Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Arrendei recentemente um T1 e tanto o meu quarto como a sala dispõe de uma pequena varanda comum.

Gostava de a tapar dos lados (tenho uma vizinha demasiado curiosa...) e gostava de conhecer as vossas sugestões.

Queria algo que me permitisse ganhar algum privacidade face à varanda da vizinha (2 metros de distância entre e a minha e a dela), mas que não implique propriamente obras. No fundo algo só para tapar.

Obrigado!
    • size
    • 4 setembro 2019

# 2

Isso implica uma utilização de área comum do condomínio, pelo que necessita de conversar com o Administrador do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luismiguelsardinha
  2.  # 3

Devido a ser um apartamento arrendado têm que ser uma solução que não envolva muita bricolage, na eventualidade de deixar o apartamento, fazer um furo é fácil mas tapa-lo pode custar muito dinheiro.

Já pensou em plantas artificiais? têm que estar presas para não caírem com o vento, ou aquelas palhinhas que dá um aspecto tropical
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

Colocado por: sizeIsso implica uma utilização de área comum do condomínio, pelo que necessita de conversar com o Administrador do prédio.

Mesmo que não implique obras? Não estou a falar de fazer uma marquise.

Colocado por: Pedro_MoreiraDevido a ser um apartamento arrendado têm que ser uma solução que não envolva muita bricolage, na eventualidade de deixar o apartamento, fazer um furo é fácil mas tapa-lo pode custar muito dinheiro.

Já pensou em plantas artificiais? têm que estar presas para não caírem com o vento, ou aquelas palhinhas que dá um aspecto tropical

A ideia é algo do género, queria algo que não implique obras. No fundo apenas para impedir a vizinha de "estar a olhar para mim enquanto estou sentado na varanda". Mas não sou muito dado a estas coisas, pelo que qualquer sugestão/ideia é muito bem vinda.
  4.  # 5

Dependendo do orçamento pode optar por paineis wpc com trelicia ou painel ripado "plastico" e depois, neste, colocar plantas
  5.  # 6

Se o problema é apenas esse, coloque uma chapa, um painel, algo com a largura e opacidade necessária para não ser visto.
    Sendo arrendado, convém ser uma coisa fácil de remover.
  6.  # 7

As vezes nada melhor que uma visita a um shopping que tenha lojas de decoração, ou uma visita ao Ikea para tirar ideias e avaliar os preços. As plantas artificiais podem ser um pouco caras. Pode sermpre "imagicar" algo com paletes e até aproveita e fica com algo para meter uns vasos e plantar umas ervas aromáticas, pimentos, enfim.. têm que ver a área da varanda e o que pode ficar bem lá
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

Meta um tapa vistas feito de canas, vime, palha, qualquer coisa que até pode enterrar num vaso comprido e juntar umas plantas ou flores bonitas. Sem obras, amovível a qq momento, e decorativo.
  8.  # 9

A varanda é pequena, tal como demonstra a imagem:

imagem

A ideia era tapar a zona em amarelo, mas não quero violar regras do condomínio nem fazer obras.
  9.  # 10

Colocado por: luismiguelsardinhamas não quero violar regras do condomínio nem fazer obras.
    pois... mas o que pretende....

meta um vaso com trepadeira e faça uma estrutura em bambu ou ripas .. sugeria um jasmin
    Concordam com este comentário: Jota5
    • RCF
    • 4 setembro 2019

# 11

Colocado por: sizeIsso implica uma utilização de área comum do condomínio, pelo que necessita de conversar com o Administrador do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luismiguelsardinha

A leitura que faço é que a varanda é comum ao quarto e à sala, mas não comum ao condomínio... Por isso e se assim for, não necessitará de autorização do condomínio.
    • RCF
    • 4 setembro 2019

# 12

Colocado por: luismiguelsardinhaA varanda é pequena, tal como demonstra a imagem:

imagem

A ideia era tapar a zona em amarelo, mas não quero violar regras do condomínio nem fazer obras.

Arranje uma rede a imitar uma trepadeira e coloque na sua varanda, desse lado. É alvo amovível e compra em várias lojas, nomeadamente no Ikea, Leroy ou Aki...
  10.  # 13

.

.

.
    Concordam com este comentário: Jota5
  11.  # 14

Mas pode fazer uns furos "algures" para fixar ou nem isso? Se não, há umas floreiras de madeira com trelicia para trepadeiras... só que são um pouquimho largas e a varanda é pequenina
    • RCF
    • 4 setembro 2019

# 15

Colocado por: leonorbMas pode fazer uns furos "algures" para fixar ou nem isso?

desde que o senhorio não se oponha... se bem que, pode nem perguntar pois, esses furinhos, facilmente os tapa depois...
  12.  # 16

Colocado por: Pedro Azevedo78
    .

.
    Concordam com este comentário:Jota5

E mais simples ainda(esta de aluguer) e é mais fácil de levar.
    Pode por igual a este, acorde ao tamanho do terraco.
    Concordam com este comentário: luismiguelsardinha
      232913-00-GPIE.jpg
  13.  # 17

Pedro a trepadeira da ultima imagem é excelente! Onde posso adqurir isso?

Obrigado!
  14.  # 18

• size
    • 4 setembro 2019

# 19

Colocado por: RCF
    A leitura que faço é que a varanda é comum ao quarto e à sala, mas não comum ao condomínio... Por isso e se assim for, não necessitará de autorização do condomínio.

Trata-se de uma área comum do condomínio. As varandas fazem parte das fachadas dos prédios.
    Estamos perante a colocação de um tapa-vistas entre 2 frações. Tudo depende do aspecto do tapa-vista a colocar.... Pela sua dimensão, cor, aspecto, pode implicar uma inovação na fachada. ...
  15.  # 20

Colocado por: size

Trata-se de uma área comum do condomínio. As varandas fazem parte das fachadas dos prédios.
    Estamos perante a colocação de um tapa-vistas entre 2 frações. Tudo depende do aspecto do tapa-vista a colocar.... Pela sua dimensão, cor, aspecto, pode implicar uma inovação na fachada. ...

Tem razão. Sou jurista e do que me recordo das aulas de Direito Reais a sua interpretação está correta. Todavia em alguns dos andares de cima a varanda foi convertida em marquise, pelo que já há algumas "desconformidades" com a fachada original se assim podemos chamar. Estou em crer, e corrigam-me se estiver errado, que uma pequena alteração cosmética não tenha grandes implicações.

0.0229 seg. NEW