Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    mandamos fazer análise microbiológica e bioquímica da água do nosso poço no IAREN.
    O objectivo é utilizar esta água para consumo humano, banhos, etc.
    O poço está situado em zona rural, campos, animais de pasto, possível uso de fertilizantes na terra pelos terrenos vizinhos.

    O passo seguinte seria mandar limpar totalmente o poço.

    Que mais acções devemos tomar nós para limpar a água?

    Obrigada pelas ajudas.
      relatorio poço 3.jpg
      relatorio poço 2.jpg
      relatorio poço 1.jpg
  2.  # 2

    O ideal era usar só no exterior da casa... Tem muitas bactérias mazinhas a meu ver.

    Tratar isso fica mais caro do que usar 15€ água da rede por mes.

    Tens fossa perto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  3.  # 3

    Que eu saiba não existem fossas. É só campos, mas no nosso terreno que estava à exploração doutra pessoa era hábito despejar conteúdos de fossas para adubar a terra. Aliás isso foi feito há poucas semanas.
    Calculo que nos terrenos ao lado os donos usem a mesma prática.
    Como temos também mina de água no terreno será isso que está a poluir os lençóis freáticos que alimentam o poço?

    Mesmo usando o poço para o exterior, numa família de 4, futuramente 5, actualmente gastamos em média 27/29 eur de água por mês... a idéia de usar o poço era sermos o mais auto-sustentáveis possível.

    Que formas existem de tratar a água?
    • SMBS
    • 26 setembro 2019

     # 4

    Cloro ou UV. Mas o seu problema é grave e tem de ser tratado por uma empresa especializada. Não tente soluções baratuxas porque essas bactérias podem levar inclusive à morte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  4.  # 5

    Recomendam alguma empresa para esse efeito na zona do Porto?
  5.  # 6

    Colocado por: SMBSCloro ou UV. Mas o seu problema é grave e tem de ser tratado por uma empresa especializada. Não tente soluções baratuxas porque essas bactérias podem levar inclusive à morte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mar_ju


    Quais os parâmetros da análise que o lrvam a dizer que é grave? É só para eu tentar perceber porque este assunto é-me mesmo desconhecido.
  6.  # 7

    De imediato as bactérias. Se for à net presquisar pelo nome, pode ver o que são/origem e as doenças que causam
    Eu nem para rega arriscava, não fosse haver algum acidente
    O tratamento deve ser bem caro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  7.  # 8

    Mas a água do poco estava a ser utilizada ou estava parado?

    É que se estava parada muito tempo antes de fazer a análise está explicado os valores tão altos.

    Esvazie várias vezes o poço se for possível. Ajuda a limpar... Depois volte a fazer a análise microbiológica. Aí já sabe o que tem de tratar.

    Se não há fossas a volta estranho esses valores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
    • SMBS
    • 27 setembro 2019

     # 9

    Dedão é uma mina
    • SMBS
    • 27 setembro 2019

     # 10

    Colocado por: mar_ju

    Quais os parâmetros da análise que o lrvam a dizer que é grave? É só para eu tentar perceber porque este assunto é-me mesmo desconhecido.


    As bactérias

    Empresas tem de perguntar ao tio Google
    • SMBS
    • 27 setembro 2019

     # 11

    A E.coli levou à morte de muita gente na Europa central há uns tempos. Pepino contaminado.
    • eu
    • 27 setembro 2019

     # 12

    Essa água, tal como está, nem para regar...
  8.  # 13

    Colocado por: dedaoMas a água do poco estava a ser utilizada ou estava parado?

    É que se estava parada muito tempo antes de fazer a análise está explicado os valores tão altos.

    Esvazie várias vezes o poço se for possível. Ajuda a limpar... Depois volte a fazer a análise microbiológica. Aí já sabe o que tem de tratar.

    Se não há fossas a volta estranho esses valores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mar_ju


    O poço já não é usado há mais de 10/20 anos. Inclusive abri um tópico há semanas a relatar que o meu sogro até um cão morto atirou para lá há uns anos atrás... :/

    A ideia de fazer a análise ANTES da limpeza era ter uma ideia real do estado em que estava para que a empresa que la for limpar ter uma noção dos pontos mais importantes a atacar.

    Já pedi orçamentos a algumas empresas de limpeza, vou aguardar resposta.
    Entretanto vamos pensar em esvaziá-lo conforme sugerido.
  9.  # 14

    Como disse, fossas acho que não há naquela parte porque é tudo terrenos à volta. Mas é pratica comum irem lá despejar nos campos camiões com lixo de fossas para "adubar" os terrenos.
    Inclusive no meu ainda há semanas fizeram isso.
    Este despejo deve ser o foco de contaminação, certo?
  10.  # 15

    Das fossas das cassas não podem!!!, mas das vacarias e afins é normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  11.  # 16

    a nivel microbiologico é muito má...
    Ao nivel quimico nem está mal e/ou de contaminantes com fertilizantes

    mar_ju, estas analises é como se tivesse a ver as suas do sangue ou de urina!!!, nunca fez análises!!
    É uma tabela, tem os resultados da sua agua numa coluna, e depois tem os valores de referencia... não entre x e Y, ou deverá ser menor que...
    qual é a dificuldade!!
    • dedao
    • 27 setembro 2019 editado

     # 17

    Sim comece por tentar esvaziar e limpar.
    As bactérias também gostam de luz...uma tampa no poço ajuda.

    Após limpar esvazie umas vezes novamente para renovar a água e só Depois analise.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  12.  # 18

    @mar_ju
    As bactérias coliformes (as primeiras do boletim) incluem um grupo que tem origem em fezes de animais de sangue quente.
    Tratando-se de uma mina, ou a água está muito à superfície e pode, eventualmente, ser contaminada por esses despejos de "adubo orgânico de qualidade" que refere, ou, eventualmente também, alguém pode ter uma fossa daquelas "ecológicas" que procuram um lençol freático onde a agua residual já, teoricamente, bastante filtrada vai para lá, ainda que a Mar não saiba. Ou algum ponto de infiltração séria no solo e sub solo de alguma actividade pecuária... n possibilidades

    Se fosse comigo, eu não perderia muito tempo com essa água.

    Vai estar sempre a ter de analisar.

    Estas bactérias, não sendo "graves" mas vivendo na presença de detritos fecais, a sua detecção nas análises serve para verificar (indicador) a presença desses detritos, julgo eu


    Já agora, o despejo de águas residuais está regulado. Isso de usar para adubar, pode não ser lá muito permitido nem saudável. Veja junto da sua câmara municipal.

    Por curiosidade: quanto custam as análises?
  13.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradasa nivel microbiologico é muito má...
    Ao nivel quimico nem está mal e/ou de contaminantes com fertilizantes

    mar_ju, estas analises é como se tivesse a ver as suas do sangue ou de urina!!!, nunca fez análises!!
    É uma tabela, tem os resultados da sua agua numa coluna, e depois tem os valores de referencia... não entre x e Y, ou deverá ser menor que...
    qual é a dificuldade!!


    A dificuldade é que nem todos os campos têm um VR, que assumo que seja Valor de Referência. Outros têm um VA que não surge na folha a legenda para isso e outros não têm nada.

    É a primeira vez que trato deste assunto.
    O Pedro Barradas diz que é muito má a nível microbiológico, só gostava de perceber melhor o porquê e o objectivo do tópico era recolher dicas ou testemunhos de users que tivessem feito tratamento da água, como fizeram, com que resultado,se vale a pena ou não.

    Porque isto é como as análises ao sangue: os valores até podem estar fora do intervalo de referência, mas sem uma opinião conhecedora que nos explique melhor, ficamos a saber o mesmo. E mesmo eatansdo fora do intervalo não significa doença.

    E também porque li há tempos um tópico dum user que falava que o facto de a água não ser considerada potável não significava estar imprópria para consumir.
  14.  # 20

    Colocado por: leonorb@mar_ju
    As bactérias coliformes (as primeiras do boletim) incluem um grupo que tem origem em fezes de animais de sangue quente.
    Tratando-se de uma mina, ou a água está muito à superfície e pode, eventualmente, ser contaminada por esses despejos de "adubo orgânico de qualidade" que refere, ou, eventualmente também, alguém pode ter uma fossa daquelas "ecológicas" que procuram um lençol freático onde a agua residual já, teoricamente, bastante filtrada vai para lá, ainda que a Mar não saiba. Ou algum ponto de infiltração séria no solo e sub solo de alguma actividade pecuária... n possibilidades

    Se fosse comigo, eu não perderia muito tempo com essa água.

    Vai estar sempre a ter de analisar.

    Estas bactérias, não sendo "graves" mas vivendo na presença de detritos fecais, a sua detecção nas análises serve para verificar (indicador) a presença desses detritos, julgo eu


    Já agora, o despejo de águas residuais está regulado. Isso de usar para adubar, pode não ser lá muito permitido nem saudável. Veja junto da sua câmara municipal.

    Por curiosidade: quanto custam as análises?


    Obrigada pela explicação.
    Paguei um total se 67,5 euros pelas 2 análises: microbiológica e de potabilidade.
 
0.0217 seg. NEW