Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Gostava de saber de acordo com a vossa experiência quais são os aspectos chave que eu devo ter em conta aquando da negociação com os empreiteiros.O ideal será conseguir um preço competitivo sem abdicar da qualidade.
    Uma vez que já possuo grande parte do valor previsto para a construçao, eu pretendo usar este pretexto para negociar melhor os preços.
    Estategicamente:
    -Será mais vantajoso entregar a obra a um empreiteiro, no modelo "chave-mao" negociando um bom desconto no valor global da obra?
    -Ou será mais vantajoso, contratar uma empresa para fazer a estrutura da casa e depois negociar individualmente com cada uma das especialidades?

Muito obrigado,
    Marques22
  2.  # 2

Olá,
    Só depende de si, da dedicação, paciência e do pulso ao negociar. Pode encontrar boas soluções nas duas situações. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Marques22
    • Anaa
    • 29 agosto 2019 editado

# 3

Qual é a vantagem? Vai passar o dinheiro que tem para as mãos do construtor? E correr o risco ficar sem o dinheiro que tem e a obra parada...
    Em minha opinião não há qualquer vantagem, ao nível da negociação, em ter 50, 70, ou 100% do capital. O construtor deve receber de acordo com o plano de pagamentos e de acordo com os trabalhos executados.
    Para começar a obra deve ter o suficiente para o início dos trabalhos e depois é ir pagando conforme o que estiver contratado.
    Já tem orçamentos, como é que chegou ao valor previsto?
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Marques22, N Miguel Oliveira
  3.  # 4

construir chave na mão é mais rapido, dá menos chatisses e é mais caro do que construir por especialiades. Um empreiteiro por norma não tem carpinteiros, electricistas, canalizadores, pintores, acava por ter uma equipa para colocar a casa em pé e depois vai sub-contratar outros para fazer as especialidades. Por isso é que se for você a gerir isso corta um intermediário e fica mais em conta. No entanto existem outras questões, como o alvara do construtor, a garantia da casa, etc, pode procurar no forum por isso.

Colocado por: Marques22O ideal será conseguir um preço competitivo sem abdicar da qualidade

isso é o que todos querem.

Colocado por: Marques22Uma vez que já possuo grande parte do valor previsto para a construçao, eu pretendo usar este pretexto para negociar melhor os preços.

não sei de que forma. o ter dinheiro é bom, porque não é por falta dele que a obra corre o risco de parar. Mas o melhor é defenir um plano de pagamentos consoante o estado da obra e pedir ajuda à sua fiscalização para nunca dar mais dinheiro ao empreiteiro do que o que já foi gasto na obra.

provavelmente se pagasse uma boa percentagem à cabeça encontrava um empreiteiro que lhe fizesse preços mais baratos, mas acho que o risco não compensa.
    Concordam com este comentário: Marques22, N Miguel Oliveira
  4.  # 5

Bom dia a todos,

A estimativa orçamental que tenho foi com base na informação recebida pelo arquitecto e em 2 orçamentos que já recebi.

Obrigado desde já pelos comentários.
    Marques22
    •  
      mhpinto
    • 29 agosto 2019 editado

# 6

Colocado por: pauloagsantosPor isso é que se for você a gerir isso corta um intermediário e fica mais em conta

Isso presumindo que os subcontratados fazem o mesmo preço a um particular que fazem a alguém que lhes arranja trabalho regularmente. Se é o caso, então essa gente percebe mesmo muito pouco de negócios.
    Mas sim, acredito que se poupe algum, não deverá é ser exatamente aquilo que deixa de se pagar no modelo chave na mão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  5.  # 7

Colocado por: mhpinto
    Isso presumindo que os subcontratados fazem o mesmo preço a um particular que fazem a alguém que lhes arranja trabalho regularmente. Se é o caso, então essa gente percebe mesmo muito pouco de negócios.
    Mas sim, acredito que se poupe algum, não deverá é ser exatamente aquilo que deixa de se pagar no modelo chave na mão.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Sim fazem o mesmo preço! Para eles é igual se é empreiteiro ou cliente final ! Afinal não falta a quem vender neste momento
  6.  # 8

Colocado por: enf.magalhaes
    Sim fazem o mesmo preço! Para eles é igual se é empreiteiro ou cliente final ! Afinal não falta a quem vender neste momento

Aliás nalgumas situações o empreiteiro usou os meus sub contratados para obras posteriores dele.
  7.  # 9

Colocado por: Marques22Boa noite a todos,

Gostava de saber de acordo com a vossa experiência quais são os aspectos chave que eu devo ter em conta aquando da negociação com os empreiteiros.O ideal será conseguir um preço competitivo sem abdicar da qualidade.
    Uma vez que já possuo grande parte do valor previsto para a construçao, eu pretendo usar este pretexto para negociar melhor os preços.
    Estategicamente:
    -Será mais vantajoso entregar a obra a um empreiteiro, no modelo "chave-mao" negociando um bom desconto no valor global da obra?
    -Ou será mais vantajoso, contratar uma empresa para fazer a estrutura da casa e depois negociar individualmente com cada uma das especialidades?

Muito obrigado,
    Marques22

Vai depender dos empreiteiros com quem está a lidar, nas ultimas 3 ou 4 obras que adjudiquei o desconto em relação ao orçamento apresentado foi... 0%... Isto porque os orçamentos não são feitos a olho e "sei" o que vai custar a obra e a minha margem.
  8.  # 10

Neste momento não negoceia porra nenhuma.
    O mercado é de procura, não de oferta.
    Não quer, há mais quem queira.

Dê-se por contente se arranjar um empreiteiro sério, honesto e competente.
    E se vir algum documente a coisa, há quem não acredite que existem.
    Concordam com este comentário: M.Dias
  9.  # 11

Não sei com que empreiteiros lidou, mas uma empresa que não consegue um desconto de pelo menos 10% em relação ao cliente final, deve preocupar-se.

E não esquecer que uma obra não é fazer a estrutura e depois contratar sub-empreiteiros para terminar, existem muitos trabalhos se trolha a fazer e se não estiver contratado com o empreiteiro tem que os pagar e subtrair esses custos à poupança.

Sem falar da questão do "empréstimo" do alvará que, mais tarde ou mais cedo, vai entalar muitos empreiteiros.
  10.  # 12

Colocado por: ghost12

Não sei com que empreiteiros lidou, mas uma empresa que não consegue um desconto de pelo menos 10% em relação ao cliente final, deve preocupar-se.

E não esquecer que uma obra não é fazer a estrutura e depois contratar sub-empreiteiros para terminar, existem muitos trabalhos se trolha a fazer e se não estiver contratado com o empreiteiro tem que os pagar e subtrair esses custos à poupança.

Sem falar da questão do "empréstimo" do alvará que, mais tarde ou mais cedo, vai entalar muitos empreiteiros.

Essa do empréstimo do alvará não percebo!!!
    Mesmo na fase de acabamentos? Mesmo adjudicando as especialidades existe n coisas para fazer pelo empreiteiro . Por isso um empreiteiro tem trabalho até ao final da obra .
  11.  # 13

Essa do empréstimo do alvará não percebo!!!
    Mesmo na fase de acabamentos? Mesmo adjudicando as especialidades existe n coisas para fazer pelo empreiteiro . Por isso um empreiteiro tem trabalho até ao final da obra .

O empreiteiro é responsável por todos os trabalhos na obra e pela sua facturação. E não sou eu que o digo, são os inspectores das finanças, recentemente tive uma inspecção do ano de 2015 e passei a perceber um pouco mais do assunto, embora tenha ficado bem caro para aprender.

Enquanto esta legislação se mantiver e não for regulada a auto-construção, nas minhas obras o dono de obra só contrata sub-empreiteiros em casos pontuais bem justificados. E eu até sou da opinião que deveria ser possível, legalmente, a auto-construção!
  12.  # 14

O melhor conselho que lhe posso dar é contratar um director de Fiscalização antes mesmo de entregar a obra.

O diretor de fiscalização vai ajudar a escolher o menos trapaceiro.
    Acredite que é um bom director de fiscalização é um investimento, não um custo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 15

Colocado por: PoisÉNeste momento não negoceia porra nenhuma.
    O mercado é de procura, não de oferta.
    Não quer, há mais quem queira.

Dê-se por contente se arranjar um empreiteiro sério, honesto e competente.
    E se vir algum documente a coisa, há quem não acredite que existem.

Concordo!

Felizmente posso falar bem (até a data) do empreiteiro que nos está a construir a moradia! Até a data, reafirmo, até a data, 5 estrelas! Felizmente há quem seja sério
  14.  # 16

Colocado por: JoelM

Numa situação "chave na mão" se tiver problemas eléctricos vai falar com o empreiteiro geral e ele que resolva!
    Já para não falar de questão legais (garantias e no caso de processos em tribunal ) e de impostos!

Acho que só por isto, deveriam todos optar pela chave na mão! Se algo estiver mal e tiver ninguém assume a culpa, as diversas especialidades vão empurrar umas para as outras e assim só se lida com um responsável. Na minha opinião é a melhor opção, muito mais para quem nunca construiu uma casa anteriormente
    Concordam com este comentário: leandro_m

0.0221 seg. NEW