Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Por motivos profissionais tive de mudar de cidade. Tinha casa própria e decidi arrendá-la. Não correu bem.

    O inquilino com quem estabeleci contrato começou logo a incumprir nos pagamentos. De tal maneira que tive de lhe enviar uma carta registada a avisá-lo que pagava a dívida ou iria despejá-lo.

    Após essa carta, passado umas semanas. Enviou-me uma carta a dizer que tinha deixado a casa, livre de pessoas e bens, e que a chave ficou no seu interior.

    Ora eu não tenho outra chave de acesso, e já lá vão umas 5 ou 6 semanas e continuo sem aceder ao interior da casa para a poder voltar a arrendar, bem como para verificar da eventual existência de danos.

    Pergunto: é legal o inquilino deixar as chaves no interior do locado? Não é obrigado a entregar em mãos ao senhorio ou a alguém designado por este, bem como a assinar um recibo de entrega das chaves e do respectivo locado?
  2.  # 2

    Chame um chaveiro para lhe abrir a porta e siga com a sua vida. Essas duvidas existenciais não o vão levar a lugar nenhum.
    Concordam com este comentário: nunos7, desofiapedro
  3.  # 3

    Tem de ir a uma casa da chaves, para lhe abrirem a porta.
    Concordam com este comentário: nunos7
  4.  # 4

    Q pretende fazer ao certo?
    Eu não estava 6 semanas à espera... já tinha ido lá e verificado se dá para entrar por algum outro sitio (janela mal fechada, etc) ou então destruir o canhão da porta, mas se deixou as chaves dentro isso quase de certeza pode ser aberto sem danificar o canhão...
  5.  # 5

    Colocado por: nunos7Q pretende fazer ao certo?


    Pretendo ter acesso, legal, ao interior do locado para reassumir a posse e términos do contrato de arrendamento. Bem como a ver reconhecido que o prazo efectivo de fim do contrato é o da entrega das chaves ou do acesso legitimo ao seu interior.
  6.  # 6

    Colocado por: rcmorais

    Pretendo ter acesso, legal, ao interior do locado para reassumir a posse e términos do contrato de arrendamento. Bem como a ver reconhecido que o prazo efectivo de fim do contrato é o da entrega das chaves ou do acesso legitimo ao seu interior.


    Esqueça o inquilino, se estava em incumprimento e ''fugiu'', não vale a pena andar a atrás dele.
    Vá a um chaveiro. peça para que lhe abram a casa, e mude a fechadura, não vá o inquilino ter feito uma cópia.
  7.  # 7

    Eu quando arrendava casa a primeira coisa que fazia era mudar a fechadura abra isso de uma vez por todas tanto tempo
    Concordam com este comentário: Nasa1989
  8.  # 8

    Se a casa é sua, haverá maneira mais legal de entrar na própria casa, que aparentemente já não está alugada, do que chamar por exemplo bombeiros, chaveiro, alguém que possa abrir a porta?

    Ou tá com medo que o inquilino tente algo contra si?
  9.  # 9

    Colocado por: Nasa1989Esqueça o inquilino, se estava em incumprimento e ''fugiu'', não vale a pena andar a atrás dele.
    Vá a um chaveiro. peça para que lhe abram a casa, e mude a fechadura, não vá o inquilino ter feito uma cópia.


    Não posso "esquecer" cerca de 2000 euros em rendas em atraso... Registei o contrato nas Finanças e paguei todos os impostos e mais alguns, para além de ter emitido recibos de todos os poucos pagamentos que recebi.

    Este inquilino tem emprego fixo e carro próprio. Não é propriamente um zé-ninguém.
  10.  # 10

    Colocado por: rcmoraisEnviou-me uma carta a dizer que tinha deixado a casa, livre de pessoas e bens, e que a chave ficou no seu interior

    A casa é sua! está à espera de que? cada semana q perde, é menos uma semana de renda...
    Vá lá e verifique se não consegue entrar por uma janela ou outra entrada (caso seja casa térrea), caso contrário chame um chaveiro para lhe abrir a porta...
  11.  # 11

    Colocado por: rcmoraisNão posso "esquecer" cerca de 2000 euros em rendas em atraso

    Ah ok... então já entendo o motivo pelo q não quer entrar em casa "à força"...

    Advogado...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, loverscout
  12.  # 12

    Colocado por: rcmorais

    Não posso "esquecer" cerca de 2000 euros em rendas em atraso... Registei o contrato nas Finanças e paguei todos os impostos e mais alguns, para além de ter emitido recibos de todos os poucos pagamentos que recebi.

    Este inquilino tem emprego fixo e carro próprio. Não é propriamente um zé-ninguém.


    Boa sorte nessa demanda é o que lhe desejo.

    Agora não percebo porque ainda não entrou em sua casa. O que faria se saísse de casa e se esquecesse das chaves lá dentro? Deixava de entrar em casa?
  13.  # 13

    ja podia era ter contactado um advogado ha 6 semanas atras quando recebeu essa carta! nao sei do que está espera.....
    Concordam com este comentário: Nasa1989, nunos7, desofiapedro
  14.  # 14

    Colocado por: Nasa1989Agora não percebo porque ainda não entrou em sua casa

    Se tiver danos dentro de casa, não os vai conseguir imputar ao arrendatário... pois o arrendatário pode dizer q a casa não estava assim quando a deixou...
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Nasa1989, nvale
  15.  # 15

    Existe cada uma... 6 semanas à espera de quê? Que o forum resolva??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    Colocado por: nunos7
    Se tiver danos dentro de casa, não os vai conseguir imputar ao arrendatário... pois o arrendatário pode dizer q a casa não estava assim quando a deixou...
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Nasa1989,nvale


    E porque não? Se assim fosse, qualquer inquilino, querendo desresponsabilizar-se por eventuais danos que tivesse praticado no locado arrendado, bastava-lhe sair e deixar as chaves no interior.
  17.  # 17

    Por isso mesmo é que devia mandar abrir a porta com uma autoridade
  18.  # 18

    Deve bastar levar um amigo ou dois para ser testemunhas. O chaveiro também pode ser testemunha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 19

    Colocado por: rcmoraisEnviou-me uma carta a dizer que tinha deixado a casa, livre de pessoas e bens, e que a chave ficou no seu interior.

    Ora eu não tenho outra chave de acesso, e já lá vão umas 5 ou 6 semanas e continuo sem aceder ao interior da casa para a poder voltar a arrendar, bem como para verificar da eventual existência de danos.

    Pergunto: é legal o inquilino deixar as chaves no interior do locado? Não é obrigado a entregar em mãos ao senhorio ou a alguém designado por este, bem como a assinar um recibo de entrega das chaves e do respectivo locado?

    Se recebeu a carta.. qual é o problema.
    O imóvel é seu, está a aguardar o quê!!!?
    Peça a um serralheiro para abir a porta.
    Mude a fechadura/ segredo.
    Verifique o estado do imóvel, situação que já deveria ter realizado LOGO, mal recebeu a comunicção.
    Não precisa ser com a presença da autoridade. pode levar mais pessoas para servirem de testemunha, ou até mesmo o serralheiro.

    ... mas as pessoas portam-se mal e ainda tem de andar a "pedir licença"!!!?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  20.  # 20

    Já lá tinha ido, mudava a fechadura e alugava a outro...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0241 seg. NEW