Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Encontro-me a remodelar uma marquise, que é virada a sudeste, tendo exposição solar durante a tarde toda, tornando-se insuportável durante o Verão (Grande Lisboa, próximo do rio mas longe do mar). Por este motivo, procurei orçamentos com vidro com isolamento térmico e optei por oscilo-batente em vez de correr (neste momento tenho alumínio com vidro simples, de correr, com décadas, com buracos onde deveria estar borracha, rolamentos que já não devem existir, etc.).

    Após semanas de contactos com nove empresas, apenas consegui obter três orçamentos (uma delas apenas trabalha só com alumínio, outra tem pouco trabalho com PVC portanto ficava 2000€ acima das que tenho, do resto não obtive resposta). Todas me pareceram de confiança após uma pesquisa de comentários, e todas trabalham apenas com janelas/portas/portões. Já li bastante sobre o tema, quer neste fórum quer noutros locais, mas acaba por ser uma situação específica de cada caso, pelo que pedia o vosso contributo para a decisão.

    Área total de cerca de 6x2,2 metros (LxA), com alguns ângulos: 6 frisos superiores e 6 inferiores fixos (~40 cm de altura e largura entre ~40cm e ~140cm); central (~140 cm de altura): 2 painéis fixos, 3 oscilo-batente de 2 folhas (2x~70cm) e 1 de 1 folha (1x~90cm).

    PVC | Ferragem | Vidro | Preço

    Orçamento 1:
    REHAU Brillant Design S799 | ROTO | Guardian Sun 6mm + ar 14/18mm + incolor 4mm | 3400€ (sem remoção)

    Orçamento 2:
    VEKA Softline DJ70 | Gretsch-Unitas JET15 | Guardian Sun 4mm + ar 14mm + Isolar 6mm | 4400€ (inclui remoção)

    Orçamento 3:
    GEALAN S8000 IQ | ROTO | Guardian Sun 4mm + ar 18mm + incolor 6mm | 3800€ (inclui remoção)

    Desde já agradecido.
  2.  # 2

    Porque razão não mantém alumínio, é mais barato ... Tente manter a coerência do resto do prédio... Veja se a policia municipal não lhe bate à porta.

    Para comparar. Tem todos de inclui a remoção do existente... De resto o que lhe propõem em termos de vidro é semelhante.
    Não vale a pena isolar demasiado se não compensar também com isolamento as zonas opacas das varandas. Caixilhos novos, serão brutalmente mais estanques ao ar que os actuais.

    Atenção aos fenómenos de condensação e falta de Renovação de ar dos espaços.

    Opte pelo mais barato ou quem lhe inspire melhor capacidade técnica... Se é que consegue avaliar isso.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 12 setembro 2019 editado

     # 3

    Colocado por: Pedro BarradasPorque razão não mantém alumínio, é mais barato ...

    Só se continuar sem corte térmico Pedro ? Ou então talvez de marca chunga.. :o)
    • AMVP
    • 12 setembro 2019

     # 4

    A exposição solar deve ser Sudoeste, só assim tem sol durante a tarde.
  3.  # 5

    @Pedro Barradas Alumínio decente não vai ser mais barato que PVC (supostamente). Quanto ao resto do prédio, que coerência? Isto é uma janela que dá para as traseiras de uma série de prédios (sem acesso por via pública), alguns andares têm alumínio prateado velho (como o que tenho agora), outros PVC/alumínio em branco, outros varanda aberta... Não é uma questão.

    @CMartin isso...

    @AMVP exacto! Lapso meu.

    De resto a dúvida é mesmo mais com a caixilharia e ferragem, se conhecerem os modelos e souberem aconselhar, porque os vidros e orçamentos são mais ou menos sobreponíveis. Ou se entenderem que haveria outra combinação de vidro mais adequada. O objectivo aqui é o controlo térmico no Verão (importância 5/5), com pouco relevo para isolamento acústico (2/5), e sem preocupação com segurança atendendo ao andar e acesso (0/5).
    As empresas, não conhecendo nenhuma, pareceram-me todas igualmente fiáveis...

    Já agora, não tenciono colocar estores.
  4.  # 6

    @Pedro Barradas Ah, e quanto à renovação de ar, admito que não seja nada que abrir a janela de vez em quando não resolva (já é hábito). A questão da condensação já me preocupa mais, ainda por cima se secar lá roupa. Mas quanto a condensação há alguma coisa a atender a nível de vidro/caixilharia para impedir/diminuir?
  5.  # 7

    Se é para estender roupa... Não é preciso alumínio xpto... Muito menos pvc de topo.
    Já o vidro é se possível a protecção solar exterior é de enorme utilidade.
    Tem de aplicar ventilação permanente... Por exemplo grelhas autoregulaveis...
    •  
      CMartin
    • 12 setembro 2019 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas. Por exemplo grelhas autoregulaveis...

    As oscilobatentes permitem ter as janelas sempre abertas, com microventilação abertas por exemplo em 10°. Terá sempre circulação de ar.

    Tenho boa ideia das marcas de caixilhos que são referidas, especialmente da Rehau, a Veka julgo ser Alemã, a Gealan conheço menos.
    Vidro para sol - planistar 4 estações ou planiterm 4s.
    São os vidros concorrentes, ou da concorrência, à Guardian Sun, portanto são capazes de ser, ou serão equivalentes. Penso que serão adequados.

    Ou seja, resumindo, penso que as suas propostas estão bem.

    Pediu 9 orçamentos em Lisboa (?), poxa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 9

    @Pedro Barradas estive a dar uma olhada a alguns tópicos aqui (https://forumdacasa.com/discussion/47360/1/como-fazer-ventilacao-de-moradia/) e noutras fontes e creio que não se justifica começar agora essa "guerra". A marquise não é "para estender roupa", se fosse não tinha este trabalho. Essa foi a função até agora, e não me importei em manter a tijoleira e caixilharia estragadas porque não se justificava de facto. Agora estou a fazer da divisão um sítio habitável, para umas refeições e tempos de "retiro", mas claro que não vou começar a estender a roupa na sala nem no quarto, portanto tenho só que colocar uns estendais de tecto e está feito.

    @CMartin ok, então se todas são igualmente capazes vou quase tirar à sorte, fora caixilharia e ferragens a única diferença que noto é mesmo se os 4mm são o vidro de fora ou de dentro e a espessura das caixas, talvez opte por uma de 18 em vez de 14. A empresa da proposta de Gealan também trabalha com Rehau, sendo caso até lhes podia perguntar qual seria a diferença de preço, mas admito que não justifique então.
    Pedi 9 porque os primeiros não me responderam durante dois meses, de modo que para agilizar pedi a mais uma série deles. Parece-me que fiz bem na medida em que só obtive 33% de respostas, se tivesse pedido só 3 neste momento tinha 1...
  7.  # 10

    Colocado por: Lando S.e a espessura das caixas, talvez opte por uma de 18 em vez de 14.

    Não me parece certeiro caixa de 18 geralmente não costuma justificar, face a 14 ou quanto muito 16. Mas veja junto dos fornecedores o que lhe dizem, cada casa é um caso com especificidades próprias.
    • CBD
    • 18 setembro 2019

     # 11

    a cx de 18 deverá ser mais cara. Até á de 16 o preço mantém-se. na Caixilharia da Rehau, que eu conheço bem, dão essa composição pois os bites que travam o vidro têm medidas especificas para 24mm, 28mm, 30mm e 32mm. daí colocarem 6/18/4 pois para 6/16/4 não têm bites que dê para os 26mm. Eu conheço de perto o vidro da guardian e a colocar no minimo seria o Sun. Se não tiver proteção exterior ao vidro pondere o snx60 mas é mais caro que o Sun. A guardian fez uma experiência com este vidro que se chama A casa no Deserto. Poderá ver na net. Caso a exposição não seja demasiado ou tenha algum tipo de sombreamento o vidro Sun satisfaz.
 
0.0169 seg. NEW