Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    caros foristas

    preciso da vossa ajuda para entender a ficha tecnica do ppr alfatubo.
    Foi me instalado PPr alfatubo pela casa para AQS e para os radiadores.
    O instalador dos radiadores alertou me para a fraca qualidade dos tubos e instalei mais um deposito de inercia para impedir que a agua circule a mais de 60 graus e mesmo assim segundo a ficha tecnica, mesmo a essa temperatura os tubos so duram 25 anos :(

    Nao sei o que pensar. achava que tinha uma instalaçao que me ia durar toda a vida... o picheleiro garantiu me 50 anos mas a ficha tecnica parece contradizer isso.

    A minha pergunta é: se usar os radiadores 3/4 meses por ano teoricamente os tubos durarao bem mais do que 25 anos ou as contas nao sao feitas dessa forma? obrigado
      ppr.png
  2.  # 2

    Eu cheguei a gastar muito ppr da alfatubo, o motivo pelo qual deixei de gastar é que quando se punha a canalização em carga, mais ou menos 15bar de pressão o tubo rasgava de uma ponta a outra, estou a falar dos anos 99 2000, cheguei a gastar camiões de ppr da alfatubo, e pro fim era o que acontecia, chamamos os técnicos da alfatubo, a única coisa que diziam foi nunca aconteceu um caso deste, como não deram solução ao caso mudamos de marca de tubagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
  3.  # 3

    Colocado por: tiago_ecoA minha pergunta é: se usar os radiadores 3/4 meses por ano teoricamente os tubos durarao bem mais do que 25 anos ou as contas nao sao feitas dessa forma?
    tem que questionar quem fabrica o tubo,

    mas na minha opinião obrigava a mudar
  4.  # 4

    Coloque cobre para fazer o aquecimento central e melhor que ppr
    • SrR
    • 22 setembro 2019

     # 5

    Esses 25 anos deve estar a referir a trabalhar em contínuo
  5.  # 6

    Colocado por: Fabioramod84Coloque cobre para fazer o aquecimento central e melhor que ppr

    ja nao e possivel. a casa esta pronta. o que me foi dito é que so precisava de por cobre entre o recuperador de calor e o termoacumulador, pois é o circuito mais quente onde as temperaturas chegam ao 100 graus (o que foi feito) mas depois da temperatura estar modelada para os 60 graus que e o que os radiadores precisam, o PPR era o suficiente...
    se fosse hoje tinha metido cobre e nao pensava mais nisso.
  6.  # 7

    Faça um bom seguro para depois cubrir as despesas todas quando o ppr falhar no aquecimento, cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco
  7.  # 8

    Colocado por: Fabioramod84Faça um bom seguro para depois cubrir as despesas todas quando o ppr falhar no aquecimento, cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiago_eco


    boa ideia.
    que seguro cobre esse tipo de prejuizos em caso de falha no PPR?
  8.  # 9

    multiriscos habitação....
  9.  # 10

    Honestamente, relaxe e use a casa. Aqui ou é o topo do topo ou não presta, na generalidade é essa a regra neste fórum.
    Dei um salto aos documentos que tinha aqui da Coprax quando ia colocar PPR e diz que a 60ºC aguenta 50 anos, a 10.1bar para a série 3.2.

    Duvido que a pressão num sistema de aquecimento a 60ºC atinja esses valores..por isso não me preocupava muito.

    Aliás, o que me preocupava mais no PPR eram as pontas onde passava de plástico para latão..
    Deve falhar por ai antes do tubo furar..

    Desfrute da casa, se isso durar 25/30 anos por essa altura já estará na altura de fazer uma renovação de qualquer maneira..
      ppr.PNG
    • SrR
    • 23 setembro 2019

     # 11

    Além disso é possível controlar a temperatura de impulsão para o aquecimento mesmo com recuperador de calor basta pra isso uma misturadora que garanta o máximo de 60 graus
  10.  # 12

    É conveniente distinguir duas situações do ponto de vista da instalação:
    • Instalações embutidas
    • Instalações externas (à vista, tectos falsos)
    No primeiro caso, instalações embutidas, o efeito da dilatação é insignificante,
    tendo o material capacidade para absorver este efeito, não necessitando de
    nenhuma precaução especial.
    by coprax
  11.  # 13

    Colocado por: Fabioramod84Eu cheguei a gastar muito ppr da alfatubo, o motivo pelo qual deixei de gastar é que quando se punha a canalização em carga, mais ou menos 15bar de pressão o tubo rasgava de uma ponta a outra, estou a falar dos anos 99 2000, cheguei a gastar camiões de ppr da alfatubo, e pro fim era o que acontecia, chamamos os técnicos da alfatubo, a única coisa que diziam foi nunca aconteceu um caso deste, como não deram solução ao caso mudamos de marca de tubagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiago_eco


    Sendo que o tubo não tem costura é estranho ele rasgar de uma ponta à outra em vez de partir...
  12.  # 14

    no meio do cimento não dilata
 
0.0143 seg. NEW