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  1.  # 241

    Colocado por: CarvaiConhecem alguma grande (ou pequenina) obra onde isso não aconteça?

    A obra é paga pelo estado,mas os lucros depois vão para os accionistas privados das empresas de aviação.
    E quando estas têm prejuízos,idem,o estado injecta capital.
  2.  # 242

    Colocado por: Palhava
    A obra é paga pelo estado,mas os lucros depois vão para os accionistas privados das empresas de aviação.
    E quando estas têm prejuízos,idem,o estado injecta capital.

    Por acaso neste caso é ao contrário. A obra é paga pela ANA - Vinci e o Estado dá a concessão por muitos anos, tal como nas auto estradas. Talvez aí a raiva da OEng pois se fosse o Estado a pagar diretamente era mais fácil sacar o deles.
    E felizmente que os privados têm lucros pois senão quem pagava o saque do Estado?
    Não era a TAP "revertida" que iria pagar.
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/tap-com-prejuizo-de-118-milhoes-em-2018-424965
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  3.  # 243

  4.  # 244

    Independentemente do sítio ao certo, parece-me que o novo aeroporto deveria ficar sempre a Norte do Tejo...
    É o lado com mais gente...
  5.  # 245

    JoelM

    se calhar não são teorias da conspiração, há muitos interesses acredite.
    não acha estranho que um empreendimento destes que devia ter uma única visão técnica e consensual, ano apos ano, estudos apos estudos, e continuamos com fações divergentes? será que é só mesmo o bem do pais que está em jogo? estas coisas mexem com muito dinheiro a médio longo prazo, para muitos é o garante de uma carreira até.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 246

    Colocado por: JoelMMas a norte do tejo não aumenta o tráfego sobre o Tejo que a luso pontes tem exclusividade de exploração e onde a Vinci é accionista...



    Pois, lá está...
    É que a Sul, já há o de Beja... para servir Évora ou Setúbal...
    E a Norte, além da própria Lisboa, há Leiria, Coimbra, Santarém, Castelo Branco...

    Se calhar até faz sentido na margem sul, mas para quem vê isto desde longe... parece mais simples fazer a Norte do Tejo... Independentemente dos interesses e fauna do estuário do rio...
  7.  # 247

    Portugal é gerido como que uma quinta e tudo tem que girar á volta do centro ( Lisboa), é mesmo um atraso será sempre o Portugal dos pequeninos com um trono central de luxo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Anonimo1710
  8.  # 248

    Colocado por: marco1Portugal é gerido como que uma quinta e tudo tem que girar á volta do centro ( Lisboa), é mesmo um atraso será sempre o Portugal dos pequeninos com um trono central de luxo.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

    Nesse aspecto os ingleses são muito diferentes, só á volta de Londres há uns 5 aeroportos. Isso sim é descentralização.
    E França também tem os maiores aeroportos muito longe de Paris.
    Só mesmo os portugueses é que são burros a construir os aeroportos junto á capital. Deve ser outro problema de engenheiros.
    • RCF
    • 21 setembro 2019

     # 249

    Colocado por: JoelM



    Temos um aeroporto novo em folha as moscas, e que tal fazer um acesso de comboio rápido até Lisboa e aproveitá-lo?

    E quanto custa esse acesso de comboio rápido? Provavelmente mais do que o aeroporto do Montijo...
  9.  # 250

    Outros grandes burros como os tugas são os italianos. Abriram há pouco tempo o Aeroporto de Ciampino (antiga base militar) ao trafego civil. Por acaso até fica mais perto do centro de Roma que o Aeroporto principal Fiumicino. Gajos inteligentes constroem aeroportos a 200 Kms do centro da capital….
  10.  # 251

    Penso que montijo vs Alcochete é resumindo:
    Execução mais rápida no montijo mas sem possibilidade de aumento futuro. Capacidade esgotada em cerca de 20 anos
    Execução mais demorada mas com possibilidade de aumentar no futuro...

    Isto muiiiiiiito resumido.
  11.  # 252

    Colocado por: manelvcPenso que montijo vs Alcochete é resumindo:
    Execução mais rápida no montijo mas sem possibilidade de aumento futuro. Capacidade esgotada em cerca de 20 anos
    Execução mais demorada mas com possibilidade de aumentar no futuro...

    Isto muiiiiiiito resumido.


    beja
  12.  # 253

    Ota?
  13.  # 254

    Colocado por: CarvaiGajos inteligentes constroem aeroportos a 200 Kms do centro da capital….

    Gajos inteligentes aproveitam um que já está construído a 200kms da capital.
    Se não era para funcionar, para que é que gastaram o dinheiro?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Anonimo1710
  14.  # 255

    Eu de aeroportos percebo pouco, mas quantos turistas perdemos em não ter um aeroporto internacional?

    Justifica o investimento?

    Saber se faz falta ou se vai esgotar em x anos não será futurologia?

    Portuagl tem capacidade para ter um aeroporto internacional? Vamos conseguir encher aviões de longo curso?

    Não será uma parceria público privada mau negócio? Até hoje não tivemos uma que fosse boa para os contribuintes.

    Se maior parte dos portugueses vivem a norte do Tejo tem sentido fazê-lo a sul do tejo?
  15.  # 256

    O TGV sempre andamos preocupados em fazer um TGV de lisboa quando ligar o país á europa uma simples ligação porto vigo resolvia o problema quer de pessoas quer de mercadorias, mas o TGV não ir aos srs de lisboa caía o carmo e a trindade.

    Era fácil e barato pois nem com os erros dos outros apreendemos, cheguei a ver uma reportagem sobre o TGV espanhol e um especialista quando questionado sobre quando o TGV iria ser rentável ele respondeu simplesmente nunca, e no futuro poderá ainda dar mais prejuízo.
    • MVA
    • 22 setembro 2019

     # 257

    Colocado por: Carvai
    Nesse aspecto os ingleses são muito diferentes, só á volta de Londres há uns 5 aeroportos. Isso sim é descentralização.
    E França também tem os maiores aeroportos muito longe de Paris.
    Só mesmo os portugueses é que são burros a construir os aeroportos junto á capital. Deve ser outro problema de engenheiros.


    Não há países mais centralistas no mundo inteiro do que Inglaterra e França.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
    • RCF
    • 22 setembro 2019

     # 258

    Colocado por: JoelM

    Esse "provavelmente " vem de onde? Viu algum estudo sobre o assunto? Faz sequer ideia da diferença de custo de uma linha férrea para um aeroporto?

    Se em vez de “provavelmente” tivesse escrito “certamente”, até perceberia o seu comentário. Assim não...
    Mas, se quiser, faça uma breve pesquisa no Google e veja os custos de pequenas intervenções na ferrovia, que estão a ser realizadas e projetadas em Portugal atualmente. Se calhar, inclinar-se-á para o “certamente”
  16.  # 259

    Colocado por: 21papaleguas
    Gajos inteligentes aproveitam um que já está construído a 200kms da capital.
    Se não era para funcionar, para que é que gastaram o dinheiro?
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,JoelM

    O caso do aeroporto de Beja adequa-se muito ao tópico. Quando as pessoas vão votar (cada vez menos) vão faze-lo naqueles que acham que lhes serve os seus próprios interesses. Dizer que o partido A ou B serve melhor o País é uma grande treta até porque ninguém sabe o que é melhor para o País. Tirando os chavões habituais tipo concurso das misses o que as pessoas querem é mais dinheiro e menos trabalho, ponto.
    O aeroporto de Beja também passou para utilização civil porque na altura pareceu uma boa ideia. Por exemplo queria mudar-se para lá a manutenção da TAP. Era ótimo tecnicamente mas esqueceram-se que as centenas de técnicos não estavam disponíveis a deixar Lisboa e ir viver para Beja. Tipo filme do Infarmed. Eu sou da opinião de que se deve reconverter as bases militares em aeroportos mistos, mas é a minha opinião. Também acho que devemos recuperar as milhares de casas devolutas ou degradadas em vez de construir novo. Mas lá está isso não é o que toda a gente pensa e por isso é que também votam em diferentes partidos.
    Aliás eu podia criar um partido 100% ecologista com apenas uma linha de programa : Salário mínimo obrigatório para toda a gente (tipo Coreia do Norte melhorzito). Acabavam o problema dos carros, dos aviões, do excesso alimentar, dos plásticos, etc pois não havia dinheiro para gastar nessas porcarias e toda a gente ficava feliz.
  17.  # 260

    Colocado por: JoelM

    Mandar os outros irem pesquisar à Internet quando não se verifica antes, é só para se ficar mal...

    A título de curiosidade, o troço de Évora - Elvas vai custar 509 milhões "Évora-Elvas e o arranque da obra de modernização do troço Elvas-Caia (na fronteira), um investimento global de 509 milhões.", o novo aeroporto vai custar 1.1 mil milhões.

    Reveja lá a sua afirmação!

    Reveja lá as suas contas. De Évora a Elvas são 80 Kms em linha já existente - sem expropriações e pontes.
    De Elvas ao Caia são 4(quatro) Kms . E tudo em linha de baixa velocidade basicamente para mercadorias de Sines.
    Ou as contas estão erradas ou há engenheiros a faturarem alto.
    Concordam com este comentário: RCF
 
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