Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Não sei se alguém me poderá ajudar na seguinte questão:
    Existe um terreno com benfeitorias à venda. O mesmo pertence a uma sociedade inactiva que apenas detém o imóvel (sem ónus) e aguarda a sua venda para dissolução da sociedade. O sócio da empresa pretende fazer CPCV do imóvel, ficando os acabamentos a cargo do comprador. Concluida a obra, será a empresa a pedir a licença de habitabilidade, escriturando-se de seguida a compra da casa.
    Todavia, acho arriscado assumir os custos com os acabamentos apenas mantendo um CPCV..sei lá se entre o CPCV e a escritura definitiva ainda acontece alguma coisa à empresa ou ao sócio único da mesma... Além disso, em termos de financiamento, apenas poderia pedi-lo no acto da escritura, tendo no entretanto de assumir os encargos com os acabamentos com capitais próprios.
    Posto isto, equaciono a hipótese de adquirir a empresa (cessão de quota) e como sócio da mesma:
    - efectuar todos os acabamentos necessários para poder pedir a licença de habitabilidade. Posteriormente
    proceder à venda do imóvel da empresa para mim, na qualidade de sócio. OU
    - venda do terreno em singelo da empresa a mim, sócio, e depois tratar dos acabamentos em nome individual e de pedir a licença. Dissolução posterior da sociedade.
    O que vos parece mais sensato, sendo que desconheço as implicações fiscais destas operações. Presumo que para o sócio actual da empresa, será mais vantajosa a venda da empresa, uma vez que com a sua venda não tem mais preocupações com o imóvel, sendo que até pode vender a quota ao valor do lote...
    Obrigado pelos eventuais esclarecimentos
    • Nelhas
    • 30 setembro 2019 editado

     # 2

    Com todo o respeito que me merece, mas não tendo outra forma de o dizer :

    Toda a ideia ou ideias concebidas no paragrafo anterior não fazem qualquer sentido.

    É proporcional a ideia de visto não ser possível comprar uma pacote de batatas fritas, compra-se a empresa só para ter o desejo de as comer.
  2.  # 3

    Colocado por: NelhasCom todo o respeito que me merece, mas não tendo outra forma de o dizer :

    Toda a ideia ou ideias concebidas no paragrafo anterior não fazem qualquer sentido.


    Em vez de só apontar o problema, apresenta uma solução, ajude o autor.
    Ou especifique porque não faz sentido.
    • Nelhas
    • 30 setembro 2019 editado

     # 4

    Vai comprar uma empresa em processo de encerramento , com o único intuito de obter um ativo da mesma, alterando toda a estrutura pessoal de rendimentos e de conjuntura com as finanças, para depois alienar o bem de empresa para uso pessoal.

    Fazer 375 operações diferentes, contornar o sistema, gastar dinheiro , tempo, complicações, advogados, etc para comprar uma casa?

    Sendo que pelos vistos, será ao mesmo tempo para obter financiamento do Banco, confirmar toda a situação legal da empresa, confirmar situação fiscal, pagar para a comprar, etc

    Nasa,

    Há negócios que não fazem sentido, pondo na balança custo\beneficio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  3.  # 5

    Tenho ideia que assim paga imt 2x,cuidado
  4.  # 6

    Colocado por: NelhasCom todo o respeito que me merece, mas não tendo outra forma de o dizer :

    Toda a ideia ou ideias concebidas no paragrafo anterior não fazem qualquer sentido.

    É proporcional a ideia de visto não ser possível comprar uma pacote de batatas fritas, compra-se a empresa só para ter o desejo de as comer.


    Parágrafo anterior? O texto tem vários parágrafos.

    A compra e venda de empresas detentoras de imóveis é uma prática mais do que comum, designadamente pela isenção de IMT que de outro modo inexiste.
    Não me parece que tenha conhecimento de causa.. Mas obrigado!
  5.  # 7

    Colocado por: I_have_a_dreampela isenção de IMT que de outro modo inexiste.


    Então já agora esclareça-me sff.
    • Nelhas
    • 30 setembro 2019 editado

     # 8

    Colocado por: I_have_a_dreamParágrafo anterior? O texto tem vários parágrafos.

    A compra e venda de empresas detentoras de imóveis é uma prática mais do que comum, designadamente pela isenção de IMT que de outro modo inexiste.
    Não me parece que tenha conhecimento de causa.. Mas obrigado!


    Se sabe, vem para aqui perguntar ou colocar questões de que?

    É para validarmos a sua ideia?

    Eu sinceramente não entendo. Colocam questões, mas não querem ser contrariados.
    Querem validação.

    A operação que descreve , recorrendo a financiamento e nos moldes que pretende não faz sentido nenhum.
    Agora se a quer fazer força.
  6.  # 9

    Vai estar a ter custos com escrituras, não sabe o estado das contas da empresa.. enfim vai por-se a jeito e com muitos custos.

    Compra o terreno a empresa e faz nele o que bem entende.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  7.  # 10

    Colocado por: Pedro_MoreiraVai estar a ter custos com escrituras, não sabe o estado das contas da empresa.. enfim vai por-se a jeito e com muitos custos.

    Compra o terreno a empresa e faz nele o que bem entende.
    Concordam com este comentário:pauloagsantos


    ao comprar a empresa, fica com os activos e os passivos. sabe quais são os passivos?

    se tem uma empresa precisa de um contabilista, mais um custo, depois é o IRC, a IES, o pagamento especial por conta, etc, etc.

    eu acho que vai comprar muitas dores de cabeça.
  8.  # 11

    Colocado por: NTORION

    Então já agora esclareça-me sff.


    Existem diversas situações com isenção de IMT, designadamente quando a sociedade é anónima.
  9.  # 12

    Colocado por: I_have_a_dreamdesignadamente pela isenção de IMT

    Isso só é verdade em certos casos, informe-se.
  10.  # 13

    Colocado por: I_have_a_dream

    Existem diversas situações com isenção de IMT, designadamente quando a sociedade é anónima.


    Mas você não esclareceu se era S.A., ou Lda.

    Mesmo assim, cuidado
  11.  # 14

    O proprietário não aceita vender apenas o terreno com benfeitorias (provavelmente pelas mais-valias que acarreta).

    Naturalmente que as operações presumem um estudo detalhado do estado da empresa (está inactiva, nomeadamente em IRC e IVA). Apenas me foi transmitido que não tem quaisquer ónus e encargos associados ao imóvel e à empresa.
  12.  # 15

    Colocado por: NTORION

    Mas você não esclareceu se era S.A., ou Lda.

    Mesmo assim, cuidado


    Foi apenas um exemplo. Mesmo nas sociedades por quotas poderá haver isenção.
  13.  # 16

    Então não quer vender apenas o terreno, esqueça as benfeitoria porque podem estar ilegais e gasta mais dinheiro a repor a legalidade.

    Ele quer vender uma empresa inactiva para vender o terreno?! Isso é muito estranho, se lhe parece bom negócio avance mas depois não se queixe se tiver que vir assumir dividas da entidade
    • Nelhas
    • 30 setembro 2019 editado

     # 17

    Colocado por: Pedro_MoreiraEle quer vender uma empresa inactiva para vender o terreno?!


    Não Pedro.
    Essa ideia é da forista.
    O dono da empresa quer vender o ativo e depois encerrar atividade.
  14.  # 18

    Colocado por: I_have_a_dreamO proprietário não aceita vender apenas o terreno com benfeitorias (provavelmente pelas mais-valias que acarreta).


    O forista disse que ele não quer vender apenas o terreno, ou os valores do negócio são aliciantes para deixar margem para os custos que vão aparecer ou então quando os negócios são "complicados" demais, na minha opinião, não valem a pena. Pode acontecer o terreno ter sido dado como garantia bancária para uma qualquer operação
  15.  # 19

    Colocado por: Pedro_MoreiraEntão não quer vender apenas o terreno, esqueça as benfeitoria porque podem estar ilegais e gasta mais dinheiro a repor a legalidade.

    Ele quer vender uma empresa inactiva para vender o terreno?! Isso é muito estranho, se lhe parece bom negócio avance mas depois não se queixe se tiver que vir assumir dividas da entidade


    O que ele quer é: CPCV agora. Acabamentos finais por minha conta. Escritura depois da licença de habitabilidade (que vai ter de ser a empresa a pedir).

    Como não me agrada a ideia de empatar dinheiro apenas com CPCV, lembrei-me da hipótese de aquisição da empresa... (nem sei se poderá ter aceitação).
  16.  # 20

    Colocado por: Pedro_Moreira

    O forista disse que ele não quer vender apenas o terreno, ou os valores do negócio são aliciantes para deixar margem para os custos que vão aparecer ou então quando os negócios são "complicados" demais, na minha opinião, não valem a pena. Pode acontecer o terreno ter sido dado como garantia bancária para uma qualquer operação


    Creio que teria de ser sempre via hipoteca registada.
 
0.0176 seg. NEW