Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Estou a equacionar a aquisição de uma moradia, que estava em construção, mas que acabou "devolvida" ao banco. Ainda não sei muito sobre a mesma. Mas uma coisa já tenho a confirmação. As licenças de construção já caducaram, mas as paredes estão todas de pé, telhado colocado e já tem alguns acabamentos exteriores (colocação de pedra em algumas paredes/pilares). Basicamente, parece-me que falta fechar a casa e os acabamentos interiores.

    Dúvidas:
    1) A imobiliária deverá fornecer as plantas/projetos, caderno encargos, etc...? Tudo o que esteja relacionado com a obra iniciada?

    2) Caso chegue a fechar negócio, para dar continuidade a obra, basta contratar um empreiteiro, ou tenho de contratar, também, um engenheiro civil?

    Que outras coisas devo ter em atenção desde ao eventual negócio e conclusão da obra?

    Desde já grato a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: DVarzeas1) A imobiliária deverá fornecer as plantas/projetos, caderno encargos, etc...? Tudo o que esteja relacionado com a obra iniciada?

    Sim!
    É da responsabilidade do potencial comprador verificar se aquilo que lhe apresentam corresponde ao licenciado e ao construído.

    Colocado por: DVarzeas2) Caso chegue a fechar negócio, para dar continuidade a obra, basta contratar um empreiteiro, ou tenho de contratar, também, um engenheiro civil?

    Tem que pedir a reavaliação do projeto ou eventualmente uma licença para obras inacabadas
    Tem que contratar um empreiteiro habilitado.
    tem que contratar um diretor de fiscalização
    Tem ainda que contratar um coordenador de segurança.

    Colocado por: DVarzeasQue outras coisas devo ter em atenção desde ao eventual negócio e conclusão da obra?

    Antes de se decidir, contrate uma avaliação técnica/económica ao negócio.
    Por vezes há "pormaiores" que podem fazer toda a difrença
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVarzeas
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilvaSim!
    É da responsabilidade do potencial comprador verificar se aquilo que lhe apresentam corresponde ao licenciado e ao construído.

    Hoje, aquando da visita ao imóvel, os agentes imobiliários ficaram de se dirigir à Câmara Municipal e saber o ponto de situação e solicitar a documentação. Eu pergunto-me é se eles irão solicitar toda a documentação e que documentos serão. A partida deverá ser o projecto, os projectos de especialidade (acho que é assim que chamam no que respeita a águas, saneamento, electricidade, etc), livro de encargos (?)... E mais? Será que alguém me pode ajudar?

    Colocado por: zedasilvaTem que pedir a reavaliação do projeto ou eventualmente uma licença para obras inacabadas

    Pode elucidar-me para que serve a reavaliação do projecto?

    Colocado por: zedasilvatem que contratar um diretor de fiscalização
    Tem ainda que contratar um coordenador de segurança.

    No caso do primeiro, o arquiteto já não fará esse papel?
    Já o coordenador de segurança... Existem pessoas ("singulares") que possam assumir essa responsabilidade (desde que habilitados para o efeito), ou terá de ser uma empresa?

    Colocado por: zedasilvaAntes de se decidir, contrate uma avaliação técnica/económica ao negócio.
    Por vezes há "pormaiores" que podem fazer toda a difrença

    Um Eng.º Civil fará este serviço?


    Peço desculpa por todas estas questões, mas sou mesmo um principiante nestas andanças.
    Grato pela ajuda.
  4.  # 4

    Colocado por: DVarzeasA partida deverá ser o projecto, os projectos de especialidade (acho que é assim que chamam no que respeita a águas, saneamento, electricidade, etc), livro de encargos (?)...

    Depende das câmaras mas isso é coisa que se paga e nem sempre é barato.
    Para ser certificado tem que ter um carimbo ou selo branco do município. Se não tiver é uma fotocopia simples que nada lhe garante que corresponda ao que está aprovado na câmara.

    Colocado por: DVarzeasPode elucidar-me para que serve a reavaliação do projecto?

    Depende da câmara mas pode ser necessário a câmara verificar se o que foi aprovado anteriormente ainda pode ser edificado naquele lugar. Na grande maioria dos casos isto não é necessário, basta pedir uma licença para obras inacabadas

    Colocado por: DVarzeasNo caso do primeiro, o arquiteto já não fará esse papel?

    Pode não necessitar de contratar um arquiteto.
    Ainda que seja uma opinião pouco isenta, os arquitetos não são os melhores técnicos para fazer fiscalização.

    Colocado por: DVarzeasJá o coordenador de segurança... Existem pessoas ("singulares")

    Sim. Tanto a coordenação de segurança como a fiscalização apenas podem ser assumidas por "pessoas singulares" esses pessoas podem é serem assalariados de uma empresa mas quem assume a responsabilidade é o técnico, nunca a empresa.

    Colocado por: DVarzeasUm Eng.º Civil fará este serviço?

    Sim!
    Dependendo do local da obra, se achar pertinente, podemos dar cotação para esse serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVarzeas
 
0.0119 seg. NEW