Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Vamos mobilar uma sala que tem as dimensões do ficheiro que coloquei em anexo.

    De notar que aquele recanto que está de frente para a porta de entrada é uma lareira que vai ser retirada e fica-se com a parede lisa, fazendo a sala um rectângulo.

    A nossa ideia era colocar o móvel da TV do lado esquerdo da porta de entrada e o sofá de 3 lugares de frente para o móvel, sensivelmente a meio da sala. No lugar onde está a lareira agora, um ou dois cadeirões, ficando o espaço da sala de jantar logo à entrada da divisão. De notar que o hall de entrada fica mesmo em frente à porta da sala, assim como a porta da casa, ou seja, se abrir a porta da casa vejo logo a entrada da sala. A nossa ideia em colocar assim o sofá e TV era para que ficasse um espaço amplo e convidativo, quase como que se fosse a continuação do hall de entrada. Em dias de visitas, podemos ter as portas da sala sempre abertas e encostadas à parede. A cozinha é junto á sala e também dá para o hall de entrada, fica do lado direito de quando se entra em casa.

    Junto à janela, a mesa de jantar com 4 cadeiras em paralelo com as costas do sofá e numa das paredes o aparador.

    A nossa preocupação com esta disposição prende-se com o facto de a TV ficar em frente à janela, se bem que a uma distância grande. Também estamos um pouco reticentes em colocar a mesa de jantar e cadeiras logo na entrada e a TV junto à janela em perpendicular isto porque não sei se será muito usual ter uma mesa logo à entrada da sala.

    O que vos parece? Algumas sugestões?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Em anexo a planta da sala.
      904F1560-14BF-4298-AB04-C71AB8C9784C.jpeg
  3.  # 3

    o recanto que desaparece, é no topo esquerdo?
  4.  # 4

    se puder, meta o resto da planta para vermos a organizção funcional da casa... como um todo.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasse puder, meta o resto da planta para vermos a organizção funcional da casa... como um todo.


    Em anexo a planta de entrada assim como a cozinha. O canto que está atrás do risco preto desaparece, fica apenas essa parede a direito. Do lado esquerdo da entrada é o corredor para os quartos. A entrada está assinalada a verde, com o circulo.
      F8B52238-9292-4FB5-86CC-2BDA17D23457.jpeg
  6.  # 6

    que casa mais complicada.. Já fez as demolições?
    Agora é somente para mobila?
    •  
      CMartin
    • 21 setembro 2019 editado

     # 7

    Bom Dia,
    Eu não estou a perceber muito bem. A mesa de jantar que fica paralela ao sofá significa que ficam atravessados ? O sofá tem quanto de largo ?
    Não pode esquematizar na sua planta a disposição dos móveis nem que por alto, para ajudar a perceber melhor ?
  7.  # 8

    A janela é marquise ? Esse espaço usa para que fim ?
  8.  # 9

    que espaço mais complicado.. realmente, isso deve ser um terror para mobilar.. e aquela sanita .. !

    bem.. se houver possibilidades de deitar mais paredes abaixo e dar mais uns arranjos era o que eu fazia. Tornar aquilo num open space ajudaria a dar outras opções
    • Mr.Eko
    • 21 setembro 2019 editado

     # 10

    Colocado por: CMartinBom Dia,
    Eu não estou a perceber muito bem. A mesa de jantar que fica paralela ao sofá significa que ficam atravessados ? O sofá tem quanto de largo ?
    Não pode esquematizar na sua planta a disposição dos móveis nem que por alto, para ajudar a perceber melhor ?


    Sim, o sofá fica a meio da sala virado para a parede contrária à janela. Irá ter cerca de 90cm de profundidade. Nessa parede vai ficar o móvel da TV. A mesa de jantar ficará paralela às costas do sofá e à janela. A janela dá para uma varanda.

    Existe alguma ferramenta simples que me permita fazer essa esquemtização?

    A planta é pior que ao vivo. :p Aquela sanita é da suite. A casa está bem distribuida, quando entramos em casa, do lado esquerdo ficam os quartos resguardados pelo corredor. A sala é rectangular, esse recanto não existe, a parede é a direito com a lareira “embutida”.
    •  
      CMartin
    • 21 setembro 2019 editado

     # 11

    Colocado por: Mr.EkoSim, o sofá fica a meio da sala virado para a parede contrária à janela. Nessa parede vai ficar o móvel da TV. A mesa de jantar ficará paralela às costas do sofá e à janela. A janela dá para uma varanda.

    A sala tem de largo 3,5m.
    Tem que ver a largura do sofá e o espaço que ocupa a mesa de jantar. Um sofá médio já com os braços terá 2,6m. Vai ter que ter um sofá mais pequeno, compensado pelos 2 cadeirões, está certo.
    De resto, parece-me que o raciocínio no layout está correcto, não havendo grande forma de fugir ao que diz ser o vosso pensamento.

    Ainda assim, a opção passaria pela sala de jantar estar em primeiro plano, seguida da sala de estar que, nesse caso, ficaria junto à janela e varanda. Eu era capaz de o preferir. Não existe impedimento a tal, não está errado, depende é de como o faz funcionar bem (o ambiente), em ambas as opções.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mr.Eko
  9.  # 12

    E a sala de jantar mais próxima da cozinha faz sentido.
    •  
      CMartin
    • 21 setembro 2019 editado

     # 13

    Colocado por: Mr.EkoExiste alguma ferramenta simples que me permita fazer essa esquemtização?

    https://floorplanner.com/
  10.  # 14

    Colocado por: ****Atrás do risco preto poderia ficar um móvel encastelado
    Concordam com este comentário:CMartin

    Uma estante aberta com prateleiras desencontradas e à cor da parede. Dava jeito, e basta 22cms de profundidade.
  11.  # 15

    Mude o sentido de abertura da porta de entrada...
  12.  # 16

    Colocado por: CMartin
    https://floorplanner.com/


    Ora bem, e assim por alto, em anexo a opção inicial (sala 1) e a opção de colocar a mesa à entrada da sala (sala 2).

    As dimensões estão mais ou menos naquelas que vão ficar.

    Relativamente ao canto onde sugerem colocar uma estante, esse canto não existe, é apenas uma parede com lareira embutida que vai ser retirada.

    Também não pretendemos fazer open space, o hall de entrada tem a sala em frente e do lado direito a cozinha, não me parece mal.
      sala2.jpg
      sala1.jpg
  13.  # 17

    Colocado por: Mr.EkoTambém não pretendemos fazer open space, o hall de entrada tem a sala em frente e do lado direito a cozinha, não me parece mal.


    Certo.. MAS!!! é um conselho.
    Colocado por: Pedro BarradasMude o sentido de abertura da porta de entrada...
      F8B52238-9292-4FB5-86CC-2BDA17D234572.jpeg
  14.  # 18

    O aparador torna-se um problema.
    Era melhor ter um aparador de profundidade menor, encostado à parede à direita de quem entra na sala. Podia ser mais estreito mas mais comprido para compensar.
    O móvel de tv também podia ser menos expressivo.
    Acho que numa sala com as dimensões de +-22m um móvel de tv e um móvel aparador ambos significativos, atravanca-lhe um pouco o ambiente.
    Poderia por a tv suspensa ou numa prateleira suspensa, sem ocupar chão.
    O aparador, como disse, poderia ser estreito e comprido, ao oposto de largo.
    De resto, entre uma e outra circulação vou para a sala 2. A sala 1, não me atrai a distribuição, especialmente, repare...o sofá, a sua ocupação.
    Concordam com este comentário: Jp2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mr.Eko
      sala22.jpg
  15.  # 19

    Colocado por: CMartinA sala 1, não me atrai a distribuição, especialmente, repare...o sofá, a sua ocupação
      sala12.jpg
  16.  # 20

    Colocado por: CMartinO aparador torna-se um problema.
    Era melhor ter um aparador de profundidade menor, encostado à parede à direita de quem entra na sala. Podia ser mais estreito mas mais comprido para compensar.
    O móvel de tv também podia ser menos expressivo.
    Acho que numa sala com as dimensões de +-22m um móvel de tv e um móvel aparador ambos significativos, atravanca-lhe um pouco o ambiente.
    Poderia por a tv suspensa ou numa prateleira suspensa, sem ocupar chão.
    O aparador, como disse, poderia ser estreito e comprido, ao oposto de largo.
    De resto, entre uma e outra circulação vou para a sala 2. A sala 1, não me atrai a distribuição, especialmente, repare...o sofá, a sua ocupação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mr.Eko
      sala22.jpg


    Obrigado desde já pelas sugestões.

    Colocando um aparador como indica na parede do lado direito de quem entra, utilizando a sala 2 como exemplo, onde ficaria o sofá? Em frente ao aparador e mais próximo da TV?

    E relativamente à TV, quando indica suspensa, é colocada na parede sem qualquer elemento adicional? Onde se colocaria a box da TV por exemplo? E em relação à prateleira, tem exemplos ao que se refere?

    Obrigado!
 
0.0212 seg. NEW