Iniciar sessão ou registar-se
    • nomic
    • 21 setembro 2009 editado

     # 1

    Boas a todos!

    O meu apartamento, um r/c alto, tinha inicialmente uma caixa de ar com uns60cm de altura. O Antigo proprietario atulho todo o chão e colocou uma placa por cima, e mosaico.
    Eu irei agora remodelar o apartamento, e como vou colocar chão flutuante, vou ter q partir todo o chão e colocar um novo.
    O empreiteiro diz-me que vai colocar uma "betomilha com rede de galinheiro" por cima do entulho q ja existe... para poder aplicar o flutuante.

    Questão:

    Conseguirei com isto evitar que me apareçam humidades? tenho que lhe pedir algum cuidado especial no q vai fazer?
    precisarei de mais algum cuidado nesta parte do chão??

    Muito agradecido a todos.
  1.  # 2

    nomic mas ele colocou placa - argamassa, betão?
    veja aqui uma solução nomic
    http://www.facavocemesmo.net/impermeabilizacao-do-subsolo/



    A – Primário – Emulsão betuminosa tipo IMPERKOTE F.
    B – Membrana de betume polímero APP de 4.0 kg/m2 armada com armadura de poliéster com 150g/m2, protegida a polietileno, tipo POLYSTER 40.
    C – Separador em tecido de poliéster calandrado com uma gramagem de 100g/m2, tipo IMPERSEP 100.
    D – Protecção pesada, com solução adequada.

    cumprimentos
  2.  # 3

    ele ainda não fez nada... estou a espera de disponibilidade dele!
    Julgo que será betao... cimento... algo... cinzento com pedra no meio lololol (sou ignorante nessas designações)

    mas esta solução que me apresenta... o k é o IMPERKOTE e as outra membrana?
    qual os valoers pra isso?


    Obrigado
  3.  # 4

    não sei se é para picar isso tudo esse cinzento com pedra, mas convinha se não está bem isolado.
    nomic imperkote é digamos betuminoso liquido""


    A e B são isolantes betuminosos o B com uma armadura em poliester C é um geotextil

    veja aqui nesta pagina esses produtos http://www.imperalum.com/
    quem for a aplicar sabe o que é.
    valores sinceramente não sei
    cumprimentos
  4.  # 5

    Olha outro! (Refiro-me ao antigo proprietário e não a si, nomic!)

    Já falei aqui numa casa quase igual a uma que alguém comprou para arranjar, que é também muito parecida com a sua: rés-do-chão alto, logradouro para trás, mesma época, só o bairro é diferente. Também disse que uma amiga minha (engenharia civil) comentou sobre as obras feitas pela antiga proprietária (engenheira técnica ou lá como se chama agora) "Como engenheira é muito boa arquitecta", precisamente porque fez uma intervenção muito desarricada no corredor e outras coisas mais, que deu uma alma nova à casa... mas enfiou todo o entulho das obras na caixa de ar. Depois espantou-se pelo facto de alguém quase cair pelo chão baixo (além de me tapar os podres com móveis quando eu fui visitar a casa, mas isso é outra história...). Portanto, o que eu tive de fazer foi partir o chão quase todo, tirar o entulho, destapar o mais possível os respiradouros e pôr um chão novo (sob a direcção da tal minha amiga).

    Estou a ver que o seu empreiteiro acha que o entulho fica lá muito bem...
  5.  # 6

    pois... :S

    se ele tirar o entulho, e deicar uma caixa de ar sera q xega?
    ou sera preferivel uma solução como a apresentada acima pelo fernando Gabiel??
  6.  # 7

    mas se fizerem caixa de ar vai ter de ser feita estrutura de piso lage, ou estou a ver mal hum, e isso fica mais caro e mais mão de obra.
    o entulho se for básicamente terra pode ficar lá tem é de ser compactado muito mas muito bem.
  7.  # 8

    Colocado por: Fernando Gabrielmas se fizerem caixa de ar vai ter de ser feita estrutura de piso lage, ou estou a ver mal hum, e isso fica mais caro e mais mão de obra.
    o entulho se for básicamente terra pode ficar lá tem é de ser compactado muito mas muito bem.


    entao compato o entulho e depois coloco essa solução por cima!?

    e evita tb a subida de humidades pelas paredes? (nao sei se há ou nao este tipo de humidades) mas para precaver...
  8.  # 9

    paredes interiores sim agora exteriores...se estiverem bem isoladas por fora as paredes exteriores não há problema nenhum.
    é uma casa/predio recente?
  9.  # 10

    Colocado por: Fernando Gabrielparedes interiores sim agora exteriores...se estiverem bem isoladas por fora as paredes exteriores não há problema nenhum.
    é uma casa/predio recente?


    concordo com o indicado. E acrescento uma ressalva: o apoio das novas paredes interiores deve ser realizado sobre o pavimento já protegido.
  10.  # 11

    é um predio de 1930...
    as paredes exteriores são em pedra, com uns 60cm de espessura. as interiores onde assenta o vigamento de madeira do piso superior são tijolo colocado lado a lado e cruzado q dá por volta de uns 30cm, e as restantes paredes de tijolo simples com uns 10cm
  11.  # 12

    e já teve problemas de humidades nas exteriores no r/c nomic? , há quanto tempo está a viver aí se n é indiscrição
  12.  # 13

    eu n vivo la... a casa esta inabitável...

    vai levar remodelação a fundo, com picar paredes, levantar chão,cria novo WC, canalizações de agua, esgotos, electricidade novos.

    as paredes, antes de eu as picar, tinham ate meia altura, uma membrana de PVC que estava colada.
    Quando arranquei esta membrana, a parede parecia q esta humida. Entretanto tenho as paredes picadas há um mes e n sinto humidade nas paredes... mas... tb n tem chovido.

    quando levantei o chão da marquise, q esta junto ao do logradouro, havia partes por baixo q n tinha chão, estava no ar... n sei se teria sido ratos, agua...
    no logradouro a evaquação das aguas era por um ralo redondo.. e o chão a volta desta estava partido, e julgo que seria por ai as infiltrações.
    Eu estou a planear colocar uma caleira ao cumprimento do logradouro para apanhar as aguas que vem do quintal e n entrarem por baixo da casa...

    sera q chega?
  13.  # 14

    pois ainda não choveu, o problema que pode ocorrer é a humidade por capilaridade, criar salitre e outras humidades"", não sei de onde vinha essa tela de pvc mas podia estar a ajudar nessa situação, convinha isolar essas paredes exteriores na base, mas veja primeiro se cria humidade.
    sim isso da caleira pode ajudar.
  14.  # 15

    a tela de PVC estava colada na parede, assim a modos ate 1 m de altura, e estava no corredor e sala só. Fazia o perimetro destas 2 divisões.

    e como poderá ser isolada as paredes exteriores na base?
  15.  # 16

    teria de se escavar à volta e isolar o maximo do contacto das paredes com o solo, mas isso só em ultimo recurso, primeiro é deixar ver como se dão com as humidades as paredes.
  16.  # 17

    Colocado por: Fernando Gabrielteria de se escavar à volta e isolar o maximo do contacto das paredes com o solo, mas isso só em ultimo recurso, primeiro é deixar ver como se dão com as humidades as paredes.


    Mas.. mas... eu tenho prédios dos 2 lados :S...
  17.  # 18

    houve agora uns desenvolvimentos que me assustaram um pouco...

    com estes dias de chuva todos, tenho reparado que tanto nas paredes das escadas do prédio como dentro nas paredes da casa dos meus vizinhos, estas estão TODAS MOLHADAS, mesmo a escorrer agua...
    As minhas paredes não tem qualquer tipo de humidade ou agua a correr por elas, mas na porta da rua(a unica q a casa ainda tem) por dentro esta toda molhada... as minhas paredes ainda estão em cimento, e ainda n foram rebocadas.
    Será que vou ter o mesmo problema? as obras no meu apartamento ainda continuam, será que há algo que eu possa fazer para evitar que me apareçam as humidades como nos outros inclinos?

    eu vi a dias aqui num post, uma placas de plástico que são colocadas no chão criando uma caixa de ar... andei a procura dele novamente mas n o voltei a encontrar.
    alguém tem esse link? Será que poderá ajudar em algo?

    Algumas ideias para evitar ter as paredes da minha casa assim a correr agua como tem os vizinhos?? ou como é problema geral do predio não há nada que eu possa fazer?
    ou será mesmo por ter caido tanta tanta agua?
  18.  # 19

    nomic,

    Se a humidade condensa nas paredes é porque:
    1. há excesso de humidade;
    1.1. com o frio as pessoas não ventilam as casas
    1.2. com a chuva, há humidade que sobe pelas paredes por capilaridade (menos provável).

    2. as paredes estão frias.
    2.1. falta de isolamento térmico (paredes exteriores; janelas; pavimento;...).
    2.2. falta de aquecimento.

    NOTAS:
    A origem da humidade na escada até pode ser...:
    1.3. a sua obra (secagem das argamassas)!

    Se vai meter uma betonilha armada com rede capoeira no chão, lembre-se que só poderá colocar um pavimento flutuante daqui a uns largos meses quando estiver bem seca.

    Lembre-se que aquilo que para si é "SECO" não é o mesmo grau de humidade que para um perito de assentamento de pavimentos. Aliás, basta entornarem um baldezito de água em cima de uma betonilha para aquilo ficar incapaz para assentar pavimento durante mais de um mês.
  19.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.

    Se a humidade condensa nas paredes é porque:
    1. há excesso de humidade;
    1.1. com o frio as pessoas não ventilam as casas
    1.2. com a chuva, há humidade que sobe pelas paredes por capilaridade (menos provável).


    com toda a agua que tem caido é normal haver excesso de humidade no ar não?
    a minha casa esta ventilada, com as obras há janelas abertas...

    Colocado por: Luis K. W.
    2. as paredes estão frias.
    2.1. falta de isolamento térmico (paredes exteriores; janelas; pavimento;...).
    2.2. falta de aquecimento.


    as paredes exteriores tem uns 60 cm...
    pelas janelas dos vizinhos já e + viavel, visto que nenhum tem vidros duplos, cortes termicos etc...
    a falta de aquecimento n tenho noção...

    Colocado por: Luis K. W.
    NOTAS:
    A origem da humidade na escada até pode ser...:
    1.3. a sua obra (secagem das argamassas)!


    mas as "minhas humidades" chegam ao segundo andar??
    todo o corrimão esta húmido...

    Colocado por: Luis K. W.
    Se vai meter uma betonilha armada com rede capoeira no chão, lembre-se que só poderá colocar um pavimento flutuante daqui a uns largos meses quando estiver bem seca.

    Lembre-se que aquilo que para si é "SECO" não é o mesmo grau de humidade que para um perito de assentamento de pavimentos. Aliás, basta entornarem um baldezito de água em cima de uma betonilha para aquilo ficar incapaz para assentar pavimento durante mais de um mês.


    largos meses?? qt tempo é largos meses?? como é que eu poderei ver o nivel de seco??

    e será que do chão n me vão subir humidades?
 
0.0206 seg. NEW