Iniciar sessão ou registar-se
    • terena
    • 24 agosto 2019 editado

     # 1

    Viva.
    Na parte de trás do terreno onde irei construir uma moradia, metade tem canas (cerca de 7 metros) e a outra metade tem um anexo quase a cair.
    Gostaria de saber se depois de eliminar as canas, é possível murar a parte onde elas estão, de modo a que o terreno não fique aberto pois as canas não são muitas.
    O resto do muro seria feito na altura da construção.
    No fundo é saber se há problemas técnicos ou algum perigo em fazer o muro em duas fases.
    Obrigado desde já
  1.  # 2

    É um muro de contenção ou um simples muro de vedação?
  2.  # 3

    É apenas de vedação. O terreno é direito e o terreno vizinho também
  3.  # 4

    hum..
    pode e deve murar a sua propriedade
    se não é para contenção, fica sujeito às condições do alvará do loteamento (é urbano?), no que diz respeito à altura e tipo de muro a edificar...
    Já vi alvarás com condições absurdas no que diz respeito aos muros...
    como por exemplo ...muro em alvenaria com altura média de 70 cms, sem pilares acima desta altura(???), com rede plastificada até 2 metros de altura...
    então e para segurar os portões com 2 metros de altura ?
    fica com rede capoeira acima dos 70 cms do muro??
    veja bem...
    se não fôr urbano veja os requisitos municipais, existem municipios que têm condicionantes e a obra carece de licenciamento...
  4.  # 5

    Sim, é urbano. Os antigos proprietários nunca muraram aquela parede.
    E ainda vou ter o problema de tirar as canas pois nem têm densidade suficiente para impedir a entrada de ninguém
    Estava a pensar em murar com 2 metros de altura, em alvenaria mas com pilares (é a parede dos fundos).
    O espaçamento entre os pilares terá que ser alguém a dizer, ou os pedreiros ou sugestões do fórum.
    Mas para já gostaria de saber se há problema em murar apenas a parte onde estão as canas e dentro de uns meses a restante parte para completar a parede.
  5.  # 6

    Faça isso com o projecto da casa... Você gosta de se pôr a jeito...
    ... Sempre com a carroça à frente dos bois...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  6.  # 7

    A jeito de quê? Ainda não tenho data para iniciar o projeto mas queria ter a casa ser dar acesso fácil a estranhos
  7.  # 8

    Colocado por: terenaA jeito de quê?

    de levar com uma coima.. é preciso licenciar o muro. movimentações de terras idem, etc.,..
  8.  # 9

    Colocado por: terenaAinda não tenho data para iniciar o projeto mas queria ter a casa ser dar acesso fácil a estranhos


    Qual é o problema , se ainda não tem lá nada!!! tenha calma e vá guardando o dinheiro...Seja ponderado nas intervenções.
  9.  # 10

    Não vão haver movimentações de terras e um fiscal camarário disse que não é preciso licença para murar, desde que não fosse para a via pública.
    A pergunta apenas é sobre se tecnicamente é viável ou aconselhável murar parte agora e o restante depois.
    A casa que lá está é para demolir e embora não tenha nada já foi vandalizada e acho que até lá dormiram. E queria evitar que se voltasse a acontecer, não posso andar sempre a ver se lá anda alguém
  10.  # 11

    Colocado por: terenaNão vão haver movimentações de terras e um fiscal camarário disse que não é preciso licença para murar, desde que não fosse para a via pública.
    A pergunta apenas é sobre se tecnicamente é viável ou aconselhável murar parte agora e o restante depois.
    A casa que lá está é para demolir e embora não tenha nada já foi vandalizada e acho que até lá dormiram. E queria evitar que se voltasse a acontecer, não posso andar sempre a ver se lá anda alguém


    Que altura tem o muro? É para executar em betão armado ou em bloco?
  11.  # 12

    O muro de um vizinho do lado tem 2 metros.
    Será em bloco
  12.  # 13

    Mas nem precisa de ter 2 metros. Acho que 1,8 m é o suficiente
    Estava a pensar um pilar com o vizinho do lado, blocos, outro pilar a cerca de 4 metros, blocos e um pilar onde fica o anexo (mais perto de 4 metros)
  13.  # 14

    A nível técnico não terá problemas derivados da execução do muro em duas partes, sendo apenas um muro de vedação. Até poderá beneficiar deixando uma junta a meio dos dois muros.
    A nível legal, segundo o Art. 6.º-A do RJUE, a edificação de muros de vedação até 1,80m de altura que não confinem com a via pública e de muros de suporte de terras até uma altura de 2m ou que não alterem significativamente a topografia dos terrenos existentes são consideradas obras de escassa relevância urbanística que, segundo o Art. 6.º do mesmo documento se identificam como obras isentas de controlo prévio.
    Quanto aos pilares, não sei qual é o objectivo mas não recomendo a sua execução pois podem levar a fugir ao que acima mencionei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
  14.  # 15

    Os pilares seriam para servir de junta, provavelmente o nome não será pilares...
    Concordam com este comentário: tc82
  15.  # 16

    Mas porquê fazer os pilares com 4 metros de altura?
  16.  # 17

    Não é de altura, é a distância entre pilares |______|______|
  17.  # 18

    Sendo assim não vejo que exista algum problema.
    Contudo, qualquer outra construção deve ser realizada com respectivo projecto aprovado na câmara.
    Concordam com este comentário: terena
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terena
  18.  # 19

    Se é para demolir, que mal tem em vandalizar?

    E se for para impedir a entrada de vândalos, 1,80m saltam-se bem.
 
0.0180 seg. NEW