Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Acabamos de comprar uma moradia na zona de Porto (V.N. Gaia) que não está acabada e tem a tubagem para radiadores já instalada.
    A casa tem ~200 m2 de area útil para aquecer, dividida em dois pisos, e terá isolamento ETICS + Vidros com corte térmico e isolamento térmico.
    A zona das maquinas fica a 6.5-7.5 metros de casa, num anexo.

    O técnico que vai fazer a obra considerou duas opções para o Aquecimento e AQS mas não sabemos muito bem se o custo de utilização será muito alto ou não.

    1. Bomba de calor de alta temperatura com radiadores: Daikin Altherma HT sistema split mais 1 painel termodinâmico, termoacumulador de 300 lt com serpentina adicional e bomba de recirculação.

    2. Bomba de calor de baixa temperatura com piso radianate seco Uponor Siccus FX: Daikin Altherma LT ERLQ014CW1 + EHSX16P50A com acumulador de 500 litros com serpentina extra, e sistema de Paineis Solares Daikin para completar a AQS. Custo com instalação ~16000 EUR mais do que a altherma HT

    Podem por favor partilhar se tem uma bomba Daikin LT com piso radiante quanto custa a electricidade no inverno?
    O mesmo queria saber sobre a Daikin HT com Radiadores?
    Val a pena utilizar a HT para o mesmo nível de conforto no inverno?

    Estou com receio que para aquecer com radiadores e HT, o custo da electricidade pode superar os 500 EUR por mês nos meses de inverno, mas não tenho idea para compara com o sistema LT que no nosso caso ficara muito mais caro por causa do piso radiante seco.

    Agradecia se alguém pudesse partilhar quanto é que pagam na realidade com cada sistema.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Se analisar apenas pelos valores, por muito eficiente que seja a solução com PRH vai ser difícil o retorno dos 16000€!
    Concordam com este comentário: ricat
  3.  # 3

    No sistema 1, falta ainda o preço dos radiadores.
    Pode sempre colocar radiadores sobredimensionados ou radiadores de baixa temperatura. (qt mais baixa a temperatura, menor o consumo)
    Mas falta sempre aí o custo dos radiadores.

    Com o PRH vai sempre ter consumos menores e maior conforto. Isso não há volta a dar. O investimento vai tb ser sempre maior.
    E se precisar, até pode arrefecer no verão, se a BC for reversível.
    Pesquise pelo fórum. Há IMENSA informação sobre o assunto por cá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LarryZ
    • smdx
    • 18 setembro 2019

     # 4

    eu tenho PRH com bomba LT, em cerca de 180m2 de piso radiante e não tenho gás.
    consumo de luz vai dos 50€/mês no verão até aos 200€/mês no inverno (valor total da fatura já com as taxas e taxinhas todas)

    casa no inverno na ordem dos 20.5ºC (este último inverno a bomba esteve ligada entre novembro e março)
    e no verão as necessidades de arrefecimento têm sido sempre pontuais, mas tento ter a casa entre os 24º e 25 e pouco...

    mas, cada caso é um caso... por isso, esta informação vale o que vale..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LarryZ
    • LarryZ
    • 18 setembro 2019 editado

     # 5

    Obrigado pelas respostas.

    O que não encontrei com facilidade neste forum são custos reais de BC de Alta Temperatura para fazer os nossos cálculos.

    Na opção 1. o custo total com radiadores si painéis é de ~20500 EUR e na opção 2. o custo total é de ~36500 EUR o que muda um pouco a perspectiva do investimento para 10-20 anos.

    Iria optar pelo conforto mas pagar esse valor não sei se justifica ao longo de 10-20 anos de utilização (a vida útil dos equipamentos)

    Agradeço de novo e aguardo ver se algum tem uma HT em funcionamento!
    •  
      damned
    • 18 setembro 2019 editado

     # 6

    A olhometro, sem pormaiores, ambos os orçamentos parecem me esticados.

    Pediu mais orçamentos?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 7

    Colocado por: LarryZIria optar pelo conforto mas pagar esse valor não sei se justifica ao longo de 10-20 anos de utilização (a vida útil dos equipamentos)

    Esse valor qd muito seria para a BC, porque o PRH nao vejo pq nao tenho uma vida util mUItooo superior.
  5.  # 8

    vamos a ver se consigo explicar: quem gasta energia é o imóvel, a climatização limita-se a repor a energia que o imovél perde.

    para saber qual o custo energético de ambas as soluções basta perguntar ao seu instalador\projectista pois foi ele que efectuou os cálculos e vai ser ele a comissionar e programar o equipamento.

    ai perto em casas com dimensão aproximada, conheço maquinas HT que têm consumos entre 750€ a 1200€ por ano, no entanto a mesma maquina noutro local com areas semelhantes gasta 3200€\ano.
  6.  # 9

    Não tem Gás Natural? É que a solução #1 com uma boa caldeira de GN fica bem mais em conta... Mas as soluções são tão diferentes que é difícil comparar!
  7.  # 10

    quando se projecta uma qualquer solução de climatização é evidente que os custos de exploração têm que ser enunciados para se poder avaliar sobre qual a melhor opção, a Daikin nesse capitulo tem diversas ferramentas unicas no mercado que permitem fazer esses calculos, sendo um complemento da ferramenta de selecção, nomeadamente a HSN e ALTHERMA CONF,

    mais uma vez o seu instalador tem estas ferramentas disponíveis bastando transpor para elas o projecto que efectuou, os resultados aprecem sob a forma de gráficos com o custo mensal em cada mês de uso e o total anual.

    afinal você não quer adquirir umas maquinas quaisquer, o que pretende é adquirir o aquecimento da sua moradia em que a solução passa por equipamentos e respectiva instalação, configuração\programação e exploração.
    Concordam com este comentário: Fabioramod84, the_killer_pt
  8.  # 11

 
0.0160 seg. NEW