseram que quando fosse mais velho e começasse a conseguir fazer as coisas sozinho ia deixar de gostar, adivinhem, enganaram-se.. É preciso é ser equilibrado em tudo, passei as férias de verão todas na aldeia, tinha telemovel, e essas coisas todas, simplesmente a educação que me deram foi a de ajudar, seja familia ou vizinhos, quantas vezes acoredei as 5 e 6 de manha para ir ajudar os vizinhos a arrancar batatas, ou na vindima.. Enquanto a maior parte dos pais os deixa estar no telemovel ou tablet para não estarem a chatear eu ia com o meu pai sempre que era para ir fazer alguma coisa, fizesse muito, pouco ou nada, estava lá, via como era e fazia quelquer coisa, mesmo indo contrariado, entendi que eram coisas necessárias e que se todos ajudarem custava menos, se eles se mostrarem interessados levem-nos com vocês a culpa dos vossos filhos serem assim é vossa ;)
    Colocado por: branco.valterTenho a noção de que corro o risco... mas tenho esperança que consiga diminuir ao máximo este cenário. A música, a escola, a horta são tudo formas de tentar reduzir ao máximo o tempo nos PC, etc.

Mas o tempo no PC pode até nem ser mau, basta que se sente com ela e comecem a ver videos de plantações no youtube, ou informações sobre coisas da horta, depois compram as sementes, ou as arvores e vão plantar, quando era miudo gostava bastante de plantar arvores e plantas e ver o crescimento, vai ver que depois vai ser ela a tomar a iniciativa e a dizer "Pai podemos plantar isto"..
    Concordam com este comentário: jorgand
  8.  # 513

Ela hoje fez birra porque era fim-de-semana e o pai estava em casa. Passo a explicar, eu por norma trabalho aos sábados e por isso horta só mesmo ao domingo e segunda-feira. Por isso ela está habituada a ir para a horta aos domingos comigo. Ora hoje ela acorda e eu estou em casa, começou logo a dizer que queria ir semear os oregãos com o pai e como não dava foi logo birra. Depois expliquei que era sábado e não domingo e que hoje era para o pai fazer outras coisas, mas tive que prometer-lhe que ia mexer na terra com o pai amanhã. Oregãos e cebolo... cá vou eu! LOL

PS: eu comprei na semana passada as sementes a pedido dela e da mãe.
  9.  # 514

Colocado por: ktm333Mas o tempo no PC pode até nem ser mau, basta que se sente com ela e comecem a ver videos de plantações no youtube,
    O pior é quando se começa a ver vídeos de plantações de bananeiras por exemplo, acaba-se por ver vídeos de podas de cerejeiras, enxertias de macieiras, etc. O youtube e outras plataformas estão feitas de modo a prender as pessoas. É difícil focalizarmo-nos e depois há excesso de informação que nem sempre é exactamente aquela que nós queremos
    • ktm333
    • 25 fevereiro 2019 editado

# 515

Colocado por: branco.valter
    PS: eu comprei na semana passada as sementes a pedido dela e da mãe.

Imagino que no Domingo de manha cedo já estava a chatear, mas são esses momentos pai/filha que vai ter saudades no futuro provavelmente :P A mulher também ajuda?
      Colocado por: Mighty SparrowO pior é quando se começa a ver vídeos de plantações de bananeiras por exemplo, acaba-se por ver vídeos de podas de cerejeiras, enxertias de macieiras, etc.

Mas isso não precisa de ser mau, tenho andado a ver maquinas para colheita de azeitona, e ao irem aparecendo vários tipos facilita-me o trabalho, depois a interpretação e explicação da pessoa que faz o video ja é diferente de pessoa para pessoa, mas isso até no telejornal acontece...
      A minha ideia foi apenas mostrar que pode nem ser mau estar ao computador, tudo depende é das coisas que se fazem lá.. E na minha opinião é uma forma de motivar os miudos, mete-los a procurar informação, mesmo que ja se saiba, as vezes aprendemos que a maneira como fazemos não é a mais correta, e mostramos que o trabalho deles também é importante, ficando eles motivados.. A 99% das pessoas que conheço da minha idade não querem saber da agricultura, "nem sequer sabem" plantar batatas, são os pais que fazem e que não os cativaram a ajudar, dizendo coisas do tipo "Ahh filho vai estudar que isto aqui não é vida para ninguém"(como ouvi várias vezes), não tem que se fazer vida disso, mas é importante saberem de onde vem as coisas, o que custa ter as coisas, como isto são outras coisas(que não tem a ver com este tópico), pode ser um ensinamento para a vida, quem é que me garante que não entramos numa grande crise e que temos de voltar todos a plantar batatas para comer?
      Concordam com este comentário: nunos7
    •  # 516

Colocado por: branco.valterEsta geração não é a geração rasca, ou a geração perdida, mas sim a geração fechada. Fechada no seu mundo, fechada num mundo de ilusão (Facebook, Instagram, Snapchat, etc) e que não sabe socializar.

Uma vez a jantar num restaurante, estava lá um grupo de jovens (18-20 anos) a fazer um jantar de grupo. cada um agarrado ao seu telélé em plena refeição, de vez em quando um falava para outro. Achei incrivel nunca tinha assistido a nada assim.
    •  # 517

Colocado por: ktm333

Imagino que no Domingo de manha cedo já estava a chatear, mas são esses momentos pai/filha que vai ter saudades no futuro provavelmente :P A mulher também ajuda?

A mulher é apanhada com a limpeza da casa. A mulher nem dorme se pensa que há alguma coisa suja! Mas chegou-me a ajudar a apanhar a batata e a cebola, de resto sou eu e a pequena.
      •  # 518

Colocado por: Wardruna
        Uma vez a jantar num restaurante, estava lá um grupo de jovens (18-20 anos) a fazer um jantar de grupo. cada um agarrado ao seu telélé em plena refeição, de vez em quando um falava para outro. Achei incrivel nunca tinha assistido a nada assim.

Não é de estranhar, vá a uma escola e diga-me se continua a ver os miudos a jogar a bola("futebol"), ou outra coisa qualquer.. No meu tempo(pareço um velho mas não sou lol) era futebol, tazos, beyblades, cartas de Yu Gi oh... Hoje em dia todos os putos tem um telemovel ou um tablet, já não sabem conviver, brincar e a culpa é dos pais que desde crianças que os habituaram a ficar agarrados àquilo para não chatearem, eu se estivesse a chatear muito em vez de um telemovel levava uma chapada(nem levei muitas, mas as que levei foram bem dadas), hoje em dia não se pode tocar num cabelo dos miudos!
          É por isso que cada vez mais gosto da Aldeia, entretenho-me lá com as coisas, vou fazendo aos poucos, vai dando comida da boa para casa, nem rede tenho na maior parte dos sitios, ninguém me chateia.. Se encontro uma mulher que também goste destas m***as caso-me já lol
          Colocado por: branco.valterA mulher é apanhada com a limpeza da casa. A mulher nem dorme se pensa que há alguma coisa suja! Mas chegou-me a ajudar a apanhar a batata e a cebola, de resto sou eu e a pequena.

Já parece a minha mãe, ai de alguém que deixe alguma coisa suja e não limpe! Importante é manter a pequena motivada a continuar e mostrar que é uma coisa boa mesmo para o futuro.. Não sei se tem costume de fazer, dependendo da zona, se tiver terreno a mais, pode ir aproveitando sementes da própria horta, e ir plantando mais cedo, ou para os proximos anos, no caso dos coentros pode deixar um espigado e já dá semente para o proximo ano, escusa de comprar e já sabe que é boa.. O ano passado semeei melancias, aboboras, meloas, num terreno de sequeiro e andamos o verão todo a comer melancias de lá, bem docinhas e sumarentas, semeadas de sementes aproveitadas de melancias compradas.. Da ultima vez que la fui plantamos as batatas temporão, e como sobrarm algumas que não iam servir para nada, fui espetalas noutro terreno(terra boa) também de sequeiro, tudo o que derem é lucro só tenho trabalho a plantar(a terra estava lavrada) e depois a tirar, que provavelmente será com o trator também..
        •  # 519

E a rega...
        •  # 520

ai como dói , aqui as "femas" levam tudo , foi a Julia , a Killian , só falta mesmo a Rosário e a Filomena , levaram as batatas , as favas , as bananeiras , as ervilhas os feijões ... é bom ver a pequenada a cultivar , as minhas também "ajudam" entretêem-se a minha mais velha com 6 anos semeou , transplantou um rego enorme de Manjericão e depois colheu-o e fez uma sopa de grão com a ajuda do pai aonde os colocou crus por cima ... uma experiência super agradável , as duas tem tablet mas digo-vos preferem as cx de lapis , as panelas pequenas , as barbies á electronica , normalmente ligam o tablet para dormir lol depois de cansadas ...elas ligam 5 minutos depois atiram aquilo pelo ar para irem dormir eheheheheeh Ah adoram musica Funk para abanar o rabo mas pronto , o tablet é só em casa , não sai para sitio nenhum ...

0.3581 seg. NEW