Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite comprei uma vivenda em fevereiro de 2007 em construção e a casa será entregue em dezembro ,, mas tenho 1 duvida o construtor é obrigado a colocar os paineis solares .
  2.  # 2

    talvez não pois , não sei agora exactamente a data em que entrou em vigor a legislação que o obriga, mas se o projecto entrou antes e foi aprovado então não tem de meter.
  3.  # 3

    Mas tem algum motivo para não pôr? consegue poupar até 100% de electricidade no verão, no inverno vai aos 60%, se colocar com caldeira ainda poupa no gás, faz agora um investimento inicial ainda abate no IRS e o planeta agradece. Só vejo vantagens.
  4.  # 4

    hfviegas

    o construtor tem um bom motivo $$$$
  5.  # 5

    Colocado por: marco1hfviegas

    o construtor tem um bom motivo $$$$


    Não percebi, o motivo do contrutor pondo os paineis é ganhar mais dinheiro é isso?

    Esse dinheiro que o dono da obra vai gastar, vai poder ser amortizado ao longo dos anos e não sabe tão bem gastar ter uma despesa fixa de electricidade de uns 30€ em vez de 60€ ou 70€.

    Colocar paineis solares numa casa em contrução não é uma grande fortuna
  6.  # 6

    E agora até há apoios. Em relação à obrigatoriedade, só para construções novas, cujo projecto tenha dado entrada depois de Julho de 2008.
  7.  # 7

    hfviegas

    onde é que não compreendeu?? d

    se o construtor não meter é menos um gasto que tem na obra e se a vendeu sem, por x euros ao trofense, não é agora que vai meter e pedir mais x por isso.
    • eu
    • 18 setembro 2009

     # 8

    Os painéis solares são obrigatórios para projectos aprovados desde Março de 2008. Por isso, neste caso não são obrigatórios.
  8.  # 9

    Meta vc. Eu estou à espera que o estado prolongue a campanha que tem, com o apoio que dá para meter.
  9.  # 10

    Colocado por: Hugo S.Meta vc. Eu estou à espera que o estado prolongue a campanha que tem, com o apoio que dá para meter.


    O problema é que se não aproveitam para o ano o Sócrates queixa-se que nem isto os Portugueses souberan aproveitar e as verbas disponiveis serão canalizadas para outros fins, portanto pessoal há que aproveitar porque o Sol é de borla!

    Estamos ainda muito aquém de se esgotar as verbas disponiveis, pelas últimas estatisticas!
  10.  # 11

    Mas pelo que li a ajuda do estada não é só para casas já construidas que não teem paineis solares.
    Para quem vai construir já é obrigado a por e o estado não ajuda.

    Estava com esta ideia, se nao for assim tenho que ver, já é uma ajuda.
    • ng3
    • 20 setembro 2009

     # 12

    tb tenho uma dúvida o meu projecto era de 2004 mas deu entrada na câmara de novo e foi aprovado em Fevereiro de 2009 mas o construtor apesar do painel solar já estar contemplado no projecto ele diz que não mete em virtude do anterior não o contemplar, e quem quis fazer as alterações ao projecto fui eu e não ele assim tenho que o pagar eu ? tendo em vista que comprei uma casa em construção... agradeço se me puderem esclarecer.
  11.  # 13

    Colocado por: euOs painéis solares são obrigatórios para projectos aprovados desde Março de 2008. Por isso, neste caso não são obrigatórios.


    para quem tem dúvidas.

    sce
  12.  # 14

    Colocado por: ng3tb tenho uma dúvida o meu projecto era de 2004 mas deu entrada na câmara de novo e foi aprovado em Fevereiro de 2009 (...)


    uma questão: arquitectura e especialidades (estabilidade, aguas, rccte,......)?

    qual a data da licença de construção?
    • ng3
    • 20 setembro 2009

     # 15

    Licença de construção Abril de 2009
  13.  # 16

    O que interessa é a data em que dá entrada o pedido de licenciamento (neste caso a arquitectura) ou a comunicação prévia. O particular não pode ser penalizado por a câmara demorar um eternidade a aprovar as coisas.
  14.  # 17

    O meu projecto entrou na camara este ano, então sou mesmo obrigado a por os paineis solares?
    Não depende da incidência solar na zona?
    Se for obrigad a por na casa que vou construir o "Tio" socrates tambem conparticipa?
  15.  # 18

    quik..

    o meu comentário não é especificamente para si.
    mas o que andam a fazer os projectistas de já várias pessoas que aqui tem esse tipo de dúvidas???
    será que não leem a legislação ao fazer os seus projectos??
  16.  # 19

    Colocado por: marco1quik..

    o meu comentário não é especificamente para si.
    mas o que andam a fazer os projectistas de já várias pessoas que aqui tem esse tipo de dúvidas???
    será que não leem a legislação ao fazer os seus projectos??


    Que eide dizer.... nem falei com o arquitecto sobre isso, por isso nem sei se vem no projecto ou não, tambem ainda faltam as especialidades.
    Amanha já estou com ele e falo sobre isso, a duvida é mais se sou comparticipado ou não, pelo que esteve a pesquisar para casas novas o estado não ajuda....
  17.  # 20

    ajuda sim.
    e o seu arquitecto já devia pelo menos ter previsto no projecto o sitio para a instalação dos paineis.
    há camaras que exijem isso logo na fase da arquitectura.
 
0.0211 seg. NEW