Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Vamos começar a meter mãos à obra e remodelar este barracão que vêm na foto e tentar transformar isto o mais parecido com uma casa de família :)

Como grande parte dos foristas aqui, o dinheiro é escasso, seremos nós a fazer o mais possível se isso compensar em termos de custo.

A casa é anterior a 1951 e é toda em pedra, mas em tempos foi toda tapada dentro e fora com este cimento que agora queremos tirar.
    A idéia é ficarem as paredes exteriores com a pedra à vista. Não sei bem que tipo de pedra é (nem sei como identificar) apenas que tem mais de 30 cm de espessura.

Por isso caros profissionais, todas as dicas vão ser precisas.

- Qual a melhor forma de picar este cimento todo sem danificar a pedra nem perturbar a estrutura?

- Para este tipo de trabalho, vai compensar mais contratar alguém que o faça ou é algo que eu e o meu Zé conseguimos fazer bem?

- compensa mais alugar as ferramentas (ou máquinas, se for o caso) ou comprá-las?

Notas: vai ter projecto de arquitectura, não paniquem.
  2.  # 2

Foto da fachada
      20190830_214003.jpg
  3.  # 3

Contratar alguém para lhe picar isso tudo vai sair muito caro. Dependendo muito da quantidade de cimento que colocaram na massa de reboco, não me parece que seja muito fácil conseguirem picar isso tudo.
    Boa sorte para a remodelação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  4.  # 4

Obrigada.

E qual a melhor forma de tirar este reboco?
  5.  # 5

Martelo elétrico,quando acabar metade da 1a parede já se arrependeu😁😂.
    Martelo electrico para o grosso e martelo e escopo para detalhes,e braços muitos braços😉
  6.  # 6

Colocado por: BM_18Martelo elétrico,quando acabar metade da 1a parede já se arrependeu😁😂.
    Martelo electrico para o grosso e martelo e escopo para detalhes,e braços muitos braços😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mar_ju

:) :)

Com o martelo eléctrico não corro o risco de chegar à parede e estragá-la?

Este tipo de ferramentas é melhor alugar ou compro?
  7.  # 7

Colocado por: ****Compra e compre pequenino , que ao fim de uma hora já têm os braços em mau estado .

Ok, ferramentas grandes. Mas compensa comprar ou alugar, tem ideia?
  8.  # 8

Colocado por: ****Como a vai isolar por dentro ?

Ainda não está decidido. Pensamos em colocar paredes de pladur, mas não nos debruçamos sobre isso.
    O interior é pequeno, por isso convém ser algo que faça bom isolamento térmico (acústico não é tão importante, estamos isolados), que seja pouco espesso e de custo acessível. Tem sugestões? ;)
  9.  # 9

Ao pensar em tirar o reboco de cimento por fora e deixar as paredes em pedra original ocorreu-me se compensará a nivel térmico fazê-lo.

Em termos estéticos gostava de ter a casa com as pedras à vista no exterior, mas acham que vai ter muito impacto a nível térmico?
    Neste momento não temos orçamento para estar a fazer revestimento por fora em capoto nem semelhante.

Por isso é preferível manter o cimento e acertá-lo direito ou acaba por ser igual a ter a pedra à mostra?

Obrigada.
  10.  # 10

Ou seja, pode trazer problemas de humidade?

A ideia seria depois tapar as juntas entre as pedras com alguma argamassa própria.
  11.  # 11

Colocado por: ****Humidade já têm essa casa , mas o problema é começar sempre mal .

Desculpe não entendi. A casa já tem humidade?
  12.  # 12

Colocado por: Anonimo09092021Também depende do tipo de pedra. Digo isto porque um amigo e vizinho meu fez o mesmo, descascou até ficar a pedra à vista, e depois teve de impermeabilizar pulverizando um líquido na pedra 3x.

Em relação ao isolamento pelo interior, foi o que fiz na minha obra e ficou pouco mais barato que o ETICS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mar_ju

Como revestiu por dentro? Lã mineral e pladur?
    Tem ideia dos valores que gastou?
    • Nelhas
    • 5 setembro 2019 editado

# 13

Colocado por: mar_juvai compensar mais contratar alguém que o faça ou é algo que eu e o meu Zé conseguimos fazer bem?

Reverter a situação reportada, mais do que o esforço físico, vai ser algo dispendioso e que tem de ser feito por profissionais.
    Vai ser um processo lento, visto que a ideia depois é por a pedra a vista.
    Qualquer intervenção menos cuidada e vai acertar no "osso" que depois quer a vista.
    Muitos erros e no fim , o que ficar a vista, fica um trabalho muito mau esteticamente, cheio de falhas e emendas na pedra.
    Contrate alguém.
    Não será o mesmo que picar para depois emendar.
  13.  # 14

Colocado por: ****

Claro que têm , isso é uma construção muito antiga e que está ao abandono . As fotos do exterior mostram o estado dessa casa, inclusive deve ter já humidades entre o reboco e a pedra .

Qual é a melhor forma de tratar isso? Pode ajudar?
  14.  # 15

Encontrei esta empresa na internet.
    Alguma opinião? Ou é preferível contratar alguma empresa de construção?

Estes não referem o que fazem para resolver o problema da humidade.

https://www.murprotec.pt/empresa/garantia-vantagens-humidade/
    • ik
    • 5 setembro 2019

# 16

Colocado por: mar_juAo pensar em tirar o reboco de cimento por fora e deixar as paredes em pedra original ocorreu-me se compensará a nivel térmico fazê-lo.

Em termos estéticos gostava de ter a casa com as pedras à vista no exterior, mas acham que vai ter muito impacto a nível térmico?
    Neste momento não temos orçamento para estar a fazer revestimento por fora em capoto nem semelhante.

Por isso é preferível manter o cimento e acertá-lo direito ou acaba por ser igual a ter a pedra à mostra?

Obrigada.

Faça isolamento por fora,fica melhor, da acabamento/pintura exterior e não rouba espaço dentro de casa
  15.  # 17

Colocado por: Anonimo09092021

Pladur a 19€m2 + Lã a 2€m2 (comprada por mim com 35 ou 40% de desconto, não me lembro agora).
    la de 100 com papel a 2€? Mesmo barato
    • ik
    • 5 setembro 2019

# 18

Nestes contratos é melhor interiormente , até porque não mexe com a estética exterior e pode deixar a casa em pedra , se o trabalho for bem feito pode criar um envelope , exterior muito bem feito .

Por alguma razão a pedra está tapada, não deve ter sido feita para estar a vista!
  16.  # 19

Colocado por: ik

Por alguma razão a pedra está tapada, não deve ter sido feita para estar a vista!

A pedra esta tapada porque o meu sogro... não sabia fazer melhor e queria transformar aquilo numa casa para um caseiro, enfim. Fez ali uma bela cagada. Por dentro levantou paredes todas tortas, vou ter de mandar aquilo tudo abaixo.

Eu não vou meter projecto de licenciamento. A premissa da Câmara é: estou isenta de projecto se apenas fizer obras interiores que não mexa na fachada e mantenha a "construção original".
    Não sei se ao meter etics por fora isso não é alteração da fachada...
  17.  # 20

Nestes contratos é melhor interiormente , até porque não mexe com a estética exterior e pode deixar a casa em pedra , se o trabalho for bem feito pode criar um envelope , exterior muito bem feito .

E sim, também gostava muito de manter a estética original daquilo tendo em conta a envolvência: campo, meio do monte.

0.0237 seg. NEW