Iniciar sessão ou registar-se
    • HB10
    • 28 setembro 2019 editado

     # 1

    Bom dia ,
    Gostaria de saber se é possível obter um “pre-orçamento “ ou previsão de orçamento , com o projeto de arquitetura . O projeto de especialidades ainda vai demorar algum tempo e gostaria de dar andamento (pelo menos ir adiantando a burocracia até onde for possível ) a alguns processos como o financiamento bancário etc
    Aguardo neste momento pelo “pre-orçamento/previsão “ de uma empresa apenas da parte de pedreiro ( só faz mesmo pedreiro ).
    Gostaria de receber propostas das restantes áreas e também chave na mão .
    Construção é na Trofa ( Muro)

    Obrigado
  1.  # 2

    Não ponha a carroça à frente dos bois.. ;)
    Olhe o que está a fazer e fazer perder tempo aos empreiteiros. como actualmente estão cheios de trabalho, possivelmente nem sequer respondem sem antes estarem na posse de todos os elementos. Alguns so aceitam orçamentar, com base em mapas de quantidades fornecidos pelos Dono de obra, elaborados pelos seus projectistas.
    Concordam com este comentário: HB10, N Miguel Oliveira
    • HB10
    • 28 setembro 2019

     # 3

    Concordo consigo , e neste momento não têm mãos a medir ( setembro próximo ano veremos ) e é impossível dar um orçamento exacto mesmo com o mapa de quantidades , com o de arquitetura muito menos . Tenho noção disso. Mas é possível apenas apreciar e orçamentar com uma margem de erro maior que um orçamento mas menor do que alguém que não é da área .
    Pedreiro +- x
    Trolha +- x
    Canalização +-x
    ....

    Ou chave na mão

    X +-10/20

    Quando tiver o de especialidade é mais fácil já ter contactos de quem posso dar um orçamento exacto, do que andar à procura em cima do joelho e afinar com o banco valores finais .

    Cumprimentos
  2.  # 4

    Colocado por: HB10gostaria de dar andamento (pelo menos ir adiantando a burocracia até onde for possível ) a alguns processos como o financiamento bancário etc


    não vale a pena, o banco para fazer a analise toda precisa do projecto todo, do orçamento do construtor e da licença de construção levantada. até ter isso tudo o que o banco faz e uma pré-aprovação de "se" o projecto for avaliado em X e "se" o orçamento for Y, então a sua prestação é de Z, mas isso não vale nada, nem vincula o banco a nada.

    pouco pode fazer nessa fase para adiantar o projecto. relaxe e vá juntando dinheiro de lado que vai precisar quando as obras começarem.
  3.  # 5

    só para ter uma ideia eu tive o projecto de especiadades aprovado em setembro, mas como sabia que ia ser aprovado antes, começei a meados de agosto a pedir orçamentos com mapa de quantidades, em que coloquei logo de lado quem me dizia que só podia começar a obra para abril/maio do proximo ano, avançei com 4 orçamento. as empresas demoram entre 2 a 4 semanas a entregar o orçamento, espero escolher o construtor até final da proxima semana. depois é levantar licença de construção e tratar do financiamento com o banco. e nao vale a pena stressar muito porque ainda tenho que pedir água e luz para a obra. só devo começar a obra lá para janeiro.

    fiz a escritura do terreno em abril de 2018, espero começar a construir em janeiro de 2020, quase 2 anos depois. fazer uma casa não é para os apressados, é um processo desgastante e ainda não começaram as dores de cabeça a sério.
    Concordam com este comentário: HB10, N Miguel Oliveira, Daniel-Rocha, Ana_Dado
  4.  # 6

    Então nao dei como inputs ao arquiteto o valor que tenciona gastar?

    Dentro disso coloque uns 20a30% em cima e tem uma ideia mínima.
  5.  # 7

    Colocado por: Eng.RicardoDentro disso coloque uns 20a30%


    O que quer dizer com isso? Está a sugerir que o Arquitecto daria um valor irreal?
    • HB10
    • 28 setembro 2019

     # 8

    Ouve-se sempre dizer que o valor fica sempre mais alto do que o arquiteto previu . Ouve-se dizer 😃
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • HB10
    • 28 setembro 2019

     # 9

    Planta
      98765B41-2F11-4868-8100-2D8764ACE840.jpeg
  6.  # 10

    Colocado por: HB10Ouve-se sempre dizer que o valor fica sempre mais alto do que o arquiteto previu . Ouve-se dizer 😃
    Concordam com este comentário:Anonimo06082021



    confirmo.... eu dei uma estimativa ao meu, talvez irrealista, e ele ultrapassou-a em 80k. Só tinha que dizer ou muda a casa que quer ou não consigo cumprir o orçamento previsto, mas sempre foi avançado dizendo que ia ser dificel mas que ia tentar.

    no entanto tb disse que ao pedir orçamentos que ia receber valores inferiores à estimativa dele, porque ele coloca o preço base dos materias e depois os construtores se quiserem ganhar a obra jogam com a margem de lucro deles nos materiai. felizmente tenho orlamentos apenas 30k superiores à minha estimativa inicial. felizmente é uma diferença que consigo viver bem com ela. Mas para muitos podia ser a diferença entre avançar ou não avançar.
  7.  # 11

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    O que quer dizer com isso? Está a sugerir que o Arquitecto daria um valor irreal?
    um arquitecto nem é, nem tem de ser um orçamentista. Vai ter uma noção global/arredondado do preço da construção quando começa um projecto, mas isso pode evoluir e não contempla derrapagens e extras que são invisiveis quando pega no projecto
    como sabes perfeitamente. Agora, depois de feito projectos de execução .. completos com orçamentos e mapas de quantidades CE etc.. já pode voltar atrás e rever certas opções até acertar com as previsões orçamentais
    No entanto pouca gente quer proceder dessa maneira, ficando-se pelos projectos de licenciamento (ou nem por isso esperam) e siga pra bingo.
    Concordam com este comentário: CMLS265, Anonimo1710, Daniel-Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  8.  # 12

    Colocado por: antonylemosum arquitecto nem é, nem tem de ser um orçamentista. Vai ter uma noção global/arredondado do preço da construção quando começa um projecto, mas isso pode evoluir e não contempla derrapagens e extras que são invisiveis quando pega no projecto
    como sabes perfeitamente. Agora, depois de feito projectos de execução .. completos com orçamentos e mapas de quantidades CE etc.. já pode voltar atrás e rever certas opções até acertar com as previsões orçamentais
    No entanto pouca gente quer proceder dessa maneira, ficando-se pelos projectos de licenciamento (ou nem por isso esperam) e siga pra bingo.




    Ora nem mais! 100% de acordo.
  9.  # 13

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    O que quer dizer com isso? Está a sugerir que o Arquitecto daria um valor irreal?

    Sim ! Dao um valor irreal.
  10.  # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira



    Ora nem mais! 100% de acordo.
    .. pois, mas ninguem quer esperar por isso tudo para submeter os projectos de licenciamento
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 15

    ...o que é um valor real?...
    Hoje em dia... Meus amigos...
    O valor aproximado de há 12 meses será completamente irrealista daqui a 6 meses...

    Ainda hoje, num almoço estive a discutir essa questão com o presidente da câmara e vereação aqui da terrinha...
    Está caro e ainda por cima, de baixa qualidade.
    Concordam com este comentário: Daniel-Rocha
  12.  # 16

    Colocado por: HB10Planta
      98765B41-2F11-4868-8100-2D8764ACE840.jpeg


    Quanto é que você imagina que essa casa tal como está lhe poderá custar, chave na mão?
    • acj
    • 28 setembro 2019

     # 17

    Quantos m2?

    Não consigo ver bem as áreas, mas parece bem grande.
    Isso não vai ficar barato não...
  13.  # 18

    A casa do HB10, é uma casa com custo elevado por m2.
    Muita envolvente exterior, grandes envidraçados, consolas, desníveis.. Muros e muretes...
    Concordam com este comentário: damned
    • HB10
    • 30 setembro 2019

     # 19

    Colocado por: damned

    Quanto é que você imagina que essa casa tal como está lhe poderá custar, chave na mão?


    Colocado por: damned

    Quanto é que você imagina que essa casa tal como está lhe poderá custar, chave na mão?


    Chave na mão não tenho ideia sequer o quanto me possa custar 🙄
    • HB10
    • 30 setembro 2019

     # 20

    Colocado por: acjQuantos m2?

    Não consigo ver bem as áreas, mas parece bem grande.
    Isso não vai ficar barato não...
    Área total de implantação é de 272m2 , penso que será por aqui que se deve fazer as contas . Isto inclui tudo garagem , varandas ...
 
0.0231 seg. NEW