Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria que, em termos de QUALIDADE DO AR, se discutisse se há alguma diferença na qualidade do ar insuflado por um ventiloconvetor e por um AC.
    Tenho inúmeros amigos que estão a colocar VC nas suas moradias pois lhes garantem que o ar é melhor pois não é tão seco. Inclusive dizem para quem tem alergias e outras doenças/dificuldades respiratórias o VC são muito melhores.
    Já me disseram que em alguns sítios é proibido o AC e somente deixam instalar VC
    Verdade, mito ou desinformação?
  2.  # 2

    Nos hospitais utilizam AC, mas para vender cada um diz o que quer
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpiresNos hospitais utilizam AC
    errado, nos hospitais recentes usam-se UTA´s que são alimentadas a agua ou seja mais proximo dos vc´s,

    ainda que tecnicamente não exista diferença entre AC e VC no que concerne a qualidade do ar.
  4.  # 4

    Então é mito o facto dos VC insuflarem ar menos seco?
    A sensação de uma divisão climatizada com VC e AC é igual?
  5.  # 5

    Colocado por: ASSimoesEntão é mito o facto dos VC insuflarem ar menos seco?
    A sensação de uma divisão climatizada com VC e AC é igual?
    as diferenças entre AC´s e VC´s são derivadas á opção entre diferentes equipamentos, para a mesma potencia e tipo é rigorosamente igual, habitualmente compara-se murais com condutas ou unidades de tecto e obviamente são unidades muito diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  6.  # 6

    Colocado por: ASSimoesVerdade, mito ou desinformação?

    Mito/desinformação.
  7.  # 7

    compara-se murais com condutas ou unidades de tecto e obviamente são unidades muito diferentes.


    Mas então pelo que diz, comparando alhos com alhos, é igual em termos de qualidade do ar insuflado.

    Suponho que em termos de qualidade do ar, mural seja melhor que conduta, visto a conduta ser mais propícia a ganhar pós e afins que depois serão insuflados.

    Por outro lado, as condutas como distribuem melhor o ar insuflado, sente-se menos a indesejada corrente de ar dos VCs/ACs (mais conforto) .
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 8

    Um amigo levou-me a uma remodelação que está a fazer. Tive a oportunidade de ver uma conduta com cerca de 15 anos...
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    • VCAC
    • 30 setembro 2019

     # 9

    Colocado por: ASSimoesUm amigo levou-me a uma remodelação que está a fazer. Tive a oportunidade de ver uma conduta com cerca de 15 anos...


    🙂
    E então? Que tal?

    Deixe-me adivinhar: os murais ficaram a ganhar uns pontos 😉
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 10

    Gosto dos murais desde pequenino 😁
  10.  # 11

    Mas vejo uma hipótese para as soluções de condutas: não ter condutas.
    De uma forma simplista, o problema que vejo nesses sistemas é a conduta que vai da boca da máquina ao ponto de insuflação que escolhemos. Se colocarmos a boca da máquina no local de insuflação, não precisamos de condutas. Estou a ver mal o filme?

    Nesse sentido, gostaria de saber se é possível uma máquina de condutas ser instalada na passagem entre duas divisões, por exemplo para ter o acesso à máquina para limpeza dos filtros num corredor (hall) e a boca da máquina estar na outra divisão a insuflar diretamente (sala) ...
    Em caso afirmativo, como se remata a parede que separa essas divisões?
    • VCAC
    • 6 outubro 2019

     # 12

    Pode ASSimões :)

    Porém, não se esqueça que as máquinas têm de ter retorno, ou seja o que entra na divisão, tem de sair da divisão.
    Nesse caso para além da insuflação na sala teria de ter retorno na sala (a máquina ficando no corredor teria de ter conduta desde a parte traseira até à sala.

    Como é que remata?
    Com uma grelha/difusor e um pleno com uma ligação (conduta) à saída de ar da unidade!

    Não pense que se livra delas assim tão facilmente ASSimões :D
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  11.  # 13

    De facto tem razão...
    Deve ser muito mais importante a conduta de retorno à máquina pois funciona por aspiração e deve ser muito mais propensa a "puxar" sujidade do que a de insuflação.
    Dessa forma, para efeitos de qualidade do ar, seria preferível a conduta de retorno ser a inexistente/pequena, correto?
    Ou então haver qq coisa assim para unidades ventiloconvetoras: https://youtu.be/nl_p5uYw3BI

    Ou então, mais barato, aspirar as grelhas frequentemente :)
  12.  # 14

    Colocado por: ASSimoesOu então haver qq coisa assim para unidades ventiloconvetoras:https://youtu.be/nl_p5uYw3BI
    existe (nem que seja adaptando) mas não tem nada a ver com a limpeza das paredes das condutas, a melhor solução é tal como apresentado no video: insuflar directamente e ter uma pequena conduta estanque acessível no retorno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  13.  # 15

    Certo, concordo. As paredes da conduta não são limpas pois o filtro está a jusante, na máquina ...
    A solução do vídeo obriga-me a ter 2 níveis de teto falso :(
    Tenho de estudar bem a coisa, ou ver murais esteticamente apelativos.
    Não há filtros para as grelhas (de entrada) ?
    • VCAC
    • 6 outubro 2019

     # 16

    Sim. Existem grelhas porta filtros.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  14.  # 17

    nenhum filtro é absoluto, todos mais ou menos têm "perdas" de filtragem que ao longo da vida das condutas e das maquinas obrigam a limpezas mais profundas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
 
0.0167 seg. NEW