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  1.  # 1

    Boa tarde.

    Arrendei um imóvel que me tem dado muitas dores de cabeça. Inicialmente tudo estava em bom estado de conservação até se ter iniciado o inverno, a humidade começou a aparecer mesmo com todos os cuidados possíveis para precaver, inclusive dois desumidificadores ligados noite e dia. Ganhei bolor atrás da cama, dentro de armários, paredes, e o soalho começou a levantar.
    O aviso ao senhorio foi dado e o mesmo apareceu no imóvel para verificar dizendo que seria das janelas estarem fechadas, quando as mesmas eram abertas para o espaço arejar. Verão, a mesma coisa mas com um ar mais quente, as mesmas manchas,o bolor e roupas, malas, calçado e incluindo móveis estragados. O senhorio não se responsabiliza pelo valor perdido em bens materiais. Agora no fim do contrato, o local foi limpo (demasiado bem até visto que quando o recebemos estava imundo) e o senhorio implica com tudo, penso que seja para reter a caução devido as paredes deterioradas e implica até com a limpeza, quando esta foi excelente e minuciosa.
    Alguma ideia como proceder?

    Obrigada!!
  2.  # 2

    De salientar também que quando me mudei para o mesmo, já havia uma parede deteriorada com humidade e bolor, que era a mesma que ostentava um depósito de água de sanita, e nada foi retificado, simplesmente ficou assim mesmo depois da queixa e de uma suposta promessa de arranjo.. Assim como marcas de uso de antigos inquilinos, paredes marcadas com alguns riscos e sujidade e exaustor com gordura.
  3.  # 3

    Eu acho que pode fazer o seguinte: entregar a casa no exato estado em que lhe foi entregue, ainda que para tal tenha de pintar as paredes. Para esse efeito, se tiver tirado fotos do estado em que a casa lhe foi entregue (o que é sempre aconselhável fazer), só terá de repor esse mesmo estado de conservação - nem mais, nem menos.

    Depois de o fazer, pode e dever exigir a restituição da caução.

    Quanto ao valor perdido em bens materiais, dificilmente vejo forma de imputar tais danos que sofreu à pessoa do senhorio. Se a construção da casa é de fraca qualidade e isso lhe criou danos, tal sempre seria por si comprovável pelo Certificado Energético que o mesmo lhe terá que ter entregue no ato da celebração do contrato de arrendamento.
    Concordam com este comentário: Raquel_silva
  4.  # 4

    Bom dia, obrigada pela atenção.
    No dia de celebração de contrato não me foi entregue o certificado energético, dizia que a casa não foi classificada. Quando apareceram os problemas tentamos falar com vizinhos que diziam que a casa foi renovada mas que os problemas já eram persistentes com a antiga moradora.
    Fotos tenho claro porque foi uma precaução,mas o senhorio insiste que os problemas foram criados por nós.
    Pintar as paredes não é que seja o transtorno,mas penso que o ideal seria uma intervenção para ver porque surje tal humidade mesmo no verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José pb
 
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