Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Resido numa moradia, com construção iniciada em 1995 e fim em 2002, zona de Caldas da Rainha, e pretendo aplicar isolamento pelo exterior.

    A casa tem 3 pisos, sendo que a cave apenas tem parede visível nas traseiras e parcialmente numa das laterais, as paredes são duplas com caixa de ar de 7(?)cm, não isolada, os pilares e todas as vigas da estrutura não foram contornados com tijolo, e todas as forras dos contornos exteriores das janelas e portas são em pedra (moleanos), assim como a barra em toda a volta da casa.

    A intenção é aumentar o conforto térmico, reduzir os custos em aquecimento e eliminar, tanto quanto possível, as pontes térmicas (pilares e vigas em contacto directo com o exterior) que originam condensações e inerentes bolores no Inverno.

    Das pesquisas que fiz, o sistema ETICS parace-me uma boa solução, mas tem o inconveniente de implicar a remoção ou sobreposição de todas as forras em pedra. Também tenho dúvidas sobre qual a melhor opção em placas de isolamento, sendo certo que a esferovite, pela sua pouca resistência aos impactos, não me agrada.

    Das pesquisas que fiz aqui pelo fórum, há quem tenha aplicado cortiça projectada, mas não recolhi nenhum feedback claro sobre as vantagens do sistema, ainda que me pareça uma provável boa solução para o meu caso, apesar de necessariamente ter qualidades em isolamento inferiores ao ETICS.

    Se possível agradecia algumas opiniões dos entendidos, preços actuais por m2 e sobretudo relatos de proprietários que tenham recorrido ao isolamento pelo exterior.

    Espero que não seja pedir muito.

    Obrigado

    P.S. Anexo duas fotos das pedras exteriores. O perfil saliente na parede é de cerca de 1 a 1,5 cm.
      20190825_164859.jpg
      20190825_164754.jpg
  2.  # 2

    Recomendo as argamassas do sistema ETICS pelo exterior sem a esferovite ou XPS para não interferir com as molduras.
    Além de hidrófugas e antifissuras estas argamassas vão lhe dar um acabamento excelente se optar pela versão lisa da viero ou por um granulado fino espalhado com esponja.

    Para a térmica e acústica o ideal é fazer uma forra de gesso cartonado pelo interior, com uma primeira barreira de vapor boltherm colada na parede exterior, seguida de caixa de ar com lã de rocha e gesso cartonado.

    Há anos que procuro um isolante pelo exterior com pouca espessura que garanta aderências e coeficientes térmicos razoáveis, talvez apareça no fórum!

    Cumprimentos

    Arq.º Miguel Oliveira
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta.

    No entanto, o isolamento pelo interior está fora de questão e, pelo que tenho lido pela net, a simples aplicação das argamassas ETICS pouco isola térmica e acusticamente. Realmente, como diz, o ideal seria um isolante pelo exterior com pouca espessura e adequado coeficiente térmico.

    Cumprimentos,
  4.  # 4

    Colocado por: Miguel P.simples aplicação das argamassas ETICS pouco isola térmica e acusticamente

    é o mesmo que nada.


    Colocado por: Miguel P.Realmente, como diz, o ideal seria um isolante pelo exterior com pouca espessura e adequado coeficiente térmico.

    Exacto ETICS... a resitencia mecanica é dada pea argamassa e revestimentos que cobre o isolamento termico.


    Neste caso não há milagres...
    O amigo se calhar o melhor que faz e´efectuar a reparação e limpeza das fachadas e pintar a casinha com um boa tinta, por exemplo de base silicónica.

    Quanto ao isolamento termico.. já verificou se a casa tem isolamento no telhado? sobre a plca de tecto do piso +1. é muit importante é um custo comediddo face o beneficio que tras...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
    • AXN
    • 20 setembro 2019

     # 5

    Algumas pedras parecem partidas. Certo?
    Concordam com este comentário: nunos7, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  5.  # 6

    realmente é verdade as pedras estão todas rachadas.... boa oportunidade para reparar isso. ou seja, remover, aplicar o ETICS e, se entender repor pedra.

    Essas patologias é que são boas para vir a ter problemas de humidade em casa.. infiltrações etc... tem de tratar disso quanto antes.
    Concordam com este comentário: AXN
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  6.  # 7

    Obrigado pelas vossas respostas.

    Efectivamente várias pedras estão com rachas e, mesmo que opte apenas por pintar, vou proceder à respectiva substituição.
    Quanto ao sótão (não utilizável) do piso +1 está isolado com lã de rocha de 7cm, colocada por mim sobre a laje. Mesmo não sendo utilizável, tenciono sobrepor à lã um pavimento barato, do tipo flutuante, para que possa servir para de local de arrumos.
    Sobre as janelas...vão continuar a sua felicidade! :)

    Alguma recomendação de profissionais para fazer o ETICS, na zona de Caldas da Rainha?
  7.  # 8

    Colocado por: Miguel P.Obrigado pelas vossas respostas.

    Efectivamente várias pedras estão com rachas e, mesmo que opte apenas por pintar, vou proceder à respectiva substituição.
    Quanto ao sótão (não utilizável) do piso +1 está isolado com lã de rocha de 7cm, colocada por mim sobre a laje. Mesmo não sendo utilizável, tenciono sobrepor à lã um pavimento barato, do tipo flutuante, para que possa servir para de local de arrumos.
    Sobre as janelas...vão continuar a sua felicidade! :)

    Alguma recomendação de profissionais para fazer o ETICS, na zona de Caldas da Rainha?


    Nós temos parceiros na zona das Caldas da Rainha, caso pretenda envie-nos um email para [email protected] e daremos seguimento ao seu pedido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  8.  # 9

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Nós temos parceiros na zona das Caldas da Rainha, caso pretenda envie-nos um email para [email protected] e daremos seguimento ao seu pedido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Miguel P.


    Email enviado.
  9.  # 10

    Colocado por: Miguel P.

    Email enviado.


    E nenhum contacto... (:
 
0.0167 seg. NEW