Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: RRRTorresIsto tudo com o objetivo de não descapitalizar, que me permita a pergunta, qual é a vantagem lógica mesmo se nao descapitalizar?


    sem querer entrar em grandes detalhes, a grande vantagem é nao mexer no seu e com o dinheiro dos outros ainda faz dinheiro para si!
    Concordam com este comentário: Apostador
    • FFAD
    • 10 setembro 2019

     # 22

    Se acreditar no que vai fazer, é melhor fazer com o seu dinheiro e retirar os proveitos a 100% do que dividir com o banco.

    Se não acreditar e preferir arriscar com o dinheiro dos outros, como muitos "Bernardos"...
  2.  # 23

    Compreendo, fico então a ganhar juros de 3 ou 4% com o meu dinheiro no banco e depois se houver uma crise ou não conseguir vender não perco nada porque o dinheiro é dos outros ("banco").

    Ou seja se correr bem ganho os juros do banco com o meu dinheiro lá depositado e ainda as mais valias ... se correr mal, não perco nada porque o dinheiro era dos outros e não mexi no meu.

    Não tinha compreendido ainda, obrigado!
    • FFAD
    • 10 setembro 2019

     # 24

    hoje em dia 0,3% ou 0,4% não era mau...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  3.  # 25

    Não tenho o dinheiro todo para poder comprar um apartamento e fazer essas obras, teria sempre de recorrer a crédito. Para além de achar que é uma forma mais segura de o fazer. A margem reduz por estarmos a partilhar com o banco, mas como em tudo, não pode ser tudo para o mesmo...
  4.  # 26

    Colocado por: JoelM

    Mesmo que não resulte com o empréstimo o banco vem buscar o imóvel e se este não chegar para cobrir a divida ainda vai buscar o resto dos bens ou até mesmo penhorar parte do salário.


    A sério? Então o dinheiro não é dos outros?!
    • FFAD
    • 11 setembro 2019

     # 27

    Colocado por: JoelM

    Mesmo que não resulte com o empréstimo o banco vem buscar o imóvel e se este não chegar para cobrir a divida ainda vai buscar o resto dos bens ou até mesmo penhorar parte do salário.


    Ainda não foi aprovada aquela lei que basta entregar a casa e fica-se sem divida?
  5.  # 28

    Colocado por: FFAD

    Ainda não foi aprovada aquela lei que basta entregar a casa e fica-se sem divida?


    Creio que já, mas é contratual. Ou seja, tem que meter isso no contrato quando o fizer com o banco e cheira-me que isso vai se reflectir e bem no spread contratado. Não há almoços grátis.
    Concordam com este comentário: RRRTorres
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRRTorres
  6.  # 29

    Não há almoços grátis.

    Existem garantias, hipotecas, penhoras de vencimento, etc.

    O dinheiro não é dos outros, o risco está sempre do lado de quem pede emprestado, principalmente a partir da crise de 2008 e consequente legislação europeia.

    Espero que as pessoas que leiam isto e tenham consciência de que vão ser SEMPRE
    responsáveis pelos empréstimos. Essa história de se correr mal o dinheiro é dos outros não existe.

    PS: Tenho pena q nem consigam distinguir o meu anterior post irónico
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 30

    Colocado por: JoelM

    Essa afirmação não é minha!


    Não percebe que estava a ser irónico?!
    Assim como estava a ser irónico quando falei em taxas de 3 ou 4%?

    Desde o início que digo q é perferivel com capitais próprios...

    Enquanto existem pessoas que dizem q é melhor com capitais alheios pq o dinheiro é dos outros e se correr mal n há problema

    Eu estou a bater na mesma tecla a vários posts porque me sinto no dever cívico de adverter que isso não funciona assim, para evitar que pessoas mais ileteradas em assuntos financeiros e com menos posses, caiam no erro de comprar imóveis a crédito julgando que caso deixem de conseguir pagar o empréstimo se quitam de responsabilidades entregando a casa.

    Num mundo onde existem pessoas a pedir créditos pessoais (20%) e crédito habitação (para os restantes 80%) para comprar casa aconselhados por agentes imobiliários e balcões de bancos que ganham a comissão por crédito concedido, acho que cabe a todos ter bom senso e EDUCAR e não desinformar e/ou incentivar comportamentos de risco como tem vindo a acontecer neste tópico.
  8.  # 31

    Colocado por: RRRTorresEu não compreendo a história de usar o dinheiro dos outros.


    Claro que compreende , porque é alguém que percebe do assunto.
    Usar o dinheiro dos outros é dos instrumentos mais antigos e comuns que existem.
    As vantagens de o fazer, nada têm haver com a pessoa depois não ter dinheiro para o pagar.
    É um instrumento como outro qualquer e pode e deve ser usado.

    Penso que o mercado não têm de facto margem para operações como o forista pretende, a menos que seja dono de um portfólio vasto e consiga ir fazendo "pousio" nos imoveis adquiridos e analisando o mercado por zona.
    Ter capital suficiente para investir e esperar.

    Nunca se deve descapitalizar. Nunca.
    Concordam com este comentário: Apostador
  9.  # 32

    Colocado por: JoelMsou da opinião que não se deve é endividar, porque se as coisas correm mal, fica sem o capital próprio e ainda tem de pagar os juros, taxas e taxinhas.


    JoelM, percebo e respeito o ponto de vista, mas não acho que se deva diabolizar o crédito.
    Se comprar algo, se investir as suas poupanças todas, descapitalizando-se e no dia a seguir correr mal ( internamento, operação urgente, urgência de capital disponível, obras avultadas em casa , etc) vai buscar o dinheiro aonde?

    Aquela coisa que comprou com todas as suas poupanças?

    O crédito para mim e como a droga. Culpar o serviço ou objeto e sempre mais fácil que responsabilizar o individuo.
  10.  # 33

    Colocado por: JoelM(que até podia ser resolvido com uma hipoteca sobre a casa uma vez que não o fez inicialmente),


    Se tiver uma urgência, têm noção de quanto tempo esse procedimento demora até ter o dinheiro disponível?



    Colocado por: JoelMassustam mais se tiver feito um crédito do que se tiver usado capital próprio!


    Joel, respeito as suas opiniões.
    Mal não lhe faz =)
    • Nelhas
    • 11 setembro 2019 editado

     # 34

    Joel,

    A minha posição sobre empréstimos é muito simples.

    Não tenho empréstimos ou créditos que não possa pagar se tanto eu como a minha mulher tivéssemos a ganhar o salário mínimo, contando como é obvio com as restantes despesas.
    E dai não passo.
    A partir dai, tudo o que faço vou juntando a parte, e tento manter sempre um fundo de reserva.
    As vezes aproveito boas oportunidades, como um 6x vezes sem juros por exemplo , para um eletrodoméstico caro novo ou algo assim.

    O facto de ambos ganharmos muito acima do salario mínimo, não nos fez mudar em nada o ponto de vista.

    Obrigações que possam ser suportadas pelo conjunto de 2 salários mínimos.
    Tudo o resto , sobe e desce conforme temos mais ou menos rendimento.

    Até porque a perspetiva do CH é sempre olhar para as gerações próprias futuras.
    Gerar património que ficará para eles, não abdicando os pais de terem também os seus luxos e a sua vida.
    • AMVP
    • 11 setembro 2019

     # 35

    Colocado por: JoelM

    Admito que sim, é um ponto bastante válido a favor do empréstimo!






    Eu não tenho propriamente uma ideia fixa sobre o assunto, estou neste momento a ponderar ambas as soluções para a compra de casa própria e ainda não cheguei a uma conclusão de como fazer!



    Faça um mix, coloque grande parte de capital próprio de peça o restante ao banco. Não tem crédito mais acessível do que o de habitação. Se tiver bastante disponibilidade financeira, então compre a pronto.
    Concordam com este comentário: Nelhas
 
0.0211 seg. NEW