Iniciar sessão ou registar-se
  1. Entretanto houve evolução no estudo...
    Calhando é por força da necessidade de adaptação (cada vez há menos insectos), ou migração de outras zonas...
    Que por aqui existem, existem. É não sou só eu que o digo. Só ainda nāo consegui apanhar um para a "chapa"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  2. Colocado por: NTORIONNo local onde está existem ambos... Mas nunca tinha tido chuchu comido.
    Já agora parabéns à malta q participa neste tópico
      Screenshot_20201025-132937.jpg


    😂😂😂😂😂
    • fbtt
    • 28 outubro 2020
    Boas,

    Antes mais, como sou novo por aqui, um cumprimento especial a todos os que participam e mantêm o topico. Vamos ao assunto ;)

    Como está a azeitona por este país?
    Dizem que para o alentejo a coisa está fraca, as minhas (ainda poucas) oliveiras carregaram, isto na zona centro, vamos ver se com esta chuvadas já não foi ao chão.

    Vamos ver se o covide me deixa ir lá apanha-las para o azeite.
      OLIV.jpg
  3. Colocado por: fbttComo está a azeitona por este país?

    Por aqui, o ano passado cerca de 1200kg, este ano se apanhar 100kg já deve ser muito, estou seriamente a pensar nem me chatear.. Mas há por la oliveiras que arderam em 2017, que estão carregadas, mas como ficam no meio das serras, fica por la.. Isto tudo, variedade Galega!
  4. que tipo de terra e clima a azeitoneira precisa ?
  5. Depende da variedade.

    Eu que praticamente so tenho da galega (uma das tradicionais portuguesas), posso dizer que ela da-se muito bem em zonas humidas especialmente em vales com uma terra rica em humus (terra preta).

    Sao raros os anos que as rego. Apenas as pequenitas que ainda estao para rebentar ou pegar de estaca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  6. Colocado por: rafaelisidoro
    que tipo de terra e clima a azeitoneira precisa ?

      Em Portugal, penso que se adapte a tudo, ai pelos Açores acho que ate se daria bem, o problema são as pragas, a mosca da azeitona é tramada, e como ai deve haver bastante, não deve valer a pena..
      Colocado por: Nostradamusso tenho da galega

      As "minhas" ficam na zona da Beira Baixa, tenho um olival nas encostas do tejo, uma zona mais humida, tenho numa zona mais sombria que mal bate o sol, frio e geada com fartura, zonas com agua, zonas secas, a oliveira galega penso que se adapte a tudo, dai ser cultivada na zona da beira baixa, onde é maioritariamente montanha, há conheiras com elas, há terra magra, terra boa...
      Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
    • Colocado por: ktm333a mosca da azeitona é tramada, e como ai deve haver bastante, não deve valer a pena..
      não há azeitonas cá eheheheh logo não há mosca da azeitona ...a não ser que ela goste do que nós temos por cá ...
      • fbtt
      • 28 outubro 2020
      Colocado por: ktm333Por aqui, o ano passado cerca de 1200kg, este ano se apanhar 100kg já deve ser muito, estou seriamente a pensar nem me chatear.. Mas há por la oliveiras que arderam em 2017, que estão carregadas, mas como ficam no meio das serras, fica por la.. Isto tudo, variedade Galega!


      Pois as minhas também arderam todas em 2017, e como não costumava apanhar cortei os troncos queimados para lenha e deixei ficar os toucos na terra para rebentarem...e assim foi o ano passado já comecei a ver azeitona e comecei a apanhar, mas este ano fiquei espantado com a quantidade, e quero ver se a apanho.

      As minhas também são galegas e só levam agua quando chove.

      Vou começar também a plantar mais para ter mais quantidade, fiz uma experiência com plantação de estaca mas correu mal, foi na altura do confinamento, não consegui ir lá tratar das terras, encheu de mato abafou os pés de oliveira e foi tudo para o galheiro, agora com esta historia do covid e de vez em quando não poder sair do concelho não sei quando vou repetir a plantação. Penso comprar um motocultivador para tratar da terra para o mato não crescer tão rápido e a ver se a coisa entra na ordem e volta a ser o que era antes do incêndio de 2017.
    • Colocado por: rafaelisidoro
      não há azeitonas cá eheheheh logo não há mosca da azeitona ...a não ser que ela goste do que nós temos por cá ...

        Há, na Terceira! Mas a mosca penso ser a mesca que ataca os citrinos, as maçãs, peras.. agora não me lembro se vocês por ai tem pomares ou não, tenho de ir fazer uma visita aos Açores outra vez :P
        Colocado por: fbttPois as minhas também arderam todas em 2017

        Dai este ano estar tudo carregadinho, e nos próximos anos será igual, tinha umas que arderam em 2007, só este ano é que não estão a dar, nos outros anos sempre deram..
        Colocado por: fbttVou começar também a plantar mais para ter mais quantidade, fiz uma experiência com plantação de estaca mas correu mal

        Não sei se tem espaço, plante as estacas em baldes de tinta e vá regando, ou então em vez de ir cortando os rebentos das velhas, deixe ficar, e apanhe alguns com raiz, plante, resulta, estou a pensar plantar um olival assim com oliveiras apanhadas das velhas que existem por lá nas serras, não ha galegas como as antigas! Essas dos viveiros de agora, não têm nada a ver..
        Concordam com este comentário: fbtt
      • Colocado por: ktm333
        Por aqui, o ano passado cerca de 1200kg, este ano se apanhar 100kg já deve ser muito, estou seriamente a pensar nem me chatear.. Mas há por la oliveiras que arderam em 2017, que estão carregadas, mas como ficam no meio das serras, fica por la.. Isto tudo, variedade Galega!

        Por aqui na zona da Arganil, é isso mesmo, mesmo as que arderam, rebentaram e estão carregadas. É pena já não haver quem as apanhe. Eu ainda lá vou apanhar uns kg dela para curtir.
      • Colocado por: rjmsilva
        Os morcegos de Portugal não comem fruta.

        É capaz de ser um rato ou ratazana.

        Será que foi um esquilo? Eles são especialistas a trepar árvores, especialmente nogueiras.
        São exímios a partir e a sacar o miolo das nozes que devoram rapidamente.
      • Colocado por: rafaelisidoroque tipo de terra e clima a azeitoneira precisa ?

        Olá Rafael, caso não saiba há oliveiras em zona de serra entre pedras, que se dão lindamente. Em ano de fartura carregam a ponto de vergarem os ramos com o peso da azeitona. É certo e sabido que o azeite da serra - muito apreciado entre os consumidores dessas regiões - é do melhor que há, com uma acidez baixíssima. Mas atenção: tem de ser colhido pelo produtor ( de pequena a média dimensão ) limpo de folhas e pequeníssimos raminhos nas tararas mecânicas, e levado ao lagar pelo próprio, onde fica de plantão - com hora marcada - até a azeitona entrar no moinho, ser triturada e ainda colhe o azeite, com o acompanhamento do Mestre do lagar.
        Ainda me recordo quando o meu pai, acabada a safra, fazia a tibornada enquanto esperava que o azeite saísse nas torneiras.
        As melhores batatas a murro com bacalhau assado na fornalha do lagar: de comer e chorar por mais.
        Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, fbtt
      • @rafael, explicação simples aqui
        https://revistajardins.pt/tudo-sobre-a-oliveira/
      • Azeitonas na terceira ? Desconhecia ... Mosca dos citrinos é a branca ... Existe é a lagarta mineira que ataca quase tudo ...
      • Colocado por: maria rodrigues
        Será que foi um esquilo? Eles são especialistas a trepar árvores, especialmente nogueiras.
        São exímios a partir e a sacar o miolo das nozes que devoram rapidamente.


        Também pensei que poderia ser o esquilo, mas eles gostam mais de frutos secos como as nozes, bolotas, etc. Mas se calhar até comem xuxu.
        • fbtt
        • 29 outubro 2020
        Colocado por: ktm333Dai este ano estar tudo carregadinho, e nos próximos anos será igual, tinha umas que arderam em 2007, só este ano é que não estão a dar, nos outros anos sempre deram..


        Estão com a força do toco velho em ramos novos. Estou a pensar ir podando sempre os velhos para ir vingando nos jovens, e não ganharem muita altura, para facilitar a apanha.

        Colocado por: ktm333Não sei se tem espaço, plante as estacas em baldes de tinta e vá regando, ou então em vez de ir cortando os rebentos das velhas, deixe ficar, e apanhe alguns com raiz, plante, resulta, estou a pensar plantar um olival assim com oliveiras apanhadas das velhas que existem por lá nas serras, não ha galegas como as antigas! Essas dos viveiros de agora, não têm nada a ver..


        Ia fazer vária experiencias, uma era desse tipo, fazer um viveiro em 20m2 e plantar na terra tratada pés de oliveira selecionados em estaca provenientes de oliveiras velhas, outro era nas velhas tentar fazer enraizamentos de ramos jovens através da colocação de garrafas de plastico com terra na árvore, outra ainda era mergulhar na terra os ramos jovens que nascem na base dos toucos das oliveiras para enraizarem...e depois transplantar para onde quero. Não queria realmente recorrer ás de viveiro.
        • fbtt
        • 29 outubro 2020
        Colocado por: maria rodrigues ... Mas atenção: tem de ser colhido pelo produtor ( de pequena a média dimensão ) limpo de folhas e pequeníssimos raminhos nas tararas mecânicas, e levado ao lagar pelo próprio, onde fica de plantão - com hora marcada - até a azeitona entrar no moinho, ser triturada e ainda colhe o azeite, com o acompanhamento do Mestre do lagar.
        Ainda me recordo quando o meu pai, acabada a safra, fazia a tibornada enquanto esperava que o azeite saísse nas torneiras.
        As melhores batatas a murro com bacalhau assado na fornalha do lagar: de comer e chorar por mais.


        ...tal e qual os meus avós e pais contavam da safra da azeitona, noites inteiras de guarda no lagar, até para que não houvesse tentativas por parte do proprietário do lagar em desviar uns litritos do ouro verde para a sua conta...ehehehehh
        Concordam com este comentário: maria rodrigues
      • Colocado por: ktm333
        Em Portugal, penso que se adapte a tudo, ai pelos Açores acho que ate se daria bem, o problema são as pragas, a mosca da azeitona é tramada, e como ai deve haver bastante, não deve valer a pena..
        Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro


        Alguma coisa a fazer em relação à mosca?

        Só tenho uma oliveira, todos os anos carregadinha, mas todos os anos as azeitonas aparecem picadas, depois coloco fotos
      • As armadilhas não resultam?
       
      0.7140 seg. NEW