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  1.  # 1

    Olá!
    Tirem-me esta dúvida por favor:
    Um proprietário de um apartamento fez obras no interior do mesmo tais como demolições de paredes durante vários dias deixando a porta aberta do apartamento durante a obra o que gerou uma camada espessa de pó em todo o prédio desde escadas a corrimões, portas e todas as superficies...
    Quem é responsável pelos encargos desta limpeza?
    Administração ou os proprietários?
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    • 17 agosto 2019

     # 2

    Obviamente, o condómino proprietário da fração.
    O administrador do prédio tem que diligenciar nesse sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivian
  2.  # 3

    Isso nem tem assunto. O responsável por limpar é o empreiteiro. Em último caso é o dono da obra.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vivian
  3.  # 4

    Pois bem, o proprietário quando contactado pelo administrador sobre a questão da limpeza do prédio ficou muito ofendido e acha que essa responsabilidade não é com ele porque alega que paga a sua quota de condomínio e que toda a sujidade proveniente das obras do seu apartamento tem de ser limpa pela senhora que regularmente faz a limpeza do prédio sem esta receber nenhum acréscimo por realizar este serviço.
    Além disso sempre que encontra o administrador do prédio, exalta-se com este por ter sido chamado á atenção sobre o estado de sujidade do prédio...
    Está a ser dificil de manter um diálogo e chegar a uma resolução.
    Como proceder?
  4.  # 5

    ver a legislação sobre o assunto, uso e usufruto das partes comuns num condomínio e depois em carta registrada com aviso de receção informa-lo.
    ah e convem que a carta seja escrita por advogado referindo os tais artigos e a panoplia da legislação, em tom bem oficial.
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    • 17 agosto 2019

     # 6

    Colocado por: VivianPois bem, o proprietário quando contactado pelo administrador sobre a questão da limpeza do prédio ficou muito ofendido e acha que essa responsabilidade não é com ele porque alega que paga a sua quota de condomínio e que toda a sujidade proveniente das obras do seu apartamento tem de ser limpa pela senhora que regularmente faz a limpeza do prédio sem esta receber nenhum acréscimo por realizar este serviço.
    Além disso sempre que encontra o administrador do prédio, exalta-se com este por ter sido chamado á atenção sobre o estado de sujidade do prédio...
    Está a ser dificil de manter um diálogo e chegar a uma resolução.
    Como proceder?


    Autentico disparate e irresponsabilidade desse condómino.
    A quota que ele paga é apenas para a limpeza normal do prédio e não para a limpeza extraordinária proveniente de uma obra na sua fração.

    O que o administrador pode fazer, caso o troglodita não resolva o problema ?
    Documentar, testemunhar a sujidade, solicitar orçamento a uma empresa de limpeza, efectuar a limpeza e exigir do condómino o valor pago, sob pena de ter que recorrer à via judicial .
    Se mesmo assim não resolver, convocar uma assembleia com essa questão na Ordem de Trabalhos, para que os condóminos vizinhos decidam se suportam essa despesa ou se o condomínio deve cobrar ao condómino, de forma coerciva.
    Se no vosso concelho existirem Julgados de Paz deverá ser a via a seguir, para ele ser condenado a pagar. Não é necessário advogado, é rápido e sem custos.
    Concordam com este comentário: bluewings, zinna
  5.  # 7

    Já paguei limpeza no apartamento de baixo pois a vizinha ficou com a casa cheia de pó por causa das minhas obras...

    Tem que haver consciência por parte das pessoas.
    Infelizmente cada um só olha para os seus interesses e não tem capacidade de se enxergar.
 
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