Iniciar sessão ou registar-se
    • Rmpf
    • 27 agosto 2019 editado

     # 1

    Boa noite,

    Gostava da vossa ajuda

    Tenho estado à procura de um imovel atraves de um comercial de uma agencia, fui ver alguns até que encontrei o que pretendia, efectuei uma proposta e aparentemente o vendedor aceitou. Sendo que este imovel não pertence à agencia do comercial que me tem mostrado os imoveis,mas pertence sim a uma outra agência.

    O Comercial da agencia que me tem mostrado os imoveis está a pedir-me agora que passe um cheque em nome da imobiliaria para a qual trabalha para efeitos de reserva de imovel.

    O comercial diz que o cheque é uma forma de reservar o imóvel mostrando ao vendedor que eu estou mesmo interessado,

    A minha questão é a seguinte

    Se o imóvel pertence a outra agência porque tenho eu que passar um cheque em nome da agência que me mostrou o imóvel?
    E caso eu desista a meio do processo,fico sem o valor desse cheque?

    Agradeço desde já
    • AMVP
    • 27 agosto 2019

     # 2

    Quando passei por isso, apena a e** tinha essa exigência, mas o cheque era passado em nome do vendedor e o cheque ficava na agência e servia até ao momento do contrato. Numa das situações em que passei o cheque, não cheguei a acordo com o vendedor, em termos de valor, e o cheque foi-me devolvido sem qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
  1.  # 3

    Comigo foi da mesma forma. Aliás, o cheque nem tinha cobertura naquele momento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
    • size
    • 27 agosto 2019

     # 4

    O cheque não tem que ser emitido a favor da imobiliária,porque a ela nada lhe deve. Há que desconfiar desses malabarismos e agir com segurança.
    É que, falta saber se esse vendedor e a sua imobiliária estão legitimados para intermediar a venda do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
    • Rmpf
    • 27 agosto 2019

     # 5

    Colocado por: sizeO cheque não tem que ser emitido a favor da imobiliária,porque a ela nada lhe deve. Há que desconfiar desses malabarismos e agir com segurança.
    É que, falta saber se esse vendedor e a sua imobiliária estão legitimados para intermediar a venda do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rmpf


    Obrigado pelas respostas, o que me aconselha a fazer neste caso? A passar o cheque em nome do vendedor? Não estou muito seguro em passar um cheque em nome da agência que nem sequer tem o imóvel em carteira, no fundo não estou a fazer reserva de nada. A agencia que efectivamente tem o imóvel pode continuar a promover o mesmo e até vender a outra pessoa.
    • AMVP
    • 27 agosto 2019

     # 6

    E marcar uma outra visita ou imóvel e nessa altura falar abertamente com o vendedor, na presença dos 2 agentes?
    Na dúvida, falam todas as partes. Digo eu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
  2.  # 7

    Nao aconselho cheques de reserva.
    Não passei e comprei na mesma.
    O que disse ao agente foi que se aceitassem a minha proposta fazia logo o CPCV.
    A conclusao que tiro dos cheques reserva é que servem para a imobiliaria ganhar tempo para tratarem de documentação necessaria. Afirmo isso porque demoraram alguns documentos a serem obtidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
    • PoisÉ
    • 29 agosto 2019 editado

     # 8

    O cheque reserva é uma garantia de compromisso.
    Serve para imobiliária ter alguma garantia de que as pretensões do cliente quanto ao negócio são sérias.

    Se é um cheque toma lá, dá cá, sem qualquer tipo de papel associado, não o deve entregar.
    Se existe um papel que ateste as condições em que o cheque é entregue, como será usado e se pode ser devolvido, deverá ler as condições e verificar se lhe interessam ou não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
  3.  # 9

    Eu não passava cheque nenhum. Querem compromisso das partes avancem para um CPCV.
    O comprador na boa fé entrega um cheque reserva, entretanto aparece uma proposta melhor, eles devolvem o cheque e o comprador fica agarrado ao totta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
    • SMBS
    • 29 agosto 2019

     # 10

    A mim também pediram cheque e eu disse que nem pensar.

    Arranjaram logo solução para não ser necessário o tal cheque reserva.

    Quem garante que o cheque não será levantado. O que não falta é empresas perto da insolvência cujos patrões ou algum funcionário fazem tudo para ainda levarem alguma coisa para casa. Depois do cheque ser levantado só em tribunal e da empresa falir boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
  4.  # 11

    Quando andei há uns anos a ver imóveis para comprar, vimos um que nos interessou e na E** pediram um cheque para reservar o mesmo e deixar de mostrar aos outros possíveis compradores.
    Entretanto avançamos para o pedido de crédito e CPCV mas como o crédito foi recusado o negócio teve de ser anulado.

    Não tivemos razão de queixa da imobiliária. No prazo devido o cheque voltou para nós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmpf
 
0.0155 seg. NEW