Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: rjmpires
    Durante o processo de adjudicação da obra e pedido de orçamentos para algumas coisas à parte, consegui perceber onde se consegue poupar qualquer coisa sem ter que recorrer aos cortes no básico e fundamental numa casa. Só que depois temos uma tendência gigante para escolher as coisas mais caras, as mulheres então nem se fala 😅
    Eu tive esse exemplo ao mobilar o apartamento, consegui melhores materias que os que se vêm habitualmente nas lojas de móveis daqui da zona, melhores preços do que no IKEA, mas fui diretamente ao fabricante, perdi tempo a procurar fabricantes, pedir orçamentos, telefonemas, combustivel, desgaste de carro etc
    Enquanto podia pagar mais, o dobro ou mais e ia a uma loja de moveis e comprava o mesmo sem me preocupar com nada, mas tinha que pagar a despesa dessa loja estar aberta, o funcionário que estava la para me atender, o lucro do patrão e por ai fora e era mais que justo porque todos têm de ganhar a vida!
    Concordam com este comentário: rjmpires
  2.  # 82

    Colocado por: DR1982Eu tive esse exemplo ao mobilar o apartamento, consegui melhores materias que os que se vêm habitualmente nas lojas de móveis daqui da zona, melhores preços do que no IKEA, mas fui diretamente ao fabricante, perdi tempo a procurar fabricantes, pedir orçamentos, telefonemas, combustivel, desgaste de carro etc
    Enquanto podia pagar mais, o dobro ou mais e ia a uma loja de moveis e comprava o mesmo sem me preocupar com nada, mas tinha que pagar a despesa dessa loja estar aberta, o funcionário que estava la para me atender, o lucro do patrão e por ai fora e era mais que justo porque todos têm de ganhar a vida!
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Totalmente de acordo!
    A expressão tempo é dinheiro aplica-se perfeitamente, se o empreiteiro têm que dispender do seu tempo para arranjar os artigos para o DO, acho muito bem que seja pago por isso.
    Concordam com este comentário: DR1982, N Miguel Oliveira
  3.  # 83

    Colocado por: pauloagsantospara mim a maior causa para fazer disparar o preço são as casas sobre-dimensionadas. Vivem nm apartamento com 120m2, mas quando constroem querem uma casa com 200m2.


    Partilho da mesma opinião.
    A área mínima de um T3 pelo RGEU são 91m2 (brutos). 105m2 para os T4.
    Num país pobre como este, quantas casas vemos com estas áreas?

    Se por um lado isto seria mais ou menos aceitável num apartamento, quando se passa para uma moradia, acrescenta-se a garagem, mais isto e aquilo e facilmente duplicamos a área.
    Por exemplo, se o carro ficava à chuva quando vivia num apartamento, será que o conforto é abrigá-lo quando se muda para uma moradia?

    Em traços gerais, uma moradia T3 que ultrapasse os 100-130m2 já representa um custo bastante considerável para o trabalhador comum. E sendo muito maior que isso, trabalhará o resto da vida para as "bricolages", manutenção, limpeza, jardins, etc...

    Faz sentido?
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  4.  # 84

    Colocado por: DR1982perdi tempo a procurar fabricantes, pedir orçamentos, telefonemas, combustivel, desgaste de carro etc


    Vê, é a isto que me refiro com "projecto".
    É o prever, comparar, procurar alternativa, e isso representa tempo e dinheiro.
    Pouco tem que ver se é o Dono de Obra ou o projectista, o importante é que seja feito.
    Concordam com este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 28 abril 2020 editado

     # 85

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Partilho da mesma opinião.
    A área mínima de um T3 pelo RGEU são 91m2 (brutos). 105m2 para os T4.
    Num país pobre como este, quantas casas vemos com estas áreas?

    Se por um lado isto seria mais ou menos aceitável num apartamento, quando se passa para uma moradia, acrescenta-se a garagem, mais isto e aquilo e facilmente duplicamos a área.
    Por exemplo, se o carro ficava à chuva quando vivia num apartamento, será que o conforto é abrigá-lo quando se muda para uma moradia?

    Em traços gerais, uma moradia T3 que ultrapasse os 100-130m2 já representa um custo bastante considerável para o trabalhador comum. E sendo muito maior que isso, trabalhará o resto da vida para as "bricolages", manutenção, limpeza, jardins, etc...

    Faz sentido?
    Concordam com este comentário:Nostradamus
    Essa tem sido uma pouco a minha luta, porque a esposa começa a dizer “mas ao construir podiamos fazer um pouco maior aqui e aculá, a minha luta tem sido explicar-lhe que é assim que a coisa descamba...

    O Meu apartamento é assim, e quando começamos a por defeitos facilmente a coisa descamba :)
    -Começando pelo quarto principal, se os 3.70m livres de comprimento chegam perfeitamente ja em largura podia ter um pouco mais que os 3m.
    -O quarto da miuda com 3x3 livres podia ser maior!
    -A sala podia tambem ser maiorzita qualquer coisa...ja a cozinha os 11m2 chegam!
    -As wcs podiam tambem ter mais espaço, principalmente a wc completa precisa de mais arrumação!
    Os armários são poucos e ainda só sao duas mulheres em casa, faz falta o tal closet com que a mulher sonha!
    -A varanda do quarto não serve de nada, se fosse apenas o vão envidraçado com uma proteção de vidro imediatamente após a caixilharia fazia o mesmo!
    A varanda da cozinha é o que me vale para as minhas ferramentas, preciso de um pequeno espaço para isso também!


    Como vê é facil as áreas dispararem quando se sai de um apartamento! 😀
      C439A6DE-7DBF-4921-BF5E-4F939F3AA1CA.jpeg
  5.  # 86

    Colocado por: DR1982Como vê é facil as áreas dispararem quando se sai de um apartamento!


    Sim e Não.
    As pessoas esquecem-se de um detalhe importante.
    Geralmente os apartamentos têm uma ou duas fachadas no máximo.

    Numa moradia térrea por exemplo, poderá desfrutar de 4 lados, minimizando os corredores, átrios, vestíbulos, espaços perdidos, etc. Tem maior liberdade para modelar a forma e recorte do perímetro, não está condicionado ao alinhamento do bloco de apartamentos, às escadas, elevadores, etc...

    Tendo os 4 lados livres, a moradia poderá aproveitar também para ter outros ganhos solares por exemplo.
    Mesmo a ausência de garagem, é menos grave numa moradia pois sempre o poderá guardar dentro da propriedade por uma questão de segurança e até cobri-lo com alguma tenda, lona ou árvore, caso não queira a pintura queimada.


    E o melhor vem no fim... num apartamento, o espaço exterior é bastante confinado. A varanda para o cão apanhar sol e pouco mais.
    Numa moradia, penso que a vivência ao ar livre é geralmente pouco aproveitada também...

    Quando comparo moradia vs apartamento eu defendo precisamente o contrário do que acontece na prática.
    A moradia pode perfeitamente ser menor que um apartamento. Sobretudo com o magnifico clima que temos em Portugal.
    O grande mal disso é a tal "ostentação" que de se falava. Ninguém quer viver numa "casa de bonecas"... Eu não me importo.

    A outra coisa é organizar uma casa em função do momento em que se recebe visitas... O "medo" de ver pratos por lavar, o átrio formal limpo e arrumado mas depois no dia-a-dia entro pela cozinha... o WC de serviço (que poderia ser o mesmo que o dos filhos por exemplo)...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    • ml21
    • 28 abril 2020

     # 87

    Voltando à questão inicial do OP eu acho que é possível construir um t3 por 140k sem grandes dificuldades dependendo da zona do país e do terreno. Eu construí um t4 de 287m2 por 175k (sem cozinha e exterior) nos arredores de Vila real e não fomos para os materiais mais baratos.

    É preciso é fazer um contrato de empreitada em condições com valores bem definidos para tudo e caso haja alguma derrapagem orçamental que não seja da responsabilidade do DO tem que ser assumida pelo empreiteiro, eu recusava-me a fazer algo que não fosse nestes termos. Depois também é importante cumprir do nosso lado, se o orçamento define chão a 20€/m2, que foi o meu caso, é para cumprir, nem mais um cêntimo, se as mulheres começarem a reclamar e não as fizerem chegar à razão mudem de mulher se não vão ter problemas o resto da vida.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
  6.  # 88

    Colocado por: N Miguel OliveiraO "medo" de ver pratos por lavar, o átrio formal limpo e arrumado mas depois no dia-a-dia entro pela cozinha... o WC de serviço (que poderia ser o mesmo que o dos filhos por exemplo)...


    tiro-lhe o chapeu, um arquitecto a defender uma linha que vai contra o que outros arquitectos defendem por aqui.

    li várias vezes a defesa do wc de serviço, para as visitas não irem para a zona privada ou a entrada formal, para as visitas não entrarem pela cozinha.
  7.  # 89

    Colocado por: DR1982O Meu apartamento é assim, e quando começamos a por defeitos facilmente a coisa descamba :)


    Mas e estes espaços?

    Poderiam ser suprimidos numa moradia por exemplo...
    Num apartamento só com uma fachada, está praticamente a obrigado a desperdiçar área...
    Logo, numa moradia poderia ter a mesma área bruta, mas ter os espaços principais maiores, quartos, salas, etc...
      C439A6DE-7DBF-4921-BF5E-4F939F3AA1CA.jpg
  8.  # 90

    Colocado por: pauloagsantosum arquitecto a defender uma linha que vai contra o que outros arquitectos defendem por aqui


    Tudo depende desse velho amigo, o "orçamento"...
    O que eu disse é no contexto de controlo de custos... e na ideia geral de que a construção está cara.
    Eu não acho. O que acho estranho é ver o mínimo exigido não ser compatível com os salários portugueses.
    Em muitos países, tantas famílias abonadas a viver em 100m2, mas aqui parece que isso seria motivo de vergonha...
  9.  # 91

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Mas e estes espaços?

    Poderiam ser suprimidos numa moradia por exemplo...
    Num apartamento só com uma fachada, está praticamente a obrigado a desperdiçar área...
    Logo, numa moradia poderia ter a mesma área bruta, mas ter os espaços principais maiores, quartos, salas, etc...
      C439A6DE-7DBF-4921-BF5E-4F939F3AA1CA.jpg
    As varandas sim, mas se suprimir o corredor como é feito o acesso as divisões, pelo exterior? Nao estou a entender...
  10.  # 92

    Colocado por: DR1982como é feito o acesso as divisões, pelo exterior? Nao estou a entender...


    Voltando os quartos para lados diferentes, por exemplo...

    Concentrando as portas dos quartos num sitio só, etc...

    Há muitas maneiras... Num apartamento também, mas há menor liberdade para isso.
  11.  # 93

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Tudo depende desse velho amigo, o "orçamento"...
    O que eu disse é no contexto de controlo de custos... e na ideia geral de que a construção está cara.
    Eu não acho. O que acho estranho é ver o mínimo exigido não ser compatível com os salários portugueses.
    Em muitos países, tantas famílias abonadas a viver em 100m2, mas aqui parece que isso seria motivo de vergonha...
    É verdade que uma casa pequena é criticada pela vizinhança, onque importa é ser grande nem que metade sena para encher chouriços, eu no meio onde vou construir onde as casas mais recentes é tudo dos 300m2 já faço uma pequena ideia das criticas que vao fazer a minha pequena barraca 😂
  12.  # 94

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Voltando os quartos para lados diferentes, por exemplo...

    Concentrando as portas dos quartos num sitio só, etc...

    Há muitas maneiras... Num apartamento também, mas há menor liberdade para isso.

    Ah sim, isso sim, mas depois é injusto, qual o filho que vai colocar no quarto a nascente e no quarto a poente?
    Qual o que tera vista para o muro e o que tera vista sobre a serra ? 😂
  13.  # 95

    Colocado por: JoelM

    Eu pessoalmente prefiro muito mais um quarto a poente do que a nascente!
    Vai do gosto e do hábito, para mim um quarto a poente nunca tirava partido do sol, quando vou pra cama o sol ja foi embora ha muito :)
  14.  # 96

    Colocado por: pauloagsantos
    li várias vezes a defesa do wc de serviço, para as visitas não irem para a zona privada ou a entrada formal, para as visitas não entrarem pela cozinha.
    Acho que isso é tao subjetivo que não se pode generalizar, depende de cada caso, nao acho mal ter um wc de serviço perto da area social e do espaço exterior caso se tenha e use, por outro lado também não me choca o wc dos quartos ser usado pelas visitas, naqueles casos em que o wc de serviço esta pegado ao wc dos quartos realmente eu nao vejo grande sentido...
  15.  # 97

    Colocado por: JoelM

    para mim tira é muito mais partido do sol, quando vou para a cama o quarto está quentinho do sol (no inverno). A nascente é que nao tiro nenhum, quando acordo nao fico na cama a olhar para o sol :D
    Mas no verão o quarto esta um forno quando vai para a cama, nao ha bela sem senão :)
  16.  # 98

    Colocado por: DR1982Ah sim, isso sim, mas depois é injusto, qual o filho que vai colocar no quarto a nascente e no quarto a poente?
    Qual o que tera vista para o muro e o que tera vista sobre a serra ?


    O que eu quero dizer é que não há formatos preconcebidos... Tem mil e uma maneiras de não ter 3 ou 4 quartos orientados para o mesmo lado (como no seu apartamento) e minimizar espaços de circulação (como no desenho anexo). Numa moradia, que há partida tem 4 lados, pode orientar a suite para um lado e os filhos para outro... ou os 3 para lados diferentes.

    Imagine que você e o JoelM eram irmãos, um ia ficar chateado por ter uma orientação solar que não aprecia...
    Por vezes, ter orientações diferentes podem permitir que todos fiquem contentes...
    Concordam com este comentário: DR1982
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
      Q.jpg
  17.  # 99

    Ah sim, agora entendi!
    Desses seus exemplos acho que nao gostava do exemplo C, o meu preferido é o exemplo B, e sim em vez de ter um corredor gigante como se vê muitas vezes basta ter ai um pequeno hall e esta o acesso aos 3 quartos feito!
  18.  # 100

    Colocado por: DR1982Ah sim, agora entendi!


    Finalmente o que quero dizer é que parece-me bastante mais fácil "brincar" quando se tem quatro lados em vez de um.
    O mesmo em relação à estrutura... no apartamento é mais difícil "mudar" um pilar, porque interfere nos outros pisos.
    Parece que mudar-se de apartamento para moradia implica fazer maior, quando na verdade pode é fazer mais pequeno até, porque poupa espaço de circulação e tem o exterior como extensão da casa.
    Parece que a ostentação é inflacionada numa casa. Ter apartamento pequeno é comum e aceitável, porque não acontece tanto isso com as moradias? Era aí que queria chegar... depois parece que tudo está caro, pois.
 
0.0379 seg. NEW