Tenho uma casa de madeira maciça a qual tenho de fazer a manutenção, a madeira está muito danificada (pilares estão a desfazerem-se têm buracos dos bichos- vulgo térmitas) tanto que me aconselharam a forrar a casa por fora com tela microporosa e com madeira. A dúvida é qual a melhor madeira: pinho nordico ou madeira massaduruba?
Antes da cosmética... Tem de resolver o problema estrutural... A estrutura danificada, expurgar a casa... E se calhar ver o que se passa para não ter ataque dos xilofagos novamente...
PS: não abra discussões consecutivas, responda apenas. Obrigado.
Estas pessoas agradeceram este comentário: susannasantos
A casa tem 14 anos e já fez 3 manutenções. O problema é que há poucas/ raras as empresas de construção de casas de madeira que não fazem manutenções. A casa vai ser forrada com noca madeira, agora a minha duvida é qual das madeiras é a melhor. Já me disseram que o pinho nórdico não é o ideal para o nosso clima, daí ganhar bicho. O que me aconselha?
A madeira que aplicar tem de ser tratada contra a acção dos xilofagos. Aplique termo wood. É um óleo de protecção colorido. Isso como tem... Verniz é uma treta. Faz filme, escama, muito mais caro de manter...
ETem a estrutura apoiada em betão ou alvenaria sem qq tipo de protecção contra a humidade, .. froa os xilfagos... aliás foi graças ao excesso de humidade na madeira, senão a casa já teria sido devorada... ( o excesso de humidade na madeira "afoga" os xilofagos), por outro lado haverá instalação de colonias de fungos que igualmente destroem a madeira.
Colocado por: susannasantostanto que me aconselharam a forrar a casa por fora com tela microporosa e com madeira.
para quÊ? para esconder o problema?
sendo a casa em madeira tem de substituir as peças danificadas. De preferência com madeiras mais apropriadas/tratadas paras as devidas funções.
no futuro tem de ter uma manutenção anual.
sim o Pedro parece ter razão que o problema aqui é mesmo a humidade/fungos. os pormenores mostrados não são adequados à construção em madeira. não se apoia assim um pilar sobre cimento/pedra.. com esse pormenor a madeira chupa qq humidade por capilaridade. enfim.