Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Há 14 anos comprei um apartamento novo com soalho de jatobá. Cinco anos depois notei que o chão estava a ficar muito mais escuro e resolvi afagar.
    Na altura notei que as portas e os rodapés também haviam escurecido imenso.
    Presentemente todas as madeiras estão escurecidas, quase na cor do mogno, o que me deixa muito triste.
    Sei que não vale a pena afagar porque vota a escurecer. Alem disso, é uma madeira muito mole. Tudo o que cai ao chão deixa marca...
    Atendendo a que os roupeiros mantém a cor clara original, que soalho/portas sugerem para remodelação? Queria uma madeira de boa qualidade cuja tonalidade se mantivesse idêntica à dos roupeiros. Penso que o soalho de garapa é o que mais se assemelha à cor dos roupeiros mas como não percebo nada de madeiras, peço a vossa opinião.
    Deixo-vos uma fotografia de uma das portas que inicialmente era da mesma cor do roupeiro (Todas as portas estão assim, muito mais escuras) e deixo-vos outras fotografia de uma mesma zona em períodos diferentes: 2006 e 2019. Nem parece a mesma casa...Obrigada.
      inCollage_20190914_210631112.jpg
      20190915_111111.jpg
    • ik
    • 15 setembro 2019

     # 2

    Gosto mais como está agora :)

    Alterava mais depressa as portas dos roupeiros que alterava o resto da carpintaria.
    Concordam com este comentário: Jota5, Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  2.  # 3

    Obrigada IK mas queria mesmo voltar à madeira mais clara. Já me ocorreu lacar/pintar rodapés, roupeiros e portas e mudar apenas o soalho. Não sei... Pesquisei sobre esta madeira de jatobá e ninguém fala desta mudança de tonalidade tão radical. Será devido à grande exposição solar do apartamento?
    • void
    • 15 setembro 2019

     # 4

    É normal esta oxidação na madeira de jatobá,tornando-se especialmente chato quando se tem tapetes e se quer mudar os mesmo de lugar ou eliminar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
    • ik
    • 15 setembro 2019

     # 5

    jatoba é uma das melhores madeiras para carpintarias e se alterar muito provavelmente o apartamento perderá valor

    Como a porta do roupeiro deverá ser em laminado não alterou a cor e é o que está a parecer mal no conjunto
    Pode sempre colocar portas lacadas ou pintar essas
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  3.  # 6

    Ficaria mais bonito, mudar ou mandar lacar as portas para branco e deixar o soalho escuro.
    mudar a cor das portas iria dar outra vida a esse soalho
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Pedro Azevedo78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  4.  # 7

    As portas do roupeiro são efetivamente de laminado mas a moldura é de madeira maciça que não escureceu. Tal como disse o Void o chão de jatobá não ajuda quando se quer alterar os tapetes. Deixo-vos uma fotografia do "bronzeado" deixado pela oxidação desta madeira. Não entendo o porquê de o jatobá ser considerada madeira nobre. O meu soalho, sobretudo o do escritório, está todo picado. Tudo o que cai ao chão deixa marca. Foi uma péssima opção...
    PS Obrigada Jfsnoreira, pela dica.
      20190915_155112.jpg
  5.  # 8

    Mjmidas, o escurecimento tem a ver com o verniz? Existe algum verniz capaz de proteger a madeira e assim evitar este escurecimento??
    • void
    • 15 setembro 2019

     # 9

    Não tem nada a ver com o verniz, mesmo sem qualquer acabamento o jatoba é assim mesmo, é feitio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  6.  # 10

    O Jatobá está longe de ser uma madeira frágil. O que está a "marcar" é o acabamento não é a madeira.
    E o afagamento foi executado só com recurso a afagadora. Nota-se as marcas do rolo descompensado.
    Se esse soalho fosse acabado de outra forma mudava radicalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  7.  # 11

    João Dias, o que aconselha? Que tipo de intervenção deve haver? Obrigada.
  8.  # 12

    Colocado por: fggoncalvesJoão Dias, o que aconselha? Que tipo de intervenção deve haver? Obrigada.

    Francamente, sem ver ao vivo é muito dificil opinar.
    Com base nas fotos, eu pintaria toda a carpintaria de branco e aproveitava o facto de ter um soalho brutal para dar um elan á casa que "aparentemente" neste momento não tem. Esse soalho se bem intervencionado fica um espectáculo com um acabamento natural. Talvez o acabasse a óleo...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nocas1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  9.  # 13

    Eu tenho soalho em afizélia que também escureceu com o tempo, não era tão claro como o seu de inicio mas ficou agora da cor do seu atual. Nao acho fragil e mesmo escurecido acho-o bonito. fica marcas nos tapetes e mesmo debaixo de moveis mas tambem nao sou de trocar moveis de sitio e/ou tapetes. Mas eu acho giro o que tem agora e como lhe disseram eu optaria por colocar portas brancas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  10.  # 14

    Eu tenho soalho jatobá nos quartos e não gostava dele pois era muito escuro, mas depois de ter passado pelas mãos do João Dias ficou lindo e eu adoro, não tem nada a ver como era e como ficou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, fggoncalves
  11.  # 15

    Rui Mesquita, o que fez o João Dias? Se calhar poderei fazer o mesmo...
  12.  # 16

    O que o joão fez foi restaurar o soalho dos quartos e de quase preto o soalho ficou com o seu tom natural e 1000 vezes melhor mas basta ver os restauros que ele tem aí no fórum para ter uma ideia, eu não gostava do soalho dos quartos e agora adoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  13.  # 17

    Colocado por: ruimesquitaO que o joão fez foi restaurar o soalho dos quartos e de quase preto o soalho ficou com o seu tom natural e 1000 vezes melhor mas basta ver os restauros que ele tem aí no fórum para ter uma ideia, eu não gostava do soalho dos quartos e agora adoro

    E fotos do antes e depois, nao quer colocar para vermos o resultado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  14.  # 18

    Colocado por: Sirruper
    E fotos do antes e depois, nao quer colocar para vermos o resultado?

    Já mostro mais logo.
    Concordam com este comentário: fggoncalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fggoncalves
  15.  # 19

    Rui Mesquita, eu sei de depois do restauro o chão de jatobá volta a ficar clarinho como quando foi colocado pela primeira vez mas o problema é que passados 6/7 anos está tudo escurecido e cheio de marcas dos tapetes e móveis.
    O João Dias fez alguma intervenção no sentido de esta oxidação não acontecer ou, pelo menos, não se notar tanto? Onde poderei ver os trabalhos do João Dias? Obrigada!
  16.  # 20

    Colocado por: fggoncalvesOnde poderei ver os trabalhos do João Dias? Obrigada!

    Procure por fino Oficio
    e nestas discussões:
    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=Joao+Dias%3a&Type=Topics
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, fggoncalves
 
0.0198 seg. NEW