Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Quero reconstruir uma pequena moradia, mas para aproveitar melhor o espaço e sem ter de pedir licenças camarárias, queria que uma das partes da moradia ficasse com dois pisos mas com pé direito mais baixo. Isto é, mantendo a arquitetura original, com o telhado inclinado com 2 águas, as janelas, etc, mas fazendo dois pisos com 2,40m de pé direito, ficando o edifício apenas um pouco mais alto no total, cerca de 2m, pois ficaria sem o sótão. Será possível?
    Obrigado! ;)
  2.  # 2

    poderá ser possivel.. mas para isso precisa semrpe de projectos... de uma visita e analise tecnica por forma a verificar estruturalmente o que será necessário, ou como e se é possivel proceder às demolições necessárias...
    No piso de cima, há de querer meter janelas.. seja de sotao ou de empena... issso carece de licenciamento.

    Tem altura para o que pretende!!? que pé -direito está a pensar ter? que tipo de estrutura está a equacionar instalr?
    Essa casa, que tipo de construção é?. data de construção?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunuuu
  3.  # 3

    A casa no total deverá ter 3,5m de altura. Iria levantar mais 2m! O piso de cima aproveitaria a inclinação do teto, mas não teria menos que 2m é mais que 2,4, que seria o que ficava no R/C.
    Teria que fazer placa, pois a moradia tem teto em madeira.
    A construção deverá ser anterior a 1970, são daquelas paredes grossas. Mas não sei precisar... ainda não sei esses pormenores.
    Em cima ficaria com janelas mais baixas, e viradas para dentro, na fachada virada para a via pública manteria as janelas existentes, apenas ficariam as paredes 2m mais altas.
    Obrigado!
  4.  # 4

    então não se meta nisso.

    Colocado por: brunuuuA casa no total deverá ter 3,5m de altura. Iria levantar mais 2m!

    iria levantar como? os 3.5m, está a medir onde? no beirado? altura da fachada.
  5.  # 5

    3,5 até a quebra do telhado de 2 águas . Levantava desde aí mais 2m, mantendo as 2 águas.
  6.  # 6

    Colocado por: brunuuu3,5 até a quebra do telhado de 2 águas

    Não entendi!?



    Colocado por: brunuuuLevantava desde aí mais 2m, mantendo as 2 águas

    Levantava como? sem mexer no telhado existente, certo?
  7.  # 7

    A opção A, apesar de necessitar de projectos. se conseguir esconder, não dá cavaco a ninguém.
    A opção B.. já não é assim, pois estará a aumentar a volumetria do edificado, ou seja a mexer na casca exterior.
      Enscape_2019-09-17-19-31-48.jpg
  8.  # 8

    Esqueci-me da hipotese C, se calhar é isso que pretende... subir a cumeeira/ espigão.. mais uns metros...
    também é como a OPÇÃO B, além de estar a meter-se em sarilhos , por efectuar alteraçãoees que poderão a´te nem ser licenciadas, olhe, aqui na minha terrinha, o máximo das coberturas inclinadas é de 30%...
      Enscape_2019-09-17-19-48-32.jpg
  9.  # 9

    Olá Pedro!
    É mesmo a opção B! Obrigado!
    Que tipo de licenciamento necessitaria? É dispendioso?
    Quanto ao projeto, teria que ser assinado por um arquiteto, correto? Em termos de desenho eu faria sem problema, sou designer industrial e trabalho em carpintarias.
    O terreno tem índice de construção a 100%, mas disseram-me que para levantar segundo andar teria que o fazer a 5m da rua, pois a casa existente está juntinha a rua...
  10.  # 10

    Imagem do existente. Em Leiria.
      560B3498-3406-4785-9E4C-56B133F22988.jpeg
  11.  # 11

    Colocado por: brunuuuQuanto ao projeto, teria que ser assinado por um arquiteto, correto? Em termos de desenho eu faria sem problema, sou designer industrial e trabalho em carpintarias


    Para instruir o licenciamento , será necessário instruir com lev. topográfico, projecto de arquitectura, incluindo desenhos de sobreposição, plano de acessibilidades, uma serie de papelada burocrática acessória e todas as especialidades de engenharia como se tratasse de uma obra nova, já que a intervenção é superior a 25% do valor de reconstrução...

    Pode não ser viável o aumento de cércea e/ou do numero de pisos.
    Desloque-se à camara municipal e peça uma reunião com o arquitecto da zona por forma a ver a viabilidade. Em alternativa, contacte um gabinete de projectos da zona. eles também saberão responder a essa questão.

    Custos, tanto pode ser 3000e como 6000 em projectos... depende dos orçamentos que receber.

    Quanto ao seu comentário... do desenhar você.. vou-lhe ser sincero, eu como arquitecto não aceito esse tipo de condições. Para fazer é fazer tudo de raiz... incluindo os desenhos.

    PS: parece-me que se calhar será mais proveitoso, efectuar demolição integral e construir novo... O tecnico que contratar para os projecto irá ajudá-lo melhor e com mais clareza.
  12.  # 12

    Ou então colocar projeto de reconstrução e ampliação (para aproveitar o IVA a 6%).

    Depois as paredes 'vão ao chão por causas naturais' e constrói tudo novo

    Mas implica sempre projeto 'normal'
  13.  # 13

    Colocado por: amartinsOu então colocar projeto de reconstrução e ampliação (para aproveitar o IVA a 6%).
    se estiver em ARU...


    Colocado por: amartinsDepois as paredes 'vão ao chão por causas naturais' e constrói tudo novo

    com a entrada em vigor do RAREFA e portarias acessórias (em vigor apartir de 15 de Novembro).. já não vai ser possivel fazer isso assim desse modo tão expedito...
  14.  # 14

    Obrigado Pedro.
    Vendo as coisas se calhar não compensa fazer 2 pisos, pois para além do preço das alvenarias, tem a questão toda burocrática... se calhar uma remodelação mantendo o original ficava por 60mil€, com os 2 pisos seriam mais 30mil... digo eu! O meu orçamento seriam 100mil total, sendo que só o terreno custa cerca de 40mil.
    O problema é que só tenho 180m2 de terreno e para fazer uma moradia de 3 quartos e ficar com um espaço de lugradouro e garagem para um carro, sendo térrea fico sem logradouro, ou então as divisões minúsculas....
    Estou a decidir se compro aquilo ou não, o preço não está mau para a zona que é... queria uma moradia pequena, mas assim, já não sei bem o que fazer...
  15.  # 15

    Colocado por: amartinsOu então colocar projeto de reconstrução e ampliação (para aproveitar o IVA a 6%).

    Depois as paredes 'vão ao chão por causas naturais' e constrói tudo novo

    Mas implica sempre projeto 'normal'


    Como assim? Pode explicar melhor?
    1 andar pode ser considerada apenas ampliação?!
  16.  # 16

    Se é para comprar terá de ser a muito bom preço...
    isso está em cima da estrada
    só tem 180 m2 ...
    inviabiliza qualquer expansão futura
    pra fazer 2 pisos tem de fazer uma estrutura de suporte.... vai perder área interior...
    ou o preço é mesmo bom.... ou não se meta nisso...

    em que zona de leiria?
    Concordam com este comentário: BM_18
  17.  # 17

    Colocado por: fernandoFerreira
    ou o preço é mesmo bom.... ou não se meta nisso...

    em que zona de leiria?


    Zona da Gândara, mas na zona mais calma ali abaixo dos Outeiros onde há umas moradias grandes etc.
  18.  # 18

    para mim é um imóvel sem interesse nenhum dentro de um espaço urbano cujo potencial apenas pode advir precisamente de demolir e construir de raiz.
    qualquer solução de aproveitamento disso acho que é deitar dinheiro fora.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  19.  # 19

    A ideia era esta (desenho feito por cima de um projeto já existente para o local)
    Moradia toda murada. Parte oposta à rua confina com uma parede nua de outra moradia.
    RC: 1 suite; sala; cozinha; wc serviço; lavandaria + pala/telheiro para 1 carro e lugradouro.
    1: 2 quartos; wc; arrumos.
    Isto aproveitando grande parte das paredes existentes.
      D573FA91-6CEC-4240-8BB2-54BC9D3ADB8D.jpeg
      47513675-833D-43F4-A5A2-2EB1CAE84851.jpeg
  20.  # 20

    Colocado por: marco1demolir e construir de raiz.
    Concordam com este comentário:****


    Pois... mas isso deverá ficar mais caro. Deverá exceder o meu orçamento... 🙄
 
0.0201 seg. NEW