Iniciar sessão ou registar-se
    • MD
    • 17 setembro 2009 editado

     # 1

    Encontro-me neste momento a tratar da ampliação da minha casa. As coisas estão ainda em projecto, para alguns acertos, mas é também altura de saber se há dinheiro para pagar o que pretendo executar... e saber de que forma o processo de construção se pode tornar mais económico.
    Como o projecto ainda não está totalmente concluído, é impossível obter orçamentos exactos, contudo já sondei alguns empreiteiros no sentido de obter estimativas.
    A minha dúvida é:
    – É mais económico entregar a obra a um empreiteiro que se encarrega de todas as especialidades, dá-me um orçamento de 520 euros /m2, e me entrega a casa pronta a habitar? ... ou pelo contrário, os custos não serão mais bem geridos se a construção for feita por fases, sendo eu a procurar os orçamentos para as diferentes especialidades?
    Nisto, contando já com os contratempos em relação a timings e o trabalho acrescido para mim.
    Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

    Obrigado,
    Martinho
  1.  # 2

    Na minh aopinião, se perceberes de construção, ainda te podes habilitar a controlar tudo! Embora isso seja um trabalho a tempo inteiro, acredita!
    Se não fôr a tua área, entrega!!! Nem imaginas o que é ter que andar sempre "em cima" deles todos (trolhas, canalizadores, electricistas, pintores, carpinteiros,...) gerir os timings de execução... depois uns atrasam os outros... É mesmo muita fruta!

    Abraço
  2.  # 3

    Isto é um tema muito frequente aqui no Forum.

    Sou dos que defende que uma obra sujeita a licenciamento camarário, pela sua complexidade, deveria ser sempre entregue a uma única empresa (empreiteiro-geral).
    Do ponto de vista do dono-de-obra, passa a ter um único interlocutor, um único responsável por toda a obra.
    Não tem de saber se foi o pedreiro, o estucador, o carpinteiro ou o pintor que deixou uma marca na parede, etc.
    Perante a Câmara, também só tem de apresentar um único alvará para toda a obra (em vez de andar a tirar e pôr alvarás para as diferentes fases da obra)-
    Por outro lado, não tem de andar a controlar as encomendas e os trabalhos de uns e outros para, no fim, tudo bater certo.

    A não ser, claro, que o dono-de-obra não tenha nada que fazer, e considerar que o seu tempo vale "zero" euros/hora. Neste caso, até pode ser uma experiência "interessante". Um grande teste às suas capacidades: de gerir uma série de pessoas que nada têm a ver umas com as outras e aos seus nervos. É que se for você a gerir os "artistas", a maior parte dos erros ser-lhe-ão atribuídos A SI.

    Se for você a gerir a obra, sair-lhe-á, provavelmente, mais "barato". Mas SÓ porque as pessoas têm uma tendência natural para não contabilizar as próprias horas, deslocações, telefonemas, etc., quando estão a trabalhar para si próprias.

    Já agora: se você escolher um empreiteiro geral, NÃO VAI PEDIR UM ORÇAMENTO A DIZER XXX euros/m2, espero! :-)
    A proposta deverá vir bem explicadinha, parcelinha por parcelinha. Assim, os pagamentos poderão ser feitos de acordo com o valor do trabalho executado (conforme explicitado na proposta).

    (veja este exemplo: https://forumdacasa.com/discussion/2856/1/orcamento-tipo-para-moradias/ )
  3.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Isto é um tema muito frequente aqui no Forum.

    A não ser, claro, que o dono-de-obra não tenha nada que fazer, e considerar que o seu tempo vale "zero" euros/hora. Neste caso, até pode ser uma experiência "interessante". Um grande teste às suas capacidades: de gerir uma série de pessoas que nada têm a ver umas com as outras e aos seus nervos. É que se for você a gerir os "artistas", a maior parte dos erros ser-lhe-ão atribuídos A SI.

    https://forumdacasa.com/discussion/2856/1/orcamento-tipo-para-moradias


    Apoiada Luis, eu estou a fazer a minha obra por administração directa e acredite que é cá uma dor de cabeça!!
    E não controlo os trabalhadores pois a gerência de toda a obra está a cargo do empreiteiro, eu só peço orçamentos e compro ao melhor preço , o resto gere ele, senão daria em maluca !

    Alice
  4.  # 5

    Colocado por: Alice GonçalvesE não controlo os trabalhadores pois a gerência de toda a obra está a cargo do empreiteiro, eu só peço orçamentos e compro ao melhor preço , o resto gere ele, senão daria em maluca !


    A sério? Então os empreiteiros não são uns gatunos e aldrabões que andam de Mercedes classe S, passam pela obra para receber os lucros chorudos para os irem gastar com as (é melhor não dizer)?
  5.  # 6

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Alice GonçalvesE não controlo os trabalhadores pois a gerência de toda a obra está a cargo do empreiteiro, eu só peço orçamentos e compro ao melhor preço , o resto gere ele, senão daria em maluca !


    A sério? Então os empreiteiros não são uns gatunos e aldrabões que andam de Mercedes classe S, passam pela obra para receber os lucros chorudos para os irem gastar com as (é melhor não dizer)?


    Paulo apesar de ser uma opinião corrente aqui no forum, não é a minha! Alias tal como eu não trabalham para aquecer,para isso sentavam-se á lareira não faziam um trabalho que sendo bem pago( as vezes) é muito duro.

    Eu tenho uma enorme consideração pelo empreiteiro que está na minha obra, tem sido muito profissional, mostra-me sempre as melhores opções de forma a não ter problemas no futuro, depois a opção é minha claro! por acaso ele nem tem Mercedes mas se tivesse não me fazia confusão nenhuma.

    Só um aparte, vocês tinham razão dá cá uma trabalheira!! e aparece tanta coisa que eu nem imaginava, mas tem corrido bem.

    Alice
  6.  # 7

    Colocado por: Alice GonçalvesSó um aparte, vocês tinham razão dá cá uma trabalheira!! e aparece tanta coisa que eu nem imaginava, mas tem corrido bem.

    Agora junte a isso a gestão do pessoal e dos subempreiteiros.
  7.  # 8

    Mauuuu querem lá ver que ainda se vai chegar á conclusão que os empreiteiros até são boas pessoas e não ganham assim tanto como isso?
    Depois dizemos mal de quem?
  8.  # 9

    Dos chatos da segurança, ora essa
  9.  # 10

    gostaria de aprender a fazer orçamentos de forma mais eficaz na area da construçao, sera que alguem me sabe indicar um programa bom para o efeito . joao
  10.  # 11

    Entregar a obra a um só empreiteiro, "chave na mão", é muito bom porque não nos ocupa muito tempo e não temos que nos preocupar com prazos de ninguém.

    MAS.....

    ....Os principais problemas é quando precisar de alguma garantia pós entrega.

    Quando nos deparamos com algum problema depois de estarmos a habitar a dita moradia e nos queixamos ao empreiteiro, o problema é sempre o mesmo e muitas pessoas passam por esta situação:
    O empreiteiro vai dizer que montou bem e que o problema é de quem lhe vendeu e começa, assim, um jogo do empurra.
    O cliente chateia-se, não resolve nada com o empreiteiro ou quem vendeu ao empreiteiro e acabamos por gastar dinheiro de novo a comprar o material ou artigo em questão.

    É claro que vão dizer aqui no forum:
    "O empreiteiro é responsável e é obrigado a resolver esse problema ou então... tribunal!!!"

    O problema é que vamos a tribunal... anos e anos.... o tribunal pouco resolve.... e no caso de resolver já é tarde porque, normalmente o cliente já comprou o material ou artigo e.... as chatices então nem se fala.... já não pagar do tempo e dinheiro que serão precisos.


    Pense bem!
  11.  # 12

    Boas

    Entregar a obra a um só empreiteiro, "chave na mão", é muito bom porque não nos ocupa muito tempo e não temos que nos preocupar com prazos de ninguém.

    MAS.....

    ....Os principais problemas é quando precisar de alguma garantia pós entrega.

    O mesmo problema também se põe com a administração directa da obra com a agravante de ter vários intervenientes a quem pedir responsabilidades sendo que desta forma vão "empurrar" uns para os outros. Para não falar da ilegalidade dessa forma de proceder.

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 13

    Colocado por: j cardoso
    Para não falar da ilegalidade dessa forma de proceder.

    É ilegal a administração directa?
  13.  # 14

    Boas

    É ilegal a administração directa?

    Se pesquisar aqui no forum vai ver várias discussões acerca disso. Simplificando, as obras deverão ser efectuadas por empresa devidamente habilitada (alvará, etc.) que assume a responsabilidade por todos os trabalhos efectuados.

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 15

    Da forma como a maioria das vezes é feita sim é ilegal.
  15.  # 16

    Colocado por: j cardosoBoas

    É ilegal a administração directa?

    Se pesquisar aqui no forum vai ver várias discussões acerca disso. Simplificando, as obras deverão ser efectuadas por empresa devidamente habilitada (alvará, etc.) que assume a responsabilidade por todos os trabalhos efectuados.

    cumps
    José Cardoso



    Tenho quase a certeza que ninguém entrega uma obra a empresa sem alvará, etc.

    Ninguém consegue adquirir licença de habitabilidade sem que o livro de obra esteja todo preenchido por todos os intervenientes da obra, quer seja o pedreiro, ladrilhador, pintor, etc...

    Alguém consegue fazer isto ilegalmente?
  16.  # 17

    Colocado por: IdeaquaAlguém consegue fazer isto ilegalmente?

    Consegue, basta pagar alguém para ceder o alvará e para alguém assinar
  17.  # 18

    Ninguém consegue adquirir licença de habitabilidade sem que o livro de obra esteja todo preenchido por todos os intervenientes da obra, quer seja o pedreiro, ladrilhador, pintor, etc...


    E em que planeta é que isso acontece?
  18.  # 19

    Infelizmente é o país que temos....

    Sem mais comentários....
  19.  # 20

    Quem assina, obrigatoriamente, o livro de obra, no final, são o empreiteiro, o dono de obra e o técnico responsável. Quem tem a obrigação de lá registar todos os factos são o Director de Fiscalização da Obra e o Director da Obra, o Dono de Obra deve assinar esses registos. As anotações dos outros intervenientes não são obrigatórias. E isto é o que vem na Portaria 1268/08. Deste país.
 
0.0188 seg. NEW