Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,venho por este meio pedir um esclarecimento para o seguinte caso:

Os meus pais vivem numa casa com rc e 1º andar,cada um com a sua entrada.
    Este prédio encontra-se registado nas finanças como uma unica fração,(penso que é assim que se chama).
    Recentemente recebeu uma carta do senhorio a informar que iria pôr as duas casas á venda por trinta mil euros.
    Os meus pais habitam nesta casa há 40 anos,na altura foi feito um contracto verbal e a renda tem sido paga todos estes anos e tem-lhes sido entregues os respectivos recibos (135.00€ )
    O meu pai está reformado e a minha mãe para lá caminha com uma reforma por invalidez.
    O meu pai tem 63 anos e dificilmente o banco empresta dinheiro,mas mesmo que emprestasse o meu pai apenas estaria interessado na fração dele e não no rc/.
    Gostava de saber quais são os direiros do meu pai:
    Se tem que sair se nao comprar a casa,se tem direito a indemenização e quanto tempo tem para sair.
    O senhourio tem mais casas nos arredores.
    Agradeço a ajuda.
  2.  # 2

por engano coloquei trinta mil euros mas ´são cento e cinquenta mil euros.
  3.  # 3

Desde que os seus pais paguem a renda, não o podem por fora. Os seus pais, como rendeiros, tem direito de preferencia na venda do imovel.

Cumps
  4.  # 4

Boa tarde!

Preciso de esclarecimento em relaçao ao seguinte assunto:
    a minha mae mora ja ha 32 anos numa cave de uma moradia, na qual so existe apenas um contrato verbal feito com os antigos proprietarios da mesma devido a terem falecido. Os atuais herdeiros pretendem vender a casa. Dizem que ja encontram um comprador disposto a ficar com os inquilinos. Comprador esse que nao viu a totalidade da moradia nomeadamente a cave, e que a mesma nao tem condições de habitaçao ( tectos baixos, falta de contadores etc. etc.) impossivel de resolver com obras. Gostaria de saber quais sao os direitos da minha mae?
    Agradeço sinceramente a quem me podera esclarecer.
    •  
      FD
    • 27 setembro 2009

# 5

Colocado por: AMINAGostaria de saber quais sao os direitos da minha mae?

Direitos em que sentido?

A casa está à venda, a sua mãe tem direito de preferência, não quer, muda a propriedade da casa, os novos proprietários têm que obrigatoriamente manter o actual contrato.
    Ou seja, para a sua mãe é como se nada mudasse.
  5.  # 6

Bom dia!

Antes de mais queria agradecer por alguem me ter respondido.

Gostava so de acrescentar que se a casa for realmente vendida, os novos proprietarios tencionam fazer grandes obras, ou seja, a minha mae vai ter que necessariamente sair. A questao e a seguinte: eles sao obrigados a dar-lhes uma indeminizaçao ou sao obrigados a dar-lhe uma casa?

Obrigada.
  6.  # 7

"os novos proprietarios tencionam fazer grandes obras, ou seja, a minha mae vai ter que necessariamente sair."

Porque?

Cumprs
  7.  # 8

Bom dia!

Recebemos hoje a carta a informar que a casa vai ser vendida!

Em relaçao as obras, como ja tinha mencionado antes, vou explicar melhor: a minha mae mora na cave de uma vivenda, e os possiveis compradores tencionam fazer grandes obras, entre as quais fazer uma placa. O que significa deitar o tecto abaixo onde a minha mae mora. Neste caso ela nao podera continuar a habitar a casa.
    Penso que estamos perante um caso complicado.
    Obrigada e cumprimentos
    •  
      FD
    • 15 outubro 2009

# 9

Colocado por: AMINANeste caso ela nao podera continuar a habitar a casa.

Então têm que lhe fornecer uma habitação temporária até que as obras acabem.
  8.  # 10

Colocado por: antonio ataideBoa tarde,venho por este meio pedir um esclarecimento para o seguinte caso:

Os meus pais vivem numa casa com rc e 1º andar,cada um com a sua entrada.
    Este prédio encontra-se registado nas finanças como uma unica fração,(penso que é assim que se chama).
    Recentemente recebeu uma carta do senhorio a informar que iria pôr as duas casas á venda por trinta mil euros.
    Os meus pais habitam nesta casa há 40 anos,na altura foi feito um contracto verbal e a renda tem sido paga todos estes anos e tem-lhes sido entregues os respectivos recibos (135.00€ )
    O meu pai está reformado e a minha mãe para lá caminha com uma reforma por invalidez.
    O meu pai tem 63 anos e dificilmente o banco empresta dinheiro,mas mesmo que emprestasse o meu pai apenas estaria interessado na fração dele e não no rc/.
    Gostava de saber quais são os direiros do meu pai:
    Se tem que sair se nao comprar a casa,se tem direito a indemenização e quanto tempo tem para sair.
    O senhourio tem mais casas nos arredores.
    Agradeço a ajuda.

obrigado pelo esclarecimento anterior.
    O dono da casa quer 150 mil euros pela casa em questão,apesar de o meu pai ter opção de compra, ele não tem dinheiro, nem o banco lhe empresta.
    se aparecer um comprador para a casa, pode colocar o meu pai na rua?
    como é que funciona em termos de prazos e indemnizações se os meus pais tiverem que abandonar a casa.
    obrigado
  9.  # 11

O seu pai tendo mais de sessenta anos, não vejo como se possa despejá-lo se ele não quiser sair.
    E mesmo que o senhorio ganhasse um processo de despejo, o prazo para abandonar a casa julgo serem cinco anos.

Mas espere que alguém aqui do fórum mais conhecedor destas coisas que eu, dê o seu contributo.
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2010

# 12

Colocado por: antonio ataidese aparecer um comprador para a casa, pode colocar o meu pai na rua?

Não.

0.0156 seg. NEW