Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Claro que não é nada descabido!
    Aconselho a fazer uma visita a Paços de Ferreira, tenho a certeza que vai encontrar a solução que precisa. Tenho a minha futura casa em construção e todos os móveis serão em madeira maciça, eu pessoalmente quero móveis para a vida toda, móveis com história.
  2.  # 2

Colocado por: MissDior

😅
    Resido na Madeira! O problema é que à custa da dificuldade de mobilidade e transporte cobram imenso!
    Quem reside aí é mais fácil. Tem mais oferta e pode ir onde quiser!
    Já contactei vários marceneiros cá. Aguardo orçamentos mas, como em tudo, só contacto aqueles com boas referências. Não são muitos, acredite.
  3.  # 3

MissDior o meu tio tem uma exposição de móveis na madeira, é Pereira da Costa. A sede é fábrica são em Paços de Ferreira. Tenho a certeza que se passar na exposição a vão ajudar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
    • tnjp
    • 30 agosto 2019

# 4

Em Machico tem os Móveis Vieira e Móveis Abel. Pesquise pelas páginas no facebook.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MissDior
  4.  # 5

Colocado por: ****um móvel deve durar 100 anos``

Sustentabilidade. Faz todo o sentido.
  5.  # 6

Não sei. Ando um pouco sensível a estes temas tão actuais, o abate de árvores, e para mais, milenares. Prefiro pensar que reciclam a madeira. Madeira de refugo, reciclem-na.
  6.  # 7

Colocado por: Anonimo06082021que refugo?...a madeira reaproveitada é na maioria das vezes mais cara que a nova por ser mais valiosa.

não só pela idade e qualidade das madeiras mas por todo processo que envolve o reaproveitamento.

Não me refiro a preços. Refiro-me a outras razões, as ecológicas. Maior sustentabilidade e menor consumo.
    De resto, sim, a madeira tem um valor imenso (é uma árvore), logo, parece-me natural e bem que seja também em termos de custo mais cara. Pode ser uma forma de preservação.
  7.  # 8

Colocado por: Anonimo06082021

qual abate?...não existem árvores vivas com 50 mil anos.

estão enterradas na terra na lama.

Eu não disse 50 mil anos, disse milenares.
  8.  # 9

Colocado por: Anonimo06082021refugo está relacionado a algo vulgar,banal,reles....

Percebo mas para mim nem por isso significa. Refugo de uma casa antiga, por exemplo, é precioso.
  9.  # 10

Colocado por: Anonimo06082021e que árvores milenares vivas você ia cortar para fazer moveis?

Colocado por: CMartinNão sei. Ando um pouco sensível a estes temas tão actuais, o abate de árvores, e para mais, milenares. Prefiro pensar que reciclam a madeira. Madeira de refugo, reciclem-na.

Nem milenares, nem outras. Precisamente.
  10.  # 11

Colocado por: Anonimo06082021diz refugo ou diz antiguidades?...independentemente do valor das mesmas.

Se for material de obra (soalho, portas, janelas..), digo refugo.
    Se for mobiliário ou peças decorativas digo antiguidades.
  11.  # 12

Colocado por: Anonimo06082021não percebeu nada do que eu disse.

Quando eu disse isto
    Colocado por: CMartinNão sei. Ando um pouco sensível a estes temas tão actuais, o abate de árvores, e para mais, milenares. Prefiro pensar que reciclam a madeira. Madeira de refugo, reciclem-na.

Não lhe estava a responder. Estava a dizer que a preservação dos meios naturais (habitat dos animais, preservação da natureza, tudo isso..) me parece importante. Logo, faz-me muito sentido que as matérias primas, como a madeira, sejam mais caras com o passar do tempo. O custo de um abate de árvore é maior do que dinheiro. Sou a favor da sustentabilidade das casas e das peças, e de baixarmos os níveis de consumo.
  12.  # 13

Colocado por: Anonimo06082021dê um exemplo...

Madeira. Pedra. Estou num exame ?
  13.  # 14

Colocado por: Anonimo06082021quer dizer que se fosse um corrimão ou umas portas e os aros das mesmas ou umas vigas,em Riga velha era considerado por si refugo.

e se na mesma casa tivesse uma gamela em pinho de fazer o pão,seria uma antiguidade.

De modo muito grosso, seria isso, em termos gerais. No entanto, tem variáveis importantes. Refugo é no sentido de sobra, reaproveitamento. As sobras de materiais de uma demolição por exemplo. Material que já não está no activo, ou a ter utilidade.
    Uma antiguidade, um mobiliário ou uma outra peça, é uma antiguidade de acordo com a sua idade. Por exemplo.
    No entanto, há mais do que isto. Quem foi o autor do refugo (porta, janela...) pode fazer deles muito mais do que refugo ou sobra apenas.
    E uma antiguidade pode ter valor monetário ou cultural, histórico (e não propriamente financeiro). E o refugo vice versa. Depende. Há o geral, e as especificidades.
  14.  # 15

Colocado por: Anonimo06082021dei-lhe dois exemplos mas não conseguiu responder,claro que os exemplos tinham armadilha,mas não deixam de ser validos e com nexo.

pelo que percebo você preferia a gamela de fazer o pão do que uma madeira rara e muito valiosa só porque era coisa de obra...restos,o tal refugo.

são opções.

Tem formas peculiares de resumir as coisas e as pessoas. Tente conhecer ambas melhor antes de as achar. Vai apreciar melhor os outros e as opiniões dos outros. O mundo não é tão pequeno como pode pensar. Ou tão mau. E os outros para além de nós próprios também têm valor. Eu adoro reconhecer valor aos outros, mas sem mo impingirem.
  15.  # 16

Colocado por: Anonimo06082021se fosse a da Padeira de Aljubarrota talvez a coisa ficasse mais equilibrada,e mesmo assim não sei não...

Por exemplo. É um exemplo perfeito.
  16.  # 17

Ai James. Estou cansada. Já expliquei tudo isso. Agora chega.
  17.  # 18

Colocado por: Anonimo06082021agora imagine se eu fosse a escrever um grande texto.

Não consigo imaginar, (sobre o que escreveria por exemplo) mas gostava que o fizesse um dia.
  18.  # 19

re·fu·go
    (derivação regressiva de refugar)
    substantivo masculino
    1. Aquilo que sobra, que é posto de lado ou que não é escolhido, geralmente por ter menos qualidade. = REBOTALHO, RESTO

2. O que tem defeito ou não tem valor menor.

3. O que é considerado mais censurável do ponto de vista social ou moral

"refugo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/refugo [consultado em 31-08-2019].

Às vezes temos de dar nome às coisas para sabermos do que estamos a falar, esse nome não tem por si de ter uma má conotação, pelo dicionário, refugo, parece-me uma boa palavra para restos de obra ou material retirado de remodelações. Como também poderia ser lixo ou entulho, contudo estes sim já me parecem ter a tal conotação negativa do termo, que em termos gerais leva a que já não se aproveite nada, ainda assim, já vi muita gente a aproveitar o dito lixo para muita coisa.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • void
    • 31 agosto 2019

# 20

O lixo também se pode reaproveitar,aliás o que para uns é lixo,não o é para outros.

Falando de madeira,o que para uns é lenha,para outros pode ser a oportunidade de criar algo novo,ainda há dias fiz isso com um cepo que estava destinado a ir para a lareira.
    Concordam com este comentário: CMartin

0.0237 seg. NEW