Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou em processo de adquirir um apartamento e tenho algum receio da avaliação pois as dimensões oficiais do apartamento diferem bastante das dimensões físicas do mesmo. O apartamento está registado como tendo 69m2 apesar de, na realidade ter 91m2. É uma diferença bastante significativa. O apartamento é um T2, na cardeneta perdial está registado com os 69m2 e como Tipologia/Divisões tem 3. Na planta só tem uma Sala e um Quarto, o segundo Quarto não existe. O apartamento nunca teve obras, pelo que foi simplesmente mal registado.

    Na agência explicaram que o contrutor fez isto para pagar menos impostos. Será que vou ter problemas com a avaliação por causa disto? Será possível corrigir isto depois de adquirir a casa ou não valerá a pena?

    Agradeço desde já.
    • Nelhas
    • 22 agosto 2019 editado

     # 2

    Colocado por: mfelisbeSerá que vou ter problemas com a avaliação por causa disto?


    Pode ter, pode não ter, pode nem sequer ser considerado legível pelo Banco para CH.

    Depende.
    Visto que isso tudo custa dinheiro do seu bolso vejo 2 soluções,

    Ou o vendedor regulariza tudo ( duvido)
    Ou vai a procura de outro imóvel.

    Conheço situações de discrepâncias em que os avaliadores nem sequer se preocupam e segue para a frente.
    Assim como a mínima coisa , fica tudo sem efeito.
    Depende.
  2.  # 3

    Se fosse a menos tinha que se preocupar.
    Assim, faça de conta que nem sabe.

    Se os outros vizinhos estão iguais e se se sabe que quer corrigir isso, ganha logo uma data de amigos.
  3.  # 4

    Tenho uma opinião um pouco diferente.

    Se fosse para mim, não comprava.
    OU o proprietário actual rectificava tudo - caso seja possível OU poderia estar a ficar com um "molho de bróculos" em mãos para o futuro.
    Hoje em dia há cada mais controlo e tudo indica que esta tendência se irá agudizar no futuro.
    Se se trata de um prédio, podem existir mais questões subjacentes.
    Concordam com este comentário: Nelhas, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfelisbe
  4.  # 5

    Colocado por: mfelisbena cardeneta perdial está registado com os 69m2 e como Tipologia/Divisões tem 3

    E no registo predial, como é que está?

    Colocado por: mfelisbeNa planta só tem uma Sala e um Quarto, o segundo Quarto não existe.

    Qual planta? Onde é que arranjou essa planta?

    O registo mal feito é só o "seu" ou é o de todo o prédio?
  5.  # 6

    E no registo predial, como é que está?


    No registo perdial não sei, ainda não tive acesso.

    Qual planta? Onde é que arranjou essa planta?


    A planta do prédio e do andar fornecida pelo proprietário. Penso que haja mais andares com o mesmo problema.
  6.  # 7

    Peça a certidão permanente do registo predial e compare com a caderneta predial, antes de decidir seja o que for.

    Que idade tem o prédio?
  7.  # 8

    É de 1996
  8.  # 9

    Peça o que eu disse acima e depois dê notícias.

    Se não sabe, não tem que pedir essa certidão ao proprietário.
    Pode pedi-la online, sabendo o artigo e a fracção: https://www.predialonline.pt/PredialOnline/homepage.jsp
    Tem um custo mas assim não tem "intermediários", sabe directamente da fonte.
    Também pode pedir uma "Informação Predial Simplificada" mas esta é automática e não certificada, é menos segura.

    Estranho terem-lhe facultado a caderneta predial e não a certidão.
    Tudo bem que uma é grátis e a outra não mas mesmo assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfelisbe
  9.  # 10

    Reuna a seguinte documentação:

    - Caderneta predial, obtida recentemente
    - Certidão Predial Permanente do prédio e da fracção, dentro da validade
    - Licença de Utilização

    ANTES de investir, promova uma reunião com o técnico municipal e exponha as suas questões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfelisbe
 
0.0090 seg. NEW