Iniciar sessão ou registar-se
    • pite
    • 17 agosto 2019 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Venho pedir ajuda para ligar um comutador duplo de escada (designação que vinha na embalagem), visto ter pouco conhecimento de electricidade.

    A situação é esta:

    Num hall de entrada, existe um interruptor que acende/apaga as luzes de um 1.º hall e em que essas mesmas lâmpadas podem ser desligadas num comutador duplo de escada (a meio do corredor), que é o que pretendo substituir.

    Existe um terceiro interruptor no 2º hall que acende/apaga as luzes com o 2º botão do comutador duplo e que funcionam perfeitamente (ou seja, ligando/desligando ora um ora outro interruptor, as lâmpadas acendem/apagam, sem problemas).

    Contudo, ao desinstalar o comutador duplo antigo (por sinal da mesma marca), tive o cuidado de verificar as ligações, tentando manter tudo como estava quando ligasse o novo.

    Tentando resumir, um dos botões do comutador permite acender/apagar as luzes do 1º hall, sendo o outro usado para acender/apagar a luz do 2º hall (quartos) que é contíguo.

    Parecia que estava tudo bem até verificar que, embora tivesse ligado os fios exatamente como estavam no antigo comutador duplo, as lâmpadas do 1º hall nem sempre acendiam.
    Ou seja, quando tenho o botão do 1º interruptor (à entrada da porta de casa) numa determinada posição, o botão que deve acender/apagar as lâmpadas do 1º hall, no comutador duplo, não reagem.
    Porém, se inverto a posição no 1º, as lâmpadas acendem ou apagam. Acontece exactamente o mesmo invertendo a situação, ou seja, se tiver o 2º botão do comutador duplo numa determinada posição, o 1º interruptor do hall não reage.

    Acabei por desistir, pois tenho 6 fios pretos (já alternei posições em todos por diversas formas) na caixa onde está ligado o comutador duplo e exceptuando a ligação do 2º hall, não funciona, parecendo-me impossível resolver sozinho.

    O que pretendo é que tanto o 1º interruptor (à entrada da porta de casa) como o 1º botão do comutador duplo de escada, tenham funções independentes para quando eu ligar ou desligar as luzes em cada um deles, independentemente da posição (on/off) em que se encontrem.


    Antecipadamente grato.
      Comutador-de-escada-duplo-Efapel-MEC21-Lousa_435675621_2.jpg
    •  
      aacc
    • 17 agosto 2019

     # 2

    •  
      aacc
    • 17 agosto 2019

     # 3

    .
      escada duplo.jpg
  1.  # 4

    Tem busca-pólos?
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 5

    Sim, tenho busca-pólos. Aliás, fiquei na dúvida ao ligar um dos fios de corrente por que razão haviam dois fios que acendiam o busca-pólos, embora um com mais intensidade que o outro.

    A ligação dos fios que acusavam corrente, liguei-os aos bornos "L" dum lado e do outro do comutador.
  2.  # 6

    Bem, meta os que têm corrente, um para cada lado, depois vai ao comutador 1 e inverte a posição, certamente vai mudar a fase para outro, depois de descobrir os 2 que alternam com a posição, faz o mesmo para o comutador 2.
    Assim já descobriu as linhas de manobra de cada comutação, aparentemente as duas linhas que nunca tiverem fase, são as linhas de retorno que ligam no L.

    p.s Convém marcar as linhas, para depois as identificar, o esquema de ligação deve ser como o comutador esquerdo, que está no post anterior.
  3.  # 7

    Salvo o erro quando são 3 interruptores 1 deles é diferente, não é um comutador de escada normal...
  4.  # 8

    Colocado por: manelvcSalvo o erro quando são 3 interruptores 1 deles é diferente, não é um comutador de escada normal...


    Isso é outra comutação, com 3 "interruptores", 1 deles é inversor.
    Concordam com este comentário: manelvc
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 9

    Colocado por: VarejoteBem, meta os que têm corrente, um para cada lado, depois vai ao comutador 1 e inverte a posição, certamente vai mudar a fase para outro, depois de descobrir os 2 que alternam com a posição, faz o mesmo para o comutador 2.
    Assim já descobriu as linhas de manobra de cada comutação, aparentemente as duas linhas que nunca tiverem fase, são as linhas de retorno que ligam no L.

    p.s Convém marcar as linhas, para depois as identificar, o esquema de ligação deve ser como o comutador esquerdo, que está no post anterior.


    ____________________

    Caro "Varejote" Eu não cheguei a mexer no interruptor 1 (que designa de comutador 1) nem no 3 (acredito que estes dois sejam somente interruptores), só estou a tentar substituir o que dizia "comutador duplo de escada". Nesse é que liguei nos bornos "L" os fios que acusavam ter corrente. Por conseguinte, quando diz que tenho de «colocar os fios que têm corrente, um para cada lado» parece-me que é que eu já tinha feito, pelo menos, foi o que entendi (provavelmente mal).

    De qualquer forma agradeço-lhe a resposta.
  5.  # 10

    Se no antigo escada duplo, acendia o hall 1 e no "interruptor" do hall 1 apagava, isso é um comutador de escada simples.
    O mesmo para o hall 2.

    Portanto ligar no L do escada duplo as linhas com corrente, nunca vai funcionar corretamente.


    Por via das dúvidas desmancha os interruptores, se tiverem 3 fios ligados são comutadores de escada.
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 11

    O botão do "comutador de escada duplo" que liga/desliga o hall 2, está a funcionar correctamente, na medida em que o "interruptor" do hall 2 continua a ligar/desligar, independentemente da posição do botão do "comutador duplo de escada".

    Esqueci-me de dizer, no início do "post" que, na cavidade onde ligo o "comutador duplo de escada" estão 6 fios, mas que três vão para um tubo colocado no topo da cavidade e outros três do lado direito, lado este que se direcciona no sentido do hall 2.

    Portanto, supus, à partida, que os três fios que vêm do tubo do topo, serão os únicos a ligarem-se ao interruptor do hall 1, nunca interferindo com o hall 2 (e se calhar por isso está a funcionar, inexplicavelmente para mim, já que contrariamente ao que disse, um dos fios com corrente está ligado precisamente a um dos "L").

    Acha que se em vez de ligar o cabo com corrente do hall 1 a outro borno que não o "L" desse botão, poderei ter algum sucesso?

    Obrigado e desculpe esta maçada.
  6.  # 12

    Mete o busca-pólos no L para ver se tem corrente, depois vai ao hall 2 e inverte a posição, depois volta com o busca, ao L para ver se continua com corrente.
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 13

    O problema está no hall 1. Será que queria dizer mesmo hall 2?

    Vou deixar uma imagem do meu corredor com o local dos interruptores e dos "halls".
      Comutador_de_escada.jpg
  7.  # 14

    A comutação do hall 2 está a funcionar corretamente?

    Se tiver, faça o procedimento que disse, mas para o hall 1.
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 15

    Sim.
    A do hall 2 está OK. O "botão 2" do "comutador duplo de escada" funciona bem com o interruptor 3. Ambos ligam/desligam, independentemente das posições em que se encontrem cada um deles.
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 16

    Ok.
    Vou desligar o quadro e dir-lhe-ei se funcionou.

    Obrigado.
    •  
      aacc
    • 18 agosto 2019 editado

     # 17

    Em vez de comutador duplo tem que ser um inversor, visto a comutação ser feita em 3 locais
    •  
      aacc
    • 18 agosto 2019

     # 18

    .
      Sem Título.jpg
    •  
      aacc
    • 18 agosto 2019

     # 19

    .
      Sem Título#02.jpg
    • pite
    • 18 agosto 2019

     # 20

    Boa noite e, já agora, aproveito para agradecer a todos os que responderam.

    Infelizmente, seguindo os passos do "Varejote", não resultou.

    Aproveitei para confirmar que o interruptor 1 é, de facto, um comutador simples de escada (tem 3 fios)...

    O problema é sempre no hall 1.
    Exemplo 1:
    1. Ligo o interruptor 1 e acendem as luzes.
    2. Com as luzes acesas, vou ao interruptor 2 (que é o comutador duplo de escada) e desligo as luzes e tudo bem.
    3. Com a posição do interruptor 2 de desligado, volto ao interruptor 1 para voltar a ligar as luzes e... NADA!

    Exemplo 2:
    1. Ligo o interruptor 2 e acendem as luzes.
    2. Com as luzes acesas, vou ao interruptor 1 para desligar e consigo que apaguem.
    3. Com o interruptor 1 nessa posição de desligado, vou ao interruptor 2 para voltar a acender e... NADA!

    Portanto, só está garantida uma determinada posição dos interruptores para que consiga desligar/ligar as luzes. Se um deles, não estiver numa posição correcta, já não consigo nem acender nem desligar no interruptor seguinte.
 
0.0260 seg. NEW