Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Isso não tem grande coisa a ver mas porque as próprias marcas têm um esquema de tratamento das vinhas para obter o melhor dos resultados ... Ou seja cada marca pode ter um esquema diferente mas o enxofre pode ser usado até à fase final das vinhas ... Agora uma vez que quer fazer cumprir um tratamento convém sempre escolher uma marca e realmente porque pode haver incompatibilidades entre outros produtos e captar 3sta informação para depois aplicar no terreno ... Qualquer ss maneiras deu-me gosto ir remexer no baú ... Só de referir que o bago Douro é 95% de enxofre mas pode ser substituído pelo da calda ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
      1530880470870-1915247857.jpg
      1530880418936-1985942557.jpg
      1530880380810-582319715.jpg
  2.  # 162

    Eu gosto deste redondo e também de um Hélder achatado rasteiro mas este francês produz muito mais ...
      20180706_125822.jpg
  3.  # 163

    Colocado por: rafaelisidoroEu gosto deste redondo

    Parece ser do mesmo que dá imagem.
  4.  # 164

    Colocado por: clasus
    Parece ser do mesmo que dá imagem.
    há muita qualidade destes feijões mas este se exprimentares vais ver ... é cachos ! eu já exprimentei muitos deles já uso isso há mais de 20 anos ... este e o Helda na minha opinião são dos melhores a produzir e muito saborosos .
  5.  # 165

    Acabadas de sair da terra
      IMG_20180707_111239.jpg
  6.  # 166

    Eu cortei as ramas (dois dedos)
    Costuma cortar?
  7.  # 167

    Eu não corto, o Rafael penso que também não.
  8.  # 168

    As ramas estavam verdes.
    Pelas fotos do Rafael, já estavam secas
  9.  # 169

    Eu não corto as minhas até estarem secas depois quando as limpamos ( folhas velhas ) elas caem no sitio certo ... e hoje foi assim 1 saca de batata daifla e +- 700kg de batata Limpa ... Isso em período de seca muito boa produção mesmo se chovesse uma vez ou outra nem sei o que iria fazer lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: clasus
      20180707_150049.jpg
      20180707_150107.jpg
  10.  # 170

    ajcr, a rama não se costuma cortar que assim dá para fazer as restes e pendurar. Nós esperamos que a rama seque na terra e só depois são tiradas, limpas e armazenadas em reste ou soltas.

    Rafael, tens aí uma batata que está um espetáculo. Muita e com bom tamanho!
  11.  # 171

    Colocado por: clasusajcr, a rama não se costuma cortar que assim dá para fazer as restes e pendurar. Nós esperamos que a rama seque na terra e só depois são tiradas, limpas e armazenadas em reste ou soltas.

    Rafael, tens aí uma batata que está um espetáculo. Muita e com bom tamanho!
    com terras gordas isso não acontece... O ano passado perdi mais de duas mil cebolas asim, cada terra cada cultura ... Vamos aprendendo aqui e ali e neste fórum aprendi muito , terras gordas o caule não seca , nem tomba ... Temos que ser nós a virar se não a cebola apodrece e o caule sempre em pé e verde lol ... terras fracas são as melhores para a cebola daí este ano eu ter colocado a mina ao pó da terra e der dobrado os caules quando elas estavam cheias ... Aí sim quando se dobra elas secam ... caso contrário elas melam ... Ou seja o ano passado perdi 90% da cultura este ano perdi 20% ... Para o ano quer ter a marg mínima. .. 2% ... A minha batata germinou muito teve uma água na germinação e outra no enchimento ... QuaSe milagre acredita ... Tenho grada e miúda, mas numa cultura biologica não poderia pedir mais ... Grande colheita mesmo !!!
    • eu
    • 8 julho 2018

     # 172

    Colocado por: rafaelisidoroIsso em período de seca

    Com pouca água no solo, as batatas até ficam mais saborosas...
  12.  # 173

    Colocado por: eu
    Com pouca água no solo, as batatas até ficam mais saborosas...
    tudo tem que ter a sua medida ... Não é preciso muita água , mas tem que vir na altura certa ... No geramento e no enchimento são fazes que se não houver água simplesmente será uma péssima cultura ... Eu neste caso apanhei água no geramento e não consegui ter grande coisa para o enchimento , resultado como é uma terra de barro e que aguenta alguma humidade a coisa correu bem ... mas podia ser muito melhor ...
  13.  # 174

    Mais uma pergunta aqui aos entendidos :)

    Este ano, lá para o inverno, preciso colocar os postes e arames na vinha plantada este ano. Não queria ir para a solução de pinho tratado dado que tenho alguns eucaliptos novos com o diâmetro certo. Prontos a serem cortados se conseguir arranjar uma solução para os tratar para serem enterrados...

    O que aconselham para os tratar de forma a serem enterrados e aguentarem alguns bons anos?
  14.  # 175

    Colocado por: dedaoMais uma pergunta aqui aos entendidos :)

    Este ano, lá para o inverno, preciso colocar os postes e arames na vinha plantada este ano. Não queria ir para a solução de pinho tratado dado que tenho alguns eucaliptos novos com o diâmetro certo. Prontos a serem cortados se conseguir arranjar uma solução para os tratar para serem enterrados...

    O que aconselham para os tratar de forma a serem enterrados e aguentarem alguns bons anos?
    imunizador e deixa-los de molho ...
  15.  # 176

    Tenho exactamente a mesma pergunta...

    Já cortei alguns e fiz o bico do poste à machadada, julgo que é melhor fazer o mais depressa possível enquanto a madeira está mais macia.

    O tratamento que pensei fazer era enfia-los num bidon de vinagre, mas o bidon que tenho tem mistura de água com vinagre para tirar a ferrugem dos metais. Como quem não tem cão caça com gato - Já enfiei alguns lá dentro durante 24 horas, só por metade, ainda não os virei de cabeça para baixo.

    Depois queria tirar a casca... há zonas que sai bem noutras não (há uma ferramenta para tirar a casca que tenho visto na net, mas nunca vi à venda) se conseguir tirar a casca talvez lhe dê um ligeiro verniz
  16.  # 177

    Eu fiz uma pequena ramada ao comprido com o muro em paus tratados. Não foi caro mas depois encontrei num sítio qualquer na net onde vendiam mais baratos mas já fui tarde demais (não era muita a diferença mas era sempre alguma).
  17.  # 178

    Eu até tenho aqui uma serração às portas de casa que trata a madeira... Mas se houver forma barata de tratar a minha madeira prefiro :)

    Rafael, que tipos de imunizadores? Tem de ser coisa barata que são uns 20 postes de topo e mais uns tantos intermédios mais finos... A solução com cobre e mais insecticidas vale de algo?
  18.  # 179

    que é necessário para tratar o eucalipto?

    Dois tambores de 200 litros abertos na boca, de preferência de plástico. Se forem de latão, pintá-los internamente com duas demãos de Neutrol ou outro impermeabilizante por causa da ação corrosiva do cobre.
    Um balde para 10 litros.
    Um bambu, um galho de eucalipto ou uma pá de madeira para a mistura dos produtos na água.
    100 litros de água limpa.
    Dois e meio quilogramas de sulfato de cobre (ação fungicida).
    Dois e meio quilogramas de dicromato de potássio ou dicromato de sódio (ação fixadora).
    Meio quilograma de ácido bórico (ação inseticida).
    30ml de ácido acético glacial ou 120ml de vinagre (acidificante).
    Palanques roliços de madeira verde, com diâmetro máximo de 25cm e altura máxima de 3 metros.
  19.  # 180

    Bem... comparando com a minha solução!!! :)
    Por pouco ainda constrói uma estufa para fazer autoclave.

    Eu tinha a sensação que metendo em vinagre já era bom (mas não sei se resiste tanto quanto essa solução), mas realmente o vinagre pode ser bom contra os ataques de bichos da madeira, agora, para o facto de estarem enterrados no solo é capaz não ser tão eficaz.

    A água do mar, julgo que também é bom, mas na parte do poste que fica enterrada também fico na dúvida.
 
0.0288 seg. NEW