Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Uma fração por baixo de um imóvel meu, queixa-se que tem infiltrações na casa de banho e q serão provenientes da minha fração (configuração das casas é igual.
    O condominio tem seguro, mas pelo que me foi explicado apenas cobre a fração lesada. Eu pessoalmente tenho dúvidas se efetivamente será da minha ou da do lado (que até há bem pouco tempo tiveram em obras e tambem tem uma WC tambem junto a essa parede).
    A perita do condominio foi apenas à minha fração e diz que de certeza que é da minha casa porque é a que está por cima. Agora pedem me para pagar uma pesquisa de roturas e a devida reperação.

    Questões:
    1) É normal isto do condominio só pagar a fração lesada? E não reparar o problema como um todo?
    2) Caso eu pague essa pesquisa de roturas e o problema não seja meu quem me vai pagar a pesquisa de roturas?

    Obrigado
    • size
    • 14 setembro 2019

     # 2

    Sim, é mesmo assim. Se, efectivamente a infiltração for da sua fração, está em causa uma responsabilidade civil sua para com um terceiro lesado, relativamente aos danos que a infiltração causou. Essa sua responsabilidade civil estará transferida na apólice do seguro colectivo do condomínio. Tal cobertura, não abrange os custo com obra de reparação na sua casa de banho.
    É como no seguro auto, em caso de ter um acidente, batendo noutro veiculo, o seguro apenas repara os danos causados a terceiro.

    Agora, há que apurar a certeza da origem da infiltração, entre a sua fração e a do vizinho, antes de começas a partir. Tem que haver pesquisa nas 2 frações. Essa perita do condomínio tem competência para esse trabalho ? Perita de quê ?
  2.  # 3

    Nao parece existir vontade de haver pesquisa nas 2 fracoes, apenas querem que eu faça na minha.

    Não tenho noção dos valores desta pesquisa, no entanto se a pesquisa é feita a partir da fração lesada, parece me q esta é q deveria suportar a pesquisa e imputar posteriormente o custo da pesquisa assim como a exigência da reparação.

    Não me faz sentido ser responsável e pagar por uma pesquisa sem se saber se a minha fração é a origem do problema, embora seja provável q seja.
    • size
    • 14 setembro 2019

     # 4

    A pesquisa nunca pode ser feita a partir da fração lesada. Quando muito, apenas pode ser vistoriada a patologia que existe no tecto e avaliar o sitio onde ocorre a infiltração.

    Tem que conversar com o seu vizinho do lado, para que ambos requisitem a pesquisa, pagando quem for responsável.
    Peçam ao administrador do condomínio para accionar a apólice do seguro colectivo, onde o perito poderá dar uma ajuda na pesquisa da origem.

    Pelo menos, já analisou, ou mandou analisar, todos os pontos suscetíveis de causar infiltrações da sua WC, nomeadamente, silicones de banheira, cabine de duche, juntas de azulejos, etc ?
  3.  # 5

    Colocado por: sizesilicones de banheira, cabine de duche, juntas de azulejos, etc ?


    Ligações de esgoto da sanita, lavatório e duche.


    Como saber por onde passam os canos e tubagens?
  4.  # 6

    A cobertura "Pesquisa de avarias" cobre o custo da pesquisa (abrir, reparar o problema e voltar a fechar) SE a causa do sinistro estiver coberta pela cobertura "Danos por água". Existe um valor especificado/ tabelado para isso. Veja na apólice se tem esta cobertura, e qual o valor máximo.
  5.  # 7

    Colocado por: DonaRuteA cobertura "Pesquisa de avarias" cobre o custo da pesquisa (abrir, reparar o problema e voltar a fechar)SEa causa do sinistro estiver coberta pela cobertura "Danos por água". Existe um valor especificado/ tabelado para isso. Veja na apólice se tem esta cobertura, e qual o valor máximo.

    casi sempre combinado com a cobertura de dano estético
    não vai meter 1m2 de tijolo preto numa casa de banho com tijolo branco.
    A ver caso a caso em função da seguradora
  6.  # 8

    Colocado por: Palhava

    Ligações de esgoto da sanita, lavatório e duche.


    Como saber por onde passam os canos e tubagens?


    Pois vi isto mencionado no fórum
    https://www.bosch-professional.com/br/pt/products/scanner-de-parede-d-tect-150-0601010005
    o técnico de pichelaria com quem falei diz que não funciona
    para fazer pesquisa tem de abrir roços - https://www.engenhariacivil.com/dicionario/roco - até encontrar a origem da fuga

    Pode o seguro dizer que se trata do desgaste normal e antiguidade das canalizações para não pagar nada.
  7.  # 9

    Colocado por: paulo_pereira
    casi sempre combinado com a cobertura de dano estético
    não vai meter 1m2 de tijolo preto numa casa de banho com tijolo branco.
    A ver caso a caso em função da seguradora

    A cobertura de danos estéticos é "opcional" ( tem de contratar à parte, e também tem limites).
  8.  # 10

    "Pode o seguro dizer que se trata do desgaste normal e antiguidade das canalizações para não pagar nada".

    Leia a cobertura e as exclusões da cobertura Danos por Água. As condições das apólices podem não ser iguais.

    Se for rotura de cano duvido muito que a Seguradora "fuja" da responsabilidade. Mas tem de ver o que está coberto/ excluido na sua apólice.
    • FFAD
    • 17 setembro 2019

     # 11

    A palavra infiltrações normalmente remete logo para exclusões, pois não é súbito e acidental...
 
0.0146 seg. NEW