Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Moro no último andar de um prédio, no qual existem 3 motores de exaustão forçada na placa por cima do meu apartamento.
    Há alguns meses começaram a fazer um ruído/vibração que se ouve por praticamente toda a casa. É semelhante a ter um camião em ponto morto à porta de casa. Atenção que não falo de ruído apenas, mas sim uma propagação da vibração que entoa nos ouvidos.

    O condomínio diz que não sabe resolver a situação, no entanto nunca mandaram cá nenhum técnico especializado no assunto.
    Há alguma forma de resolver isto? Suponho que não seja algo assim tão raro de acontecer para não haver solução.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Isso têm que ser visto no local, e o condomínio é que têm obrigação de chamar uma empresa para verificar a situação.
    Normalmente as maquinas/motores estão alojados na casa das maquinas (Elevador) no ultimo piso da escadaria.
    Por vezes até têm lá autocolantes da ultima empresa que fez a manutenção.


    Quanto a vibração, podem ser os amortecedores dos motores nas lonas... ou os rolamentos dos mesmos...

    Agora é obrigação do condomínio verificar isso. Comunique por escrito.
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 3

    Estão numa sala ao lado da sala das maquinas dos elevadores. Eles já verificaram. Já foram lá várias vezes, mas limitam-se a colocar placas de roofmate por todo lado... Eu próprio já lá estive uma vez com eles.
    Infelizmente, acho que nunca esteve lá nenhuma empresa de manutenção.
  4.  # 4

    Como foi dito, têm que ser chamada a empresa que colocou os exaustores, pode ser necessário colocar uns suportes anti-vibração, para a vibração dos motores não passar para a placa ou verificar o estado dos motores, podem já estar a gripar e produzem vibração ou necessitam de lubrificação
  5.  # 5

    Evidentemente que precisam de reparação, muito provavelmente uns rolamentos novos e umas correias resolvem o problema.
  6.  # 6

    E o que fazer quando o condomínio diz que o motor está a funcionar bem e não dá para reparar (que o barulho é normal da idade), sem no entanto ter chamado nenhuma empresa especializada no assunto?
  7.  # 7

    Se não dá para reparar substituem, agora ou quando partir.
  8.  # 8

    O problema é que dizem que não há dinheiro para fazer a reparação por serem 3 motores caros.
    Honestamente, sem ter havido a visita de uma empresa especializada no assunto, parece-me prematuro assumirem que não tem reparação.
    Sugestões? Não sei o que fazer com isto...
  9.  # 9

    Avarie os motores de vez que a solução aparece.
  10.  # 10

    Colocado por: ClioIIAvarie os motores de vez que a solução aparece.

    Eheheh.
    Estava com esperança que avariassem por eles, mas está difícil...
  11.  # 11

    Sem uma visita de um técnico como é que sabem que não tem dinheiro para reparar? Nem sabem o preço... Só se o condomínio estiver a zero.

    Basicamente o que lhe disseram é que não é problema para eles. Você que se lixe.

    Motores normalmente tem reparação (bobinagem, rolamentos, o que for).
    Concordam com este comentário: jorgealves, zed
  12.  # 12

    Colocado por: damnedSem uma visita de um técnico como é que sabem que não tem dinheiro para reparar? Nem sabem o preço... Só se o condomínio estiver a zero.

    Basicamente o que lhe disseram é que não é problema para eles. Você que se lixe.

    Motores normalmente tem reparação (bobinagem, rolamentos, o que for).


    O condomínio tem uma equipa de técnicos deles, mas são técnicos mais genéricos (para reparações mais comuns). Não são especializados neste tipo de equipamentos.
    Mas sim, parece-me que é mais uma de "eu que me lixe", porque o problema não é em casa deles.
  13.  # 13

    Colocado por: amcostaO problema é que dizem que não há dinheiro para fazer a reparação por serem 3 motores caros.
    Honestamente, sem ter havido a visita de uma empresa especializada no assunto, parece-me prematuro assumirem que não tem reparação.
    Sugestões? Não sei o que fazer com isto...
    cada ventilador leva 2 rolamentos que custam 70€, quando griparem leva 1 turbina que custa mais de 900€
  14.  # 14

    Colocado por: amcosta

    O condomínio tem uma equipa de técnicos deles, mas são técnicos mais genéricos (para reparações mais comuns). Não são especializados neste tipo de equipamentos.
    Mas sim, parece-me que é mais uma de "eu que me lixe", porque o problema não é em casa deles.


    Eu acho que o condomínio têm é 3 moços para mudar lâmpadas, porque um técnico "generalista" ia a sua casa tentava ouvir o barulho e ia ver o que se passava, se fosse algo simples tenta reparar ele, ou então chamar a empresa que vendeu/aplicou o aparelho.

    O problema é que para os outros está tudo bem porque só você é que ouve o barulho.

    Pode sempre ir lá e desligar os motores(sem estragar), vai ver se não se queixam todos
    Concordam com este comentário: desofiapedro, amcosta
  15.  # 15

    Já agora, os motores são estes. Segundo o técnico, a girândola é uma peça única e não tem reparação e trocar são 600€.
      IMG_20190907_142621.jpg
      IMG_20190907_142627.jpg
  16.  # 16

    Eu cortava a correia todos os dias ate repararem isso, as vezes é preciso soluções drásticas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcosta
  17.  # 17

    Colocado por: amcostaJá agora, os motores são estes. Segundo o técnico, a girândola é uma peça única e não tem reparação e trocar são 600€.
      IMG_20190907_142621.jpg
      IMG_20190907_142627.jpg
    pelo menos ficou a saber que o artista não sabe trocar uns rolamentos numa turbina, e logo nessas que é simples e de fácil acesso.

    uma limpeza com uma maquina de pressão não se perdia nada, os rolamentos só vão piorar até partirem.
    Concordam com este comentário: damned
  18.  # 18

    ps_: na ultima vez que trocaram a correia fizeram bosta pois esta desequilibrada e foi esta que estoirou om os rolamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcosta
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvespelo menos ficou a saber que o artista não sabe trocar uns rolamentos numa turbina, e logo nessas que é simples e de fácil acesso.

    uma limpeza com uma maquina de pressão não se perdia nada, os rolamentos só vão piorar até partirem.


    Conhece este tipo de turbinas? É só desapertar o rolamento ali na zona perto da correia? Eu como não percebo muito do assunto, não contestei o que o homem disse.

    Colocado por: jorgealvesps_: na ultima vez que trocaram a correia fizeram bosta pois esta desequilibrada e foi esta que estoirou om os rolamentos.

    Consegue ver isso pela foto? Posso contratá-lo? :D
  20.  # 20

    Sinceramente está ai um trabalho de sucateiro, a caixa está apoiada em cima de um bocado de esferovite, e uma limpeza geral com um bocado de óleo podia resolver o problema.

    Têm muito fácil acesso todo o sistema e em vez de se trocar peças, caso não haja dinheiro, pode limpar tudo e olear as partes moveis.
 
0.0166 seg. NEW